São Bernardo do Campo - SP

  Vista aérea de São Bernardo do Campo Click to enlarge

Base de produção de plásticos de engenharia na América Latina, a Unidade de São Bernardo do Campo nasceu como uma fábrica de fios têxteis que passou a pertencer à Rhodia em 1984, quando a empresa adquiriu as instalações do Grupo Celanese.  Por um tempo, seguiu com as atividades originais até um projeto que mudou o seu perfil industrial. Em 1996, após investimentos em ampliações e adequações, a produção de plásticos de engenharia, até então feita na unidade da empresa em Santo André, foi transferida para São Bernardo do Campo.  

Desde então, a unidade tem seguido uma trajetória de expansão – seja em volume de produção, seja em inovações, gerando produtos que combinam qualidade, desempenho e sustentabilidade como Technyl Eco fabricado a partir de materiais revalorizados. Desde 2016 também estão alocadas em São Bernardo as equipes regionais do negócio Poliamidas & Intermediários que atuam na comercialização do Rhodiacid (Ácido Adípico) e Rhodiamine (Hexametilenodiamina). Os dois negócios formam a PePol – Performance Polyamides, Global Business Unity da Solvay.

A Unidade de São Bernardo conta com as certificações IS0 14001, ISO 9001 e ISO TS 16949 (norma de qualidade específica do setor automobilístico).

Do ponto de vista ambiental, além dos inúmeros projetos de plantio de mudas de árvores nativas, gestão de efluentes e resíduos, redução de consumo de água e projetos de eficiência energética, a unidade tem uma característica especial. Seu terreno (uma área total de cerca de 290 mil m2) guarda uma preciosidade: mais de 250 mil m2de Mata Atlântica.

Sao-bernardo-numeros

Mercados e Aplicações

  Exemplo de mercados e aplicações para o site de São Bernardo do Campo Click to enlarge

Plásticos de Engenharia: a diversificada linha de produtos fabricados em São Bernardo, comercializados sob a marca Technyl, destina-se principalmente a aplicações nos mercados automotivo e de transporte, construção e energia, bens de consumo e equipamentos industriais.

Produtos: linha de poliamidas 6.6/6 Technyl, Technyl Star, Technyl Eco e Stabamid (polímeros PA 6.6).