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Rhodia lança Emana, a inovação têxtil com propriedades terapêuticas

Rhodia lança Emana, a inovação têxtil com propriedades terapêuticas

Release

São Paulo, julho de 2008 - A Rhodia está fazendo o lançamento da sua mais recente inovação no segmento têxtil. Trata-se de Emana, um fio têxtil de poliamida, na gama dos produtos inteligentes, com a incorporação em seu “DNA” de cristais bio-ativos, capazes de imprimir aos artigos têxteis características terapêuticas.

Os cristais interagem com a pele através do infravermelho em um comprimento de onda capaz de proporcionar uma melhoria da microcirculação sanguinea na área do corpo em contato com a roupa, oferecendo vários benefícios ao organismo. Os destaques são a melhoria na termorregulação e na produção de energia, retardando a fadiga muscular (aquela causada pelo acúmulo de ácido lático nos músculos, em particular), além da melhoria na elasticidade da pele.


A inovação, desenvolvida nos laboratórios da Rhodia no Brasil, pode ser empregada na confecção de uma ampla linha de peças de vestuário para diversos segmentos, tais como roupas para prática de esporte (casual ou ativo), lingerie e moda íntima, além de outros produtos têxteis nos quais se busque uma ação para facilitar a microcirculação do sangue e melhorar a elasticidade da pele.

Os primeiros produtos Emana, confeccionados com essa inovação, começarão a chegar aos consumidores em breve. As primeiras peças desenvolvidas por empresas-parceiras da Rhodia para o segmento de lingerie e moda íntima serão apresentadas durante o Salão Lingerie Brasil (de 11 a 13 de agosto, em São Paulo). Para o segmento esportivo, as novidades serão mostradas durante a Running Show (21 a 24 de agosto, em São Paulo).

Emana baseia-se em uma tecnologia patenteada pela Rhodia e recebeu a certificação internacional OEKO-TEX, classe I , que trata da Ecologia Humana no têxtil e atesta que nenhuma substância potencialmente perigosa para o consumidor esteja presente no produto.

Inovação comprovada - Os benefícios oferecidos por essa inovação da Rhodia foram comprovados através de um amplo estudo científico conduzido por um instituto independente, especialista na análise da eficácia de produtos.

De acordo com o estudo realizado no início de 2008, roupas confeccionadas com Emana oferecem muitas vantagens aos usuários. Por exemplo, na prática esportiva, 35% de redução média no acúmulo de ácido láctico no músculo (uma das causas da fadiga muscular) e 41% no aumento da eficácia da termorregulação do organismo, quando comparado a outros produtos. O resultado é a melhoria do rendimento, pela redução das dores musculares e o aumento da sensação de conforto durante a prática esportiva.

O estudo também indicou ganhos expressivos com o uso de roupas feitas com Emana para fins de tratamento de celulite --- uma das maiores preocupações das mulheres na sociedade atual. Os dados extraídos do estudo realizado com um grupo de voluntários que utilizaram o produto feito com a inovação da Rhodia por seis horas ao dia, ao longo de 60 dias, mostraram 8% de aumento na elasticidade da pele, o que representa um resultado impressionante.

Tecnologia exclusiva – A tecnologia Emana demandou da Rhodia três anos de intensos esforços de pesquisa, unindo equipes de diferentes locais, coordenadas pela equipe de P&D brasileira. A novidade da Rhodia integra a gama de produtos têxteis inteligentes, com uma tecnologia que é patenteada e exclusiva da empresa --- a incorporação da função (ou “inteligência”) no sistema polimérico que em seguida é transformado em filamentos têxteis.

Com essa tecnologia, potencializa-se os benefícios para o produto final, seja qual for o uso da roupa. As características de “inteligência” do fio têxtil são perenes, ou seja, permanecem no artigo têxtil durante toda a sua vida útil.

Do ponto de vista industrial têxtil, os fios inteligentes com funções incorporadas ao sistema polimérico permitem a construção de tecidos e malhas com infinitas opções de cores, ampliando as possibilidades de design e apelo visual --- características essenciais em segmentos como lingerie, moda íntima e esportivo. Ao mesmo tempo, todas as características intrínsecas da poliamida, como o toque agradável, o easy care (facilidade de uso e manutenção), resistência e elasticidade, são mantidas.”

Mercado consumidor - O desenvolvimento de Emana vai ao encontro dos desejos consumidores, segundo o que apontam os estudos e análises do mercado têxtil. O consumidor de vestuário busca um produto que ofereça algumas características essenciais, tais como conforto e sensação de bem estar em todos os momentos.

“Isso vale para todas as atividades do indivíduo, seja no uso cotidiano, no trabalho ou a passeio, seja na prática de alguma atividade esportiva”, diz Elizabeth Haidar, gerente de marketing da Rhodia Poliamida Fibras. O consumidor também quer uma roupa que o ajude a mostrar seu estilo de vida e que esteja na moda.

A roupa é um modo do indivíduo interagir com o ambiente, observa Elizabeth Haidar. “Nosso desafio permanente, junto com a cadeia produtiva – tecelagens, malharias e confecções – é criar essas soluções que contribuam para melhorar a qualidade de vida dos consumidores”, assinala a gerente da Rhodia.

Além dos esforços internos para o desenvolvimento de Emana, a Rhodia contou com alguns clientes parceiros no processo. “São empresas que têm a mesma filosofia de trabalho, a de oferecer ao mercado um produto de qualidade e com benefícios garantidos ao consumidor valoriza”, acrescenta. Entre os clientes da Rhodia que participam desse desenvolvimento estão as empresas Scala/Trifil e as tecelagens e malharias Affiniti/Berlan e Rosset.

Cadeia produtiva valorizada – A inovação criada pela Rhodia coloca a indústria têxtil brasileira em um novo patamar tecnológico e reforça a atuação da empresa no segmento de filamentos têxteis em poliamida com características especiais.

“A Rhodia mantém-se na dianteira desse processo”, diz Elizabeth Haidar, lembrando o pioneirismo da empresa no setor têxtil: foi a introdutora dos filamentos têxteis artificiais e sintéticos no Brasil, foi a primeira a criar e produzir microfibras, supermicrofibras e fios têxteis inteligentes no País e tem uma participação histórica no desenvolvimento da indústria moda brasileira, que hoje já é reconhecida internacionalmente.

Com o desenvolvimento de Emana, a empresa pretende ainda ampliar sua participação no mercado de fios de poliamida na região da América Latina para aplicações têxteis. “Nossa estratégia de mercado contempla aumento de nossas exportações a partir do Brasil”, informa Elizabeth Haidar. Atualmente, em torno de 10% dos fios têxteis produzidos pela empresa no país são exportados principalmente para países da América do Sul, com destaque para Argentina e Colômbia. A empresa tem a ambição de ampliar os negócios na América do Norte, a partir do México.

A Rhodia é um grupo químico internacional fortemente engajado no Desenvolvimento Sustentável. Líder em seus negócios, o grupo contribui para o crescimento dos seus clientes com sua performance operacional e capacidade de inovação. Estruturado em seis empresas, o grupo Rhodia é parceiro dos maiores players mundiais em diferentes mercados. Na América Latina, o grupo atua em importantes segmentos, tais como agroindústria e automotivo; beleza e cosmética; calçados e couro; construção civil; eletro-eletrônico; farmacêutico; higiene e cuidados pessoais; industrial; pneus; produtos de consumo e têxtil. O grupo emprega 15.000 pessoas no mundo e obteve faturamento de 4,8 bilhões de euros em 2007. As ações da Rhodia são cotadas na bolsa de valores de Paris (Euronext).

Mais informações à Imprensa:

Roberto Custódio - roberto@pexpress.com.br  e Tárcia Oreste -tarcia@pexpress.com.br

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