Categorias de produtos químicos

  SIM - louis neltner - intro


A Solvay oferece uma ampla gama de soluções, tecnologias e produtos para empresas de diversos setores industriais. 

O Grupo dá grande importância à satisfação dos  clientes no mundo todo, bem como à qualidade dos produtos e soluções desenvolvidas.

Conheça nossa linha de produtos

Aminas

As aminas orgânicas, aminas graxas (primárias, secundárias e terciárias) são bem conhecidas por seu uso como intermediários de síntese dos surfactantes catiônicos, anfotéricos e não-iônicos.

Além disso, desempenham um importante papel em vários processos que exigem que os compostos químicos de aminas funcionem como aditivos para melhorar a eficiência e confiabilidade.

  • Eteraminas
  • Aminas
  • Aminas Graxas
  • Aminas Especiais

Antioxidantes e Estabilizantes

A Solvay é referência de mercado em estabilizantes de monômeros, elementos de controle de polimerização (usados na indústria petroquímica) e em materiais destinados aos mercados finais de construção civil, automotivo e de bens de consumo.

Oferecendo a linha completa de inibidores à base de difenol, a Solvay fornece serviços relacionados à alta tecnologia, principalmente por meio de seus laboratórios de especialização internacional com sede em Xangai e Lyon.

  • Antioxidantes Amínicos
  • Antioxidantes e Estabilizantes
  • Antioxidantes e Estabilizantes para Alimentos
  • Derivados de fenol

Aromas e Fragrâncias

Graças às rotas de síntese exclusivas, a Solvay oferece também produtos referência para as indústrias de alimentos, aromas e fragrâncias, como as linhas de produtos etilvanilina Rhodiarome® e vanilina Rhovanil®.

A Solvay desenvolveu processos ecologicamente corretos, específicos e totalmente integrados desde o catecol em uma única unidade industrial, para garantir a segurança alimentar e ausência de risco de contaminação cruzada. Essas rotas são reconhecidas como as Melhores Tecnologias Disponíveis em termos de redução do consumo de água e energia para a obtenção, por exemplo, de vanilina livre de cloro, com alto nível de pureza.

Os produtos da Solvay são compatíveis com as mais exigentes certificações de qualidade. Eles garantem a segurança alimentar, são isentos de organismos geneticamente modificados (GMO) e de alergênicos, estão em conformidade com a HACCP (do inglês Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle) e possuem certificações para produtos Kosher ou Halal, de acordo com as necessidades dos clientes.

  • Vanilina, etilvanilina
  • Aroma de baunilha
  • Cetona

Cloro e Derivados

Produzimos Epicloridrina a partir de glicerina de origem biológica (em vez de propileno) com o inovador processo de fabricação Epicerol®, desenvolvido e patenteado pela Solvay.

A epicloridrina fabricada pelo processo Epicerol® tem exatamente as mesmas propriedades físico-químicas e pode ser usada como substituta direta da epicloridrina tradicional à base de petróleo.

  • Intermediário de origem biológica

Derivados de Bário e de Estrôncio

A Solvay produz uma ampla linha de compostos de bário e de estrôncio. Graças à nossa experiência e know-how, resultantes de mais de 100 anos de produção, podemos oferecer uma ampla linha de produtos personalizados de alta qualidade adequados às suas necessidades em diversas aplicações, como telas de monitores de TV e computadores, vidros, ferritas magnéticas, tijolos, baterias, azulejos e cerâmicas, entre outros.

Garantimos que nossos produtos oferecem sempre máximos níveis de qualidade através da realização de auditorias contínuas nas matérias-primas, processos de produção e produtos finais.

  • Derivados de bário
  • Derivados de estrôncio

Derivados de Cálcio e de Magnésio

O Cloreto de Cálcio é um dos produtos mais antigos da Solvay e permanece importante até os dias atuais. Ao longo dos anos, a Solvay adaptou as aplicações do CASO® para atender às demandas dos usuários em setores tão variados quanto agricultura, alimentos e nutrição animal e engenharia civil. Também é usado amplamente no setor petrolífero, nos processos de tratamento de água, no tratamento de rodovias (no inverno e no verão) e para desumidificação doméstica e industrial.

Nossos produtos IXPER®, baseados nos peróxidos de cálcio e de magnésio, são usados para conferir os benefícios de desempenho do peróxido de hidrogênio (liberação de oxigênio, branqueamento, redução de odores, oxidação), fornecidos na forma de um pó estável, moderadamente solúvel. A estabilidade química e a estabilidade térmica intrínsecas são excelentes, ao passo que a solubilidade em água é muito baixa. As características dos produtos IXPER® — e, de modo especial, sua capacidade de liberar oxigênio lentamente — os tornam adequados para uso em uma ampla gama de aplicações.

  • Derivados de Cálcio
  • Peróxidos de Cálcio ou de Magnésio

Derivados de Flúor

O portfólio de produtos de flúor da Solvay ocupa a vanguarda de muitas aplicações essenciais. A Solvay fornece produtos fluorados de alto desempenho para aplicações que vão desde a complexa gravação de semicondutores até a expansão de espumas de poliuretano para isolamento térmico com agentes de expansão de espumas inofensivos à camada de ozônio.

Com nossas tecnologias de aplicações de última geração, oferecemos aos clientes uma linha completa de produtos fluoroquímicos. Nossa oferta inclui flúor elementar, fluoretos inorgânicos, intermediários orgânicos e uma ampla variedade de especialidades fluoradas.

Graças às suas propriedades exclusivas, as moléculas fluoradas são essenciais para a síntese de ingredientes ativos farmacêuticos e agroquímicos, brasagem de trocadores de calor de alumínio (Nocolok®) e para aplicações na indústria eletrônica.

  • Produtos Químicos Fluorados

Derivados de Fósforo

Os derivados de fósforo são usados em várias aplicações, desde o tratamento de água até produtos agroquímicos e proteção contra fogo, perfuração de campos de petróleo, química fina e aditivos para plásticos.

A Solvay mantém posições de liderança no mercado de Especialidades de Fósforo (como ligantes de fosfina para a fabricação de produtos químicos em larga escala e intermediários organofosforados especiais para a indústria farmacêutica) desenvolvendo soluções customizadas em parceria com nossos clientes e oferecendo uma ampla linha de produtos RhodaPhos®.

Somos líderes em retardantes de chama para têxteis com a tecnologia PROBAN®, que proporciona segurança e conforto aos tecidos para uniformes profissionais.

A Solvay fornece também soluções econômicas, com Tolcide® e Aquarite®, respeitando o meio ambiente na produção dos campos de petróleo.

  • Ácido hipofósforo e seus sais
  • Ésteres de fosfato
  • Derivados de fosfina
  • Ácidos fosfínicos e seus sais
  • Ésteres de fosfito
  • Ácidos fosfônicos e seus sais
  • Ésteres de ácido fosfônico
  • Sais de fosfônio
  • Ácidos fosfóricos e seus sais
  • Haletos de fósforo
  • Polímeros de fósforo

Derivados de Lítio

Os sais de lítio (LiTFSI – bis-trifluorometanossulfonimida de lítio) tornaram-se um componente essencial das baterias de íon de lítio para veículos elétricos.

Solvay LiTFSI é a referência de mercado em sais de lítio com excepcionais propriedades eletroquímicas e alta estabilidade (química e térmica), que garante segurança e desempenho às principais aplicações finais: veículos elétricos, bicicletas elétricas, telas planas, smartphones, laptops e ferramentas elétricas.

Oferecemos também a Criolita de Lítio (Li3AlF6), que é usada na produção de abrasivos, agentes de soldagem e agentes de solda.

  • Produtos Químicos de Lítio

Derivados de Madeira

Antecipando tendências futuras no mercado de energia, a Solvay está desenvolvendo ativamente tecnologias limpas para promover fontes inovadoras de energia alternativa.

Fornecemos também a madeira Accoya®, com base na tecnologia de madeira acetilada. Ela modifica a estrutura química da madeira natural convertendo os grupos hidroxila livres na madeira em grupos acetil. Como resultado, há uma redução significativa na capacidade da madeira de absorver água, proporcionando-lhe maior estabilidade dimensional e extrema durabilidade.

  • Madeira Quimicamente Modificada

Derivados de Sódio

A Solvay produz mais de 7 milhões de toneladas de carbonato de sódio, tanto pelo tradicional processo Solvay quanto pelo refino de minério de trona. Nosso carbonato de sódio de alta qualidade atende às especificações dos clientes de acordo com todas as normas aplicáveis de segurança, saúde e ambientais.

O bicarbonato de sódio é usado nos mercados de alimentos e nutrição animal, no setor de saúde, bem como no tratamento de gases de combustão. Por exemplo, a linha SOLVAir® Solutions ajuda as usinas geradoras de energia a carvão e os incineradores de resíduos industriais ou municipais a limitar as emissões de gases ácidos e melhorar a qualidade do ar.

  • Carbonato de Sódio
  • Bicarbonato de Sódio

Fenol e Derivados

O Fenol produzido pela Solvay tem larga aplicação em diversos mercados, com destaque para a produção de resinas empregadas pela indústria de fundição e de abrasivos e madeira para construção civil.  É também utilizado como produto de base para a cadeia industrial da Poliamida, ao mesmo tempo em que é o insumo principal para a formulação de ácido salicílico usado pela indústria farmacêutica. Os Derivados de Fenol possuem aplicação em diferentes setores para atender necessidades específicas dos mercados de agroquímicos, produtos farmacêuticos e outros segmentos industriais. 

  • Derivados de fenol

Peroxigenados

Somos o principal fornecedor de produtos à base de peroxigenados para consumidores industriais tradicionais – indústrias de fabricação de polpa de celulose e papel, têxteis e produtos químicos – bem como para aplicações líderes, como aeroespaciais, semicondutores e eletrônicos de consumo.

O peróxido de hidrogênio (H2O2) é usado principalmente pela indústria de papel para o branqueamento da polpa de celulose e para a produção de óxido de propileno. Suas propriedades interessam também a vários mercados, como os de produtos químicos, alimentos, têxteis e meio ambiente.

  • Biocidas
  • Peróxido de Hidrogênio
  • Persais

Polímeros

A Solvay fornece uma cadeia de valor de poliamida 6.6 plenamente integrada, incluindo uma abrangente linha de resinas e plásticos de engenharia de Poliamida 6 e Poliamida 6.6 concebida para atender às necessidades dos clientes nos setores automotivo e de transporte, de eletroeletrônicos, de bens de consumo e de indústria e processamento.

Produzimos também fibras de Poliamida que apresentam múltiplos usos, desde prover conforto em mobílias, tapeçarias, automotivos, carpetes, têxteis e moda esportiva, até extrema durabilidade em equipamentos de proteção, roupas de pilotos de jato, abrasivos industriais e isolamento elétrico. A Solvay comercializa uma ampla gama de fibras conjuntas de poliamida 6.6 que combinam diferentes contagens (de 0,9 dtex a 22 dtex), brilhos (opacos a cintilantes) e cortes transversais, apresentando atualmente uma posição de liderança mundial em fibras conjuntas de flocos para aplicações automotivas.

A Solvay fornece uma cadeia de valor de poliamida 6.6 plenamente integrada, incluindo uma abrangente linha de resinas e plásticos de engenharia de Poliamida 6 e Poliamida 6.6 concebida para atender às necessidades dos clientes nos setores automotivo e de transporte, de eletroeletrônicos, de bens de consumo e de indústria e processamento.

Produzimos também fibras de Poliamida que apresentam múltiplos usos, desde prover conforto em mobílias, tapeçarias, automotivos, carpetes, têxteis e moda esportiva, até extrema durabilidade em equipamentos de proteção, roupas de pilotos de jato, abrasivos industriais e isolamento elétrico. A Solvay comercializa uma ampla gama de fibras conjuntas de poliamida 6.6 que combinam diferentes contagens (de 0,9 dtex a 22 dtex), brilhos (opacos a cintilantes) e cortes transversais, apresentando atualmente uma posição de liderança mundial em fibras conjuntas de flocos para aplicações automotivas.

A Solvay oferece também polímeros de liberação de sujeira para intensificar a limpeza de pós e líquidos para lavagem, para manter a brancura dos tecidos, bem como uma linha de polímeros sintéticos para produtos para remoção de sujeiras difíceis.

Comprometida com matérias-primas renováveis e de origem biológica, a Solvay apresenta uma ampla variedade de polímeros derivados da planta guar, com avanço em inovações que atendem à forte demanda por soluções sustentáveis dos setores de agroquímicos e de petróleo.

O acetato de celulose da Solvay é produzido a partir de matéria-prima de origem biológica na forma de polpa de madeira obtida de florestas sustentáveis. Seu filtro de acetato de celulose abrange diversas especificações dos filtros de cigarro, inclusive as mais ambientalmente amigáveis.

A Solvay está desenvolvendo também um bioplástico de acetato de celulose com a marca Ocalio™, que é fácil de moldar e usado em muitos produtos de consumo comuns.

Por fim, graças às nossas participações em diferentes Joint Ventures, estamos entre os três principais e maiores produtores mundiais de PVC. Os vinis são termoplásticos versáteis e atendemos às diferentes necessidades do mercado.

  • Polímeros de Origem Biológica (Guar, Celulose)
  • Polímeros de Emulsão Invertida
  • Monômeros
  • Poliamida
  • PVC
  • SBS
  • Monômeros Especiais
  • Poliamida Sustentável
  • Polímeros Sintéticos (Poliacrilato, PET)

Sílicas Precipitadas

As sílicas precipitadas são usadas principalmente no reforço de polímeros – em especial borrachas e elastômeros. Seus principais mercados são a indústria de pneus, de nutrição (animal e humana), defensivos agrícolas e cremes dentais.

Pioneira das sílicas de alto desempenho na década de 1990, e atual líder mundial na tecnologia de sílicas precipitadas, a Solvay foi a primeira a lançar no mercado as sílicas micropérolas. A Solvay participou do desenvolvimento de vários produtos inovadores, como os pneus de alta eficiência energética, que são usados pelos principais fabricantes de pneus para reduzir o consumo de combustível dos veículos e as emissões de CO2. A mais recente inovação da Solvay para a indústria de pneus é a nova e revolucionária Sílica de Alta Dispersabilidade Efficium®, que proporciona aos nossos clientes benefícios de produtividade no manuseio, mistura e extrusão, sem prejuízos ao desempenho.

  • Sílica

Solventes

Especializada em solubilização, a Coatis dispõe de um amplo portfólio de solventes oxigenados, que abrange seis famílias químicas (Acetatos, Cetonas, Álcoois, Glicóis, Ceto-Álcoois e Cetais), de todos os ranges de evaporação (da mais rápida à mais lenta), e que apresenta propriedades totalmente alinhadas às atuais e futuras tendências ambientais.

Entre os produtos mais conhecidos estão o acetato de etila, isopropanol, diacetona álcool e as mais recentes inovações da empresa: os solventes sustentáveis da linha AUGEO, empregados em tintas, vernizes, couro, madeira e produtos domissanitários, e a novíssima linha de produtos SOLSYS, que atende necessidades dos clientes em soluções de solubilização de solventes para diferentes segmentos de mercado.

  • Solventes Oxigenados

Specialty Chemicals

A Solvay oferece uma linha de intermediários de produtos químicos finos, como taranis™, o ácido nítrico de alta qualidade usado em diversas aplicações: fertilizantes, tecidos artificiais, peças de plástico para automóveis, tintas e vernizes, tintas para escrever/imprimir, etc.

  • Ácido Nítrico

Specialty Polymers

O amplo portfólio de polímeros especiais da Solvay inclui mais de 35 marcas, disponíveis em mais de 1.500 formulações, concebidas para uso em aplicações exigentes no mundo todo. Nossos polímeros especiais são especificamente projetados para atender aos desafios enfrentados diariamente pelos engenheiros de projetos, respondendo aos requisitos críticos de desempenho dos principais mercados: Automotivo, Aeroespacial, Petróleo e Gás, Baterias, Cuidados com a Saúde e muito mais.

  • Poliamidas aromáticas
  • Aromáticas
  • Aromáticas, Sulfonas
  • Fluidos Fluorados
  • Polímeros Fluorados
  • Poliéster de Alto Desempenho

Surfactantes

A Solvay fornece todo o espectro de produtos químicos surfactantes — catiônicos, aniônicos, não iônicos e anfotéricos — adaptando suas funções a uma ampla gama de necessidade dos clientes, como: bioativação, formação de espuma, controle de espuma, modificação da superfície, limpeza, emulsificação, desemulsificação, modificação da reologia, texturização, etc.

A Solvay é a empresa número 1 do mundo em surfactantes suaves e mantém posições de liderança em surfactantes anfotéricos e em surfactantes aniônicos de éster de fosfato.

Comprometida com a sustentabilidade, a Solvay possui uma presença global dedicada à produção de surfactantes, que reduz significativamente suas necessidades de transporte de matérias-primas.

A Solvay desenvolve sistemas surfactantes inovadores para proporcionar soluções aos desafios de seus clientes:

  1. Desempenho com economia de custos — por exemplo, nossos líquidos surfactantes estruturados Miracare® SLB, que intensificam os efeitos hidratantes e de textura cremosa dos géis de banho e xampus, ou o nosso bioativador AgRho® FKC 1500 para formulações herbicidas de glifosato concentrado
  2. Produtos sustentáveis; por exemplo, nossa linha de anfoacetatos Miranol® é certificada pela Ecocert
  • Anfotéricos
  • Aniônicos
  • Mistura
  • Catiônicos
  • Não iônicos

Terras Raras e Compostos Metálicos

Terras raras são elementos naturais presentes em grandes quantidades na crosta terrestre. A Solvay formula terras raras e metais em materiais de alta tecnologia para uso na catálise automotiva (controle de emissões para veículos a gasolina e diesel) ou aplicações eletrônicas (derivados de fósforos para lâmpadas de baixo consumo de energia, telas planas LCD e de plasma, óptica de precisão, etc.).

A Solvay fornece materiais de destaque para a catálise de gasolina: a linha Actalys®-Optalys® está presente em mais de um terço dos conversores catalíticos no mundo todo. Os materiais da Solvay reduzem o uso de metais pesados ao mesmo tempo em que melhoram o desempenho e a durabilidade dos conversores catalíticos.

As aluminas são um dos principais componentes dos conversores catalíticos automotivos e complementam a linha de produtos de terras raras da Solvay para sistemas de controle de emissões automotivas.

  • Alumina para catalisadores
  • Óxido Misto de Cério/Zircônio
  • Óxido de Metal
  • Derivados de Terras Raras
  • Organometálicos de Terras Raras
  • Óxido de Terras Raras