Fenol e Solventes

 

solventes

A tendência de aumento da população e da classe média impacta e sustenta nossa previsão de crescimento vegetativo na América Latina nos próximos anos. Já as megatendências associadas a bem-estar, saúde e preocupação com o planeta inspiram nossas inovações, todas voltadas para produtos sustentáveis. Do portfólio atual, um dos destaques é Augeo®, nosso solvente de fonte renovável que permite a fabricação de produtos com alto desempenho e mais amigáveis ao meio ambiente e ao ser humano. Já as tendências de Digitalização e automação dos processos nos ajudam na redução dos custos e melhoria da competitividade.

 

Poliamida e Fibras

Definida em workshop interno há três anos para direcionar nossos negócios, a estratégia de

Megatendências

inovação da Fibras está absolutamente alinhada com as megatendências. Amni® Soul Eco, fio que permite que os artigos com ele fabricados se degradem mais facilmente nos aterros sanitários, e Amni® Soul Cycle, criado a partir da reciclagem de polímeros, são exemplos de Soluções Ecológicas que agregam atributos de sustentabilidade aos produtos finais. Já o Emana®, com tecnologia que ativa a microcirculação sanguínea, marca pontos em favor da saúde e bem-estar dos consumidores de produtos fabricados com esse fio. Outros exemplos relacionados à megatendência Cuidados com a Saúde são Amni® Biotech (com ação bacteriostática, evita o odor causado pela ação de micro-organismos) e Amni® UV Protection (protege contra os raios UV). Nossos projetos de inovação continuarão privilegiando produtos que entreguem aos nossos clientes e consumidores finais saúde, bem-estar e sustentabilidade. 

 

Novecare 

Megatendências

Focamos principalmente a megatendência Soluções Ecológicas. Para produtos de cuidados pessoais e domésticos, os destaques são nossos polímeros naturais e os ésteres das linhas Jaguar® e Mackaderm®. Além disso, continuamos empenhados em entregar para o mercado novas soluções, como produtos alternativos aos polímeros atualmente usados em cosméticos.

Para o mercado de coatings, temos soluções que substituem solventes mais agressivos

empregados na formulação de tintas arquitetônicas e industriais. A busca por alternativas a esses produtos é uma tendência no curto e médio prazo na nossa região e representam uma oportunidade para vendermos produtos com maior valor agregado, com impactos positivos para nossos negócios.

Megatendências

No setor agro, nossas tecnologias ambientalmente amigáveis permitem aos clientes desenvolver formulações mais eficazes e de menor risco para a fauna e flora. Entre as novidades está o AgRHO® GSB, um polímero de origem natural, biodegradável, não tóxico para saúde humana e ambientalmente seguro. Usado no tratamento de sementes, ele favorece a germinação e o desenvolvimento das plantas, aumentando a produtividade das lavouras. Para o mercado de petróleo e gás, a novidade é Protect®, um biocida anticorrosivo ambientalmente amigável.

 

Silica 

Aplicadas nos chamados pneus verdes, nossas sílicas HDS já têm contribuído fortemente

Megatendências

para a redução de emissão de CO2 dos veículos movidos a combustíveis fósseis (como gasolina e diesel). Nossas sílicas também têm um papel importante nos pneus para veículos elétricos, pois contribuem para reduzir a resistência ao rolamento (diminuindo consumo de energia) e o ruído (poluição sonora). Além disso, são essenciais para assegurar maior durabilidade dos pneus. Ou seja, nessa aplicação, nossas sílicas se alinham às megatendências Eficiência de Recursos e Soluções Ecológicas. Já sua utilização em cremes dentais exemplifica a contribuição de nosso produto para Cuidados com a Saúde. 

 

Composite Materials

Megatendências

A operação da Composite Materials na América Latina está alinhada às megatendências anunciadas pelo Grupo. Soluções como o DForm®, usado na fabricação dos ferramentais para indústria aeroespacial, e SolvaLite™, tecnologia para adição de compósitos na indústria automotiva, são exemplos de produtos que favorecem a Redução de Peso dos veículos (megatendência Redução de Peso) e o aumento da eficiência energética (veículos mais leves consomem menos combustível), somando pontos também em relação ao uso de recursos naturais (megatendência Eficiência de Recursos). Essas duas megatendências impactam positivamente os nossos negócios.

 

Soda Ash e Derivados 

Continuaremos focados na expansão de nossos negócios em setores nos quais se

crissy-jarvis-XLOx2BXzZp4-unsplash

destacam aplicações sustentáveis da soda ash, como na produção de vidros, um produto 100% reciclável. Também estamos empenhados em aumentar a nossa participação na cadeia do lítio, atentos ao crescimento do mercado de baterias para veículos elétricos. Em relação aos derivados, queremos ampliar as vendas de SolvAir®, produto desenvolvido para uso em sistemas de tratamento de gases de combustão industrial, em linha com a tendência de maior controle das emissões de gases ácidos por parte de indústrias de diversos setores.

 

Specialty Polymers

Megatendências

Na América Latina, as megatendências definidas pelo Grupo colocam em evidência alguns mercados nos quais já temos sólidas posições. No setor automotivo, nossos polímeros especiais usados para substituir o metal em peças e componentes, contribuem para a fabricação de veículos mais leves, melhorando o desempenho e reduzindo consumo de combustível. Novas oportunidades estão despontando com os novos sistemas de iluminação de LED nos automóveis, uma vez que eles demandam a fabricação de painéis fabricados com materiais plásticos leves e com alta resistência térmica. Em relação à megatendência Cuidados com a Saúde, nossos materiais entram na confecção de próteses médicas e caixas para esterilização e em embalagens para medicamentos (blister), segmento em que estamos considerando aumentar a participação de produtos ainda com maior barreira; e embalagens para alimentos, setor em que temos um mercado maduro com a utilização de nossos produtos (embalagens de carnes).

 

Peróxidos do Brasil

Estamos totalmente alinhados com duas megatendências apontadas como estratégicas para

Megatendências

o Grupo: Eficiência de Recursos e Soluções Ecológicas, uma vez que o nosso principal produto, o peróxido de hidrogênio, se decompõe no meio ambiente na forma de oxigênio e água depois de ser utilizado. Nossas aplicações mais alinhadas com essas tendências são o tratamento de água e esgoto, de efluentes em mineração, aquacultura (criação de peixes, camarões, etc.) e plastificantes à base de soja. Nosso produto também é uma solução mais sustentável quando comparado a outros oxidantes usados em processos como o de branqueamento da celulose na indústria de papel.

 

Special Chem

Megatendências

Solkane® 365/227, cujas vendas deverão crescer significativamente em 2020, é um gás ambientalmente mais amigável que o HCFC 141b, pois não tem efeito sobre a camada de ozônio. Além disso, ao agregar maior eficiência às espumas de poliuretano para isolamento térmico, nosso produto contribui para reduzir o consumo de energia nos equipamentos nos quais elas são utilizadas (refrigeradores e freezers comerciais, painéis de construção de câmaras frigoríficas e de construção civil, etc.) e diminuir as emissões de CO2. Já a linha Nocolok® é adotada na produção de trocadores de calor automotivos de alumínio, mais leves e eficientes. Nossos óxidos de terras raras, usados nos conversores catalíticos, e nossos aditivos para o mercado automotivo também são soluções que beneficiam o meio ambiente, pois reduzem a toxicidade das emissões dos carros.

Aroma Performance

Nossa GBU está totalmente alinhada às boas práticas do Grupo e ao desenvolvimento de

Megatendências

soluções ambientalmente amigáveis a partir de uma maior eficiência na utilização de recursos naturais, sem comprometê-los para futuras gerações. Exemplos disso são o desenvolvimento de processos naturais bioquímicos e de fermentação e a integração da GBU ao projeto Jasper, a maior fazenda de energia solar da Carolina do Sul (EUA), que atende à crescente demanda dos clientes por produtos fabricados com o uso de energia renovável. Com isso, a produção de Rhovanil® e Rhodiarome® na unidade de Baton Rouge (EUA) é feita com zero emissão de gases de efeito estufa. Além disso, anunciamos há alguns dias a criação de uma joint venture na Índia que permitirá a fabricação de novos produtos para o mercado de aromas e fragrâncias, ampliando nossa oferta para mercados em crescimento, entre eles o Brasil. São produtos de origem sintética sustentável, em contraponto ao extrativismo, que combinam qualidade e segurança.

 

Technology Solutions – Mining Solutions

Vamos crescer nos vários segmentos do setor de mineração da América Latina comercializando inovações que permitem aos clientes fazer um melhor uso dos recursos naturais – reservas minerais, água e energia. Em extração por solvente, temos soluções que respondem a dois crescentes problemas da indústria da região – ACORGA® NR, extratante resistente à nitração, e ACORGA® CR-60, inibidor de formação de borras –, além da ferramenta digital SolvExtract™, que permite otimizar a produção com base em parâmetros de processo em tempo real. Outro extratante, o Cyanex® 936P, é um produto-chave para a crescente demanda de lítio devido à eletrificação automotiva, pois permite maior produção, em menor tempo e com conservação de água. No segmento de flotação, manteremos nossa estratégia de aumentar as vendas de FM®100 como agente que promove melhor separação de minerais com baixo teor de concentração e com maior nível de elementos contaminantes. Em alumina, seguiremos melhorando a eficiência das indústrias que adotam o chamado processo Bayer com nosso inibidor de incrustação MAX HT®, que aumenta a produtividade e reduz o consumo de energia das mineradoras. Também entregaremos novas formulações de antiespumantes para esse segmento industrial.

 

Sustainable Development & Energy (SDE)

Megatendências

Estamos assistindo a uma retomada de crescimento da economia brasileira em um momento em que há uma crescente valorização do desenvolvimento de projetos sustentáveis por parte da sociedade e do mercado. Para nós da SDE, isso significa condições ideais para o nosso negócio de cogeração (Brotas), com a produção e comercialização de energia renovável (a partir de bagaço e palha de cana-de-açúcar), com níveis adequados de rentabilidade.

Colaborou Sérgio D’Amore, diretor da SDE América Latina

 

Pesquisa e Inovação

As megatendências do Grupo que fazem mais sentido para a América Latina desafiam a área de Pesquisa e Inovação de modos distintos. Eletrificação e Redução de Peso abrem oportunidades para negócios como a Specialty Polymers e Composite Materials, GBUs que podemos (e vamos!) apoiar, mas que não possuem equipes de pesquisa e inovação aqui no Brasil. Já a megatendência Soluções Ecológicas coloca em destaque nosso Centro de Pesquisa de Paulínia (CPP) e toda nossa expertise em biotecnologia. Temos aqui uma estrutura única do Grupo (nosso Laboratório de Biotecnologia Industrial), berço de inovações como os ésteres sustentáveis que já estão sendo fabricados em Taboão, além de soluções que estão por vir em diversos segmentos, como os polímeros de fonte renovável. Ou seja, com as megatendência temos mais uma oportunidade de mostrar que seguimos sendo estratégicos para o futuro do Grupo.