Instituto Rhodia

Ao longo de seus mais de 90 anos de presença no País, a Rhodia sempre esteve à frente de projetos que expressam seu posicionamento como empresa cidadã, que busca contribuir com o desenvolvimento da sociedade e, particularmente, das comunidades das regiões onde tem operações industriais ou comerciais. Em 2007, avançando em seu compromisso com o exercício da responsabilidade social, criou o Instituto Rhodia, entidade sem fins lucrativos, com o objetivo de centralizar e fortalecer a gestão estratégica dos recursos destinados às iniciativas sociais da companhia.

Como forma de contribuir para promover inclusão e o desenvolvimento humano das comunidades em que atua, o Instituto Rhodia decidiu abraçar uma causa capaz de promover importantes transformações na vida das pessoas e no progresso do País: a educação dos jovens e adolescentes. São eles, afinal, que construirão o futuro. O fato, porém, é que educação é um território em que o Brasil ainda tem muito a evoluir, como mostram diferentes indicadores nacionais e internacionais.

O Instituto Rhodia procura aportar a sua ajuda desenvolvendo ou apoiando projetos de educação complementar. A missão a que se propõe é clara: “contribuir ativamente para o processo de formação e educação de adolescentes e jovens, por meio de atividades esportivas, culturais e de educação ambiental que favoreçam seu desenvolvimento social.” Dentre os projetos realizados em diferentes cidades onde possui fábricas, merece destaque o Alquimia Jovem – seja porque foi o primeiro projeto do Instituto Rhodia, seja pela forma como foi desenhado, seja pelos importantes frutos que vêm gerando ao longo dos anos.

Missão

Contribuir ativamente para o processo de formação e educação de adolescentes e jovens, por meio de atividades esportivas, culturais e de educação ambiental que favoreçam seu desenvolvimento social.

Valores

Comprometimento– Expressar, por meio da gestão de negócios de sua mantenedora, a compreensão correta das práticas de Responsabilidade Social Corporativa em relação a seus públicos de interesse (stakeholders).

Transparência– Desenvolver ações profissionais e transparentes com os participantes dos projetos do Instituto.

Respeito– Considerar o adolescente e o jovem, em sua condição de desenvolvimento, como sujeito de todos os direitos inerentes à pessoa humana, conforme definidos no Estatuto da Criança e do Adolescente e na Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Parceria– Compreender e respeitar as instituições sociais parceiras do Instituto.

Desenvolvimento– Aplicar, em sua prática, conceitos de cidadania e protagonismo juvenil.

Público-Alvo do Instituto Rhodia

Beneficiários diretos:adolescentes e jovens de famílias de baixa renda de 12 a 24 anos.

Beneficiários indiretos:famílias e instituições sociais parceiras.