Alquimia Jovem

  Alquimia_jovem_foto Click to enlarge
Um dos importantes programas conduzidos pelo Instituto Rhodia, o Alquimia Jovem atende estudantes de escolas públicas de 11 a 16 anos, de famílias de baixa renda de Paulínia e do distrito de Barão Geraldo, de Campinas. Lançado em 2008, o projeto foi estruturado a partir de um diagnóstico social feito pela empresa na comunidade do entorno do seu complexo industrial em Paulínia. Entre as principais demandas identificadas junto à população estavam educação, lazer e esporte. É tudo isso que o Alquimia combina com o propósito de desenvolver o potencial humano dos seus participantes, estimulando o protagonismo juvenil e o exercício da cidadania. 

Com metodologia de trabalho participativa, inclusiva e igualitária, o programa oferece um conjunto de atividades que o participante escolhe segundo suas preferências e aptidões: futebol e outros esportes coletivos, práticas esportivas alternativas (badmington, softball, atividades aquáticas, etc.), artes, música e oficinas de teatro. Além disso, são trabalhados conteúdos transversais, como diversidade, tolerância, meio ambiente, violência, drogas, sexualidade e carreira. 

Pesquisas realizadas mostram que o Alquimia tem, efetivamente, contribuído para o desenvolvimento dos jovens. Entre os resultados positivos apontados estão: resgate da cidadania, melhor rendimento escolar, melhor relacionamento com colegas, professores e com a família, maior interesse pelos estudos e maior conscientização sobre temas ambientais e cidadania, entre outros.

Desde que foi criado, o Alquimia Jovem já beneficiou mais de 800 jovens em sete anos. Em 2014, o projeto ampliou de 70 para 210 o número anual de vagas ofertadas.

Oficinas de teatro

  Menina pintando o rosto alquimia Click to enlarge
Os jovens que frequentam o Projeto Alquimia Jovem, do Instituto Rhodia, têm a oportunidade de participarem, no turno contrário das aulas, de diversas oficinas durante a semana. Uma delas é o curso livre de teatro, onde participantes podem se aproximar do universo das artes cênicas.

Em uma dessas aulas, os alunos aprenderam na teoria e na prática sobre Maquiagem Artística. O objetivo da aula foi conhecer novas possibilidades de caracterização, transformação e comunicação em cena. A pintura foi realizada pelos próprios alunos, para treinarem a manipulação de pincéis, desenvolvimento da habilidade manual além de experimentarem cores e formas.