Quando falamos no mercado de coatings – isto é, tintas, vernizes e revestimentos – as possibilidades são muitas, sendo esse um dos principais mercados em que o Grupo Solvay marca presença. Sempre pensando em atender às necessidades dos clientes na formulação de produtos mais sustentáveis e inovadores, as GBUs Novecare e Coatis oferecem um portfólio diversificado que abrange de tintas decorativas a solventes.

Novecare

Pintando possibilidades

A GBU Novecare tem como especialidade o mercado de tintas decorativas base água,

dividindo-se em dois portfólios: o primeiro, de surfactantes para produção de resinas e, o segundo, de aditivos funcionais para tinta.

A resina é um polímero que serve como uma espécie de cola da tinta, sendo responsável por sua aderência. Nesse contexto, a Novecare fornece justamente as matérias-primas para a produção de resinas que serão utilizadas na formulação de tintas. 

Algumas dessas matérias-prima são Abex® EP, Sipomer®, Rhodapex® e Igepal®, marcas de surfactantes para polimerização, ou seja, produção da resina. Além de promover aderência, podemos citar também como propriedades de tais surfactantes a resistência a corrosões, diminuição de grumos e a homogeneização das resinas – fatores, esses, determinantes para garantir a qualidade das tintas.

Como aditivos funcionais para tintas, temos a linha Rhodoline®, que atua como dispersante de pigmento, antiespumante e umectante (promove homogeneização). Esses, diferente dos surfactantes citados anteriormente, são fornecidos diretamente para os próprios produtores de tinta.

 

Coatis

Já quando falamos do mercado de coatings na  GBU Coatis, estamos falando de solventes oxigenados, isto é, menos tóxicos e agressivos, que são utilizados na composição de tintas, vernizes e thinners (solvente para tintas e vernizes utilizado em oficinas de funilaria e pintura de automóveis). Esse é o mercado mais importante para a BU Solventes, que é líder na América Latina de produção de Acetato de Etila, Acetato de Butila, Isopropanol e Acetona, amplamente utilizados. 

Os solventes são utilizados em tintas para ajustar as propriedades de cura, viscosidade e para solubilizar componentes. A função principal é contribuir para o correto nivelamento e secagem da tinta, sendo que por serem voláteis, são evaporados ao final do processo de aplicação, fazendo com que os demais  componentes fiquem fixados na superfície. Nesse contexto, no mercado de coatings, nossos solventes são destinados, principalmente, para  pintura  automotiva original e repintura  industrial, madeira e thinners.

augeo

Dentre os  solventes da Coatis, os produtos da família Augeo® merecem atenção especial por serem solventes sustentáveis produzidos com matéria-prima de fonte renovável, com alto poder de solubilização, baixa toxicidade e baixo odor. No segmento de coatings, a linha possui destaque em aplicações de vernizes e tintas para madeira e vernizes para embalagens metálicas, apresentando-se como solução mais amigável em relação ao meio ambiente e à saúde humana.