Projeto e valores

Uma parceria baseada na história de valores compartilhados

SI2-ground
A Solvay se orgulha de ser, há mais de uma década, a força motriz por trás do projeto Solar Impulse, o avião movido exclusivamente a energia solar que decolou em março de 2015 para uma excepcional aventura: uma viagem de Volta ao Mundo sem usar uma gota de combustível. Para nós, contribuir para esse empreendimento ambicioso significa participar de uma jornada de exploração de novos caminhos para transformar o mundo com soluções inteligentes e sustentáveis. A Solvay tem contribuído com tecnologias pioneiras que melhoraram drasticamente a eficiência energética, reforçaram a estrutura e reduziram o peso da aeronave – elementos cruciais para fazer desse voo histórico um grande sucesso.

A Solvay tem um lugar vital na história dos fundadores do Solar Impulse. Um dos idealizadores do projeto, o piloto chefe Bertrand Piccard vem de uma família de pessoas visionárias e com gosto pela aventura que já colaboraram com a Solvay no passado. Bertrand e o também piloto André Borschberg, CEO do Solar Impulse, escolheram fazer a parceria com a Solvay em parte devido a essa ligação histórica, mas, sobretudo, porque o nosso Grupo reúne competências e soluções tecnológicas diferenciadas, além de compartilhar os mesmos valores. As crenças que inspiram o Solar Impulse são as mesmas que inspiram a Solvay: inovação, pioneirismo e respeito pelo planeta e pelas pessoas.

"Nossa parceria é baseada tanto na amizade quanto na tecnologia", diz Bertrand. "A Solvay não está presente somente em nossa aeronave. Ela está em nossos corações."

SI2-solarcell
O sentimento é compartilhado por todos os profissionais da Solvay. O Solar Impulse é uma rica aventura. É uma parceria tecnológica que nos ajudou a validar e/ou desenvolver 13 novos produtos para mais de 6.000 peças usadas não só na aeronave, mas também num mercado mais amplo. Um exemplo são as baterias de íon-lítio, nas quais nossos produtos tiveram um impacto decisivo.

"As megatendências geradas em função da limitação de recursos e do aumento da demanda por produtos sustentáveis estimulam a estratégia da Solvay há muito tempo. Oferecemos nossas melhores tecnologias para fazer esse sonho se tornar realidade", observa o CEO da Solvay, Jean-Pierre Clamadieu.

A aeronave decolou de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, e vai voltar para o mesmo local depois de percorrer cerca de 35 mil quilômetros.

É isto que consolida a parceria da Solvay com o Solar Impulse: um projeto baseado em tecnologia, objetivos comuns e valores compartilhados. Os benefícios resultantes desse projeto, que serão disseminados para toda a humanidade, são um verdadeiro reflexo de nossas crenças e ambições comuns.