Você sabe quantos habitantes tem o mundo de hoje? Somos 7,7 bilhões. Sabe quantos seremos em 2050? Mais de 9 bilhões. Não é preciso bola de cristal para compreender que precisaremos de mais alimentos, produtos, moradias, transporte, cuidados de saúde, etc. Será que teremos recursos naturais para atender a essas demandas se mantivermos a forma como os consumimos atualmente? A resposta é não.  Some-se à questão do número de habitantes outros fatores – como as mudanças climáticas, o envelhecimento da população, a escassez de recursos, a crescente urbanização, a digitalização massiva e os novos hábitos de consumo –, e a conclusão é óbvia: se não promovermos mudanças para enfrentar esses desafios, deixaremos um fardo pesado para nossos filhos e as futuras gerações.  

A Solvay quer ser parte da solução. Por isso, ao definir a nova estratégia G.R.O.W., a alta direção estudou as megatendências que surgem como caminhos para superar esses desafios e como nossos negócios podem contribuir. “As megatendências apontam um vasto campo de oportunidades para crescermos e, ao mesmo tempo, ajudarmos a construir um futuro mais sustentável, sem abrir mão de uma tendência que tem de estar sempre presente: segurança”, afirma Daniela Manique, presidente da Coatis e da Solvay América Latina.

Nosso Grupo identificou seis megatendências alinhadas aos nossos negócios:

Megatendências
  • Eletrificação (Eletrification): escassez de recursos, mudanças climáticas e novos hábitos de consumo são os fatores que explicam essa megatendência. Nós podemos contribuir, por exemplo, com nossas soluções para as baterias de íons de lítio usadas nos carros elétricos e híbridos, entre outras aplicações. Estima-se que em 2030, esses tipos de veículos representarão pelo menos metade da produção mundial. 

 

Megatendências
  • Redução do Peso (Lightweighting): esta megatendência está associada à mobilidade sustentável, às mudanças climáticas e à escassez de recursos.  Nós temos tecnologias que permitem substituir o metal e fabricar veículos e aeronaves mais leves, diminuindo consumo de combustível e emissões. Estima-se que o uso de compósitos em aeronaves dobrará nos próximos 10 anos. Os compósitos também conferem leveza ao substituir o metal em tubos usados na exploração do petróleo offshore (no mar).

 

Megatendências
  • Eficiência de Recursos (Resource Efficiency): esta megatendência está relacionada com a necessidade de preservar os ecossistemas, a escassez de recursos e as mudanças climáticas. Entre outras frentes, podemos contribuir com soluções para controle da poluição, para agregar eficiência na extração e processamento do lítio, para a fabricação de vidros ecoeficientes e de pneus que reduzem consumo de combustível e emissões dos veículos.

 

Megatendências
  • Cuidados com a Saúde (Healthcare): o envelhecimento da população (com consequente aumento das doenças crônicas) e uma busca crescente por saúde e bem-estar são alguns dos fatores que explicam essa megatendência. Nós podemos contribuir com soluções para diálise, para a fabricação de implantes e dispositivos médicos e embalagens de produtos farmacêuticos, entre outras.

 

Megatendências
  • Internet das Coisas e Digitalização (IoT/Digitalization). Basta olhar ao nosso redor ou para a nossa própria rotina para entender essa tendência. Vivemos num mundo cada vez mais digital. Exemplos de IoT já estão aí, como os sensores que captam a luminosidade de uma rua e controlam automaticamente a iluminação pública ou dispositivos que controlam a temperatura das “geladeiras inteligentes”. Nós temos tecnologias para a fabricação de sensores de IoT, semicondutores, as novas telas com tecnologia OLED e displays flexíveis.

 

Megatendências
  • Soluções Ecológicas (Eco-friendly based solutions): a escassez de recursos, a maior demanda por saúde e bem-estar e as novas tendências de consumo (produtos naturais, de fonte renovável, que não agridam a saúde e o meio ambiente) são fatores associados a essa tendência. Nós temos soluções para inúmeras aplicações que se alinham a essa megatendência nos mais diversos mercados: alimentos, agro, cuidados pessoais e com a casa, tintas e revestimentos, etc.