Brotas - SP

Unidade de Cogeração de Energia de Brotas

  Brotas_site_baixa_resolucao Click to enlarge
Com operações iniciadas em 2012, a Unidade de Brotas (UTE Brotas) produz energia elétrica e vapor (cogeração) utilizando bagaço de cana-de-açúcar. Desenvolvido numa parceria da Solvay Energy Services com a Usina Paraíso, o projeto marcou a estreia do Grupo no mercado brasileiro de geração e comercialização de energia renovável a partir de biomassa. É uma iniciativa totalmente alinhada aos objetivos do Grupo de contribuir para os desafios de cuidados com o clima, aportando soluções sustentáveis. 

A Usina Paraíso assegura o suprimento do bagaço de cana em troca da utilização de parte do vapor e energia gerados. Além disso, a Unidade de Brotas mantém parceria com a Amyris, fabricante de produtos sustentáveis, para fornecimento desses insumos. O excedente é comercializado no sistema nacional de energia.

Atualmente, a Unidade de Brotas estuda a queima de biomassas alternativas, como cavaco de madeira, durante os períodos de entressafra da cana-de-açúcar.

Além da sua unidade de cogeração, o Grupo levou à cidade de Brotas suas iniciativas sociais, patrocinando a construção de uma nova unidade de recicláveis como contribuição ao projeto Brotas Recicla, iniciativa da Prefeitura Municipal e da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Brotas.

brotas-numeros

Mercados e Aplicações

Energia elétrica:a Unidade de Brotas tem capacidade instalada de 70 megawatts de energia, volume suficiente para atender uma cidade de 600 mil habitantes.

Vapor: a capacidade de geração de vapor é de 350 toneladas/hora

folder