Citizen Day 2021 do Grupo Solvay faz ações para ajudar a proteger a biodiversidade

Casa das Abelhas_Paulínia
Conjunto industrial de Paulínia, certificado Gold em biodiversidade, instala 12 novas ‘moradias fixas’ para abelhas
Citizen Day 21_ Taboão da Serra
Empregados da unidade industrial da Solvay em Taboão da Serra (SP) plantam árvores

 

São Paulo e Bruxelas,  21 de outubro de 2021 -  Como as empresas químicas conseguem se tornar locais onde a biodiversidade pode prosperar? A partir dessa questão, os locais de produção, pesquisa e administrativos do Grupo Solvay, com a ajuda de mais de 120 voluntários internos, organizaram durante as semanas relativas ao Citizen Day 2021 uma série de atividades relacionadas à biodiversidade, que vão desde proteção e restauração até treinamento e conscientização.

 

Os funcionários participaram da limpeza do local, plantio de árvores, observação da vida selvagem, paisagismo para atrair polinizadores e criação de abrigos para pássaros, insetos e morcegos. Também tiveram a oportunidade de aprender mais sobre a biodiversidade local, as ameaças que enfrentam e o tipo de ações individuais que podem ajudá-la a sobreviver e prosperar.

 

“Estou orgulhosa dos funcionários da Solvay em todo o mundo que estão implementando muitas iniciativas inteligentes que ajudarão a biodiversidade a prosperar”, disse a CEO da Solvay, Ilham Kadri. “O Citizen Day é uma oportunidade fantástica de nos unir e trazer as melhores ideias para nos ajudar a alcançar nossos ambiciosos objetivos do Solvay One Planet.”, acrescentou Ilham Kadri.

 

Como a Convenção das Nações Unidas sobre Diversidade Biológica (COP 15) se reunirá em outubro e novembro de 2021, uma redução de 30% da pressão global sobre a biodiversidade até 2030 estará na pauta das discussões.  A Solvay já assumiu este compromisso: como parte do Solvay One Planet, o Grupo se comprometeu a reduzir sua pressão sobre a biodiversidade em 30% até 2030 em áreas como clima, acidificação terrestre, eutrofização da água e ecotoxicidade marinha.

 

As ações adotadas pela companhia já estão produzindo resultados: a pressão da Solvay sobre a biodiversidade caiu 12%  em 2020, em comparação com 2018. O conjunto industrial da Solvay em Paulínia, no Brasil, fornece o exemplo mais recente de que a proteção química e da biodiversidade podem andar de mãos dadas. O local obteve recentemente a Certificação Ouro do Wildlife Habitat Council (WHC) - uma organização internacional com foco em práticas de conservação da biodiversidade no setor privado.

 

A Solvay se tornou a primeira empresa química/têxtil no Brasil a alcançar essa classificação e mais sites industriais podem seguir o exemplo em breve. Em fevereiro de 2021, a Solvay já havia anunciado sua nova adesão ao WHC. Margaret O’Gorman, presidente do WHC, destacou como a entidade está “disposta e feliz em apoiar a Solvay e seu Citizen Day de todas as maneiras possíveis”.

 

Rhodia no Brasil No Brasil, durante o período do Citizen Day 2021, empregados de todas as unidades da empresa se engajaram em diferentes iniciativas relativas à biodiversidade.

Por exemplo, no conjunto industrial de Paulínia (SP), que ocupa 15% de uma área  de uma fazenda histórica e se tornou um ‘oásis de biodiversidade’ no Estado de São Paulo, a Rhodia instalou 12 ‘moradias’ fixas para algumas das mais de 400 espécies de abelhas sem ferrão registradas no País, muitas das quais estão em processo de extinção. Essas espécies de abelhas não representam riscos para as pessoas, mas os funcionários e visitantes do site são orientados pelo pessoal de Meio Ambiente a não se aproximar ou tocar nos meliponários (as colmeias) porque as ações dos humanos podem causar danos às colmeias.

 

Em Santo André (SP), Rodrigo Prado, da área de Saúde, Segurança e Meio Ambiente, fez palestra especial sobre Biodiversidade Regional para participantes do Camp (Centro de Assistência Social e Motivação Profissional) da região do ABC. Em sua apresentação, Rodrigo falou das cidades que compõem o ABC, estatísticas da região, exemplos de fauna e flora com as informações das espécies, manejo ambiental, preservação da Biodiversidade e Sustentabilidade.

 

De sua parte, um grupo de funcionários da unidade de Itatiba (SP) realizou uma visita monitorada ao Zoo Parque com alunos de escola pública da cidade. A visita seguiu todos os protocolos de segurança exigidos pela empresa e pelas autoridades neste período de pandemia de coronavírus.

 

Já o pessoal da unidade de Taboão da Serra (SP), em comemoração ao Citizen Day 2021, realizou um plantio de árvores em área em frente às instalações da fábrica, aumentado a quantidade de ‘verde’ no polo industrial local.

 

A mesma atividade de plantio de árvore também foi adotada pelos funcionários que estão trabalhando em regime de rodízio nos escritórios centrais da empresa, no Centro Empresarial de São Paulo, na zona Sul da cidade.

 

Sobre o Grupo Solvay

A Solvay é uma empresa de ciências cujas tecnologias oferecem benefícios em muitos aspectos da nossa vida cotidiana. Com 23.000 empregados em 64 países, a Solvay une pessoas, ideias e elementos para reinventar o progresso. O Grupo busca criar valor compartilhado sustentável para todos, principalmente por meio do programa Solvay One Planet, elaborado em torno de três pilares: proteger o clima, preservar recursos e promover uma vida melhor. As soluções inovadoras do Grupo contribuem para produtos mais seguros, limpos e sustentáveis, que podem ser encontrados em residências, alimentos e bens de consumo, aviões, carros, baterias, dispositivos inteligentes, equipamentos de saúde, sistemas de purificação de água e ar. Fundada em 1863, a Solvay está hoje entre as três principais empresas do mundo na maioria de suas atividades e obteve vendas líquidas de € 8,9 bilhões em 2020. A Solvay está listada na Euronext Brussels (SOLB) e Paris e nos Estados Unidos, onde ações (SOLVY) são negociadas por meio de um programa de ADR Nível I. No Brasil, a Solvay também atua com a marca Rhodia. Saiba mais em www.solvay.com

 

Mais informações à Imprensa:

Sobre a Rhodia e o Grupo Solvay no Brasil

Roberto Custódio – roberto@pexpress.com.br 

Tels. (55 11) 3284 5164 ou celular (55 11) 999 33 8148