Daniela Manique comenda Bélgica

 

Brasília (DF), 28 de maio de 2021 – Daniela Manique, presidente do Grupo Solvay na América Latina, recebeu a comenda de Comandante da Ordem da Coroa da Bélgica, em cerimônia virtual realizada em 28 de maio sob o comando do Embaixador da Bélgica no Brasil, Patrick Herman.

 

A Ordem da Coroa da Bélgica, instituída em 15 de outubro de 1897, é concedida por serviços prestados ao Estado belga, especialmente por serviços meritórios na função pública. Também pode ser concedida por realizações artísticas, literárias ou científicas ilustres, ou por serviços comerciais ou industriais prestados por indivíduos na Bélgica ou no exterior.

 

A condecoração feita pelo rei Philippe, sob proposta da Ministra das Relações Exteriores da Bélgica, Sophie Wilmès, reconhece os serviços excepcionais prestados por Daniela Manique às relações industriais bilaterais entre o Brasil e a Bélgica e sua dedicação contínua aos temas de sustentabilidade e responsabilidade social corporativa

 

Paulistana, Daniela Manique ocupa a presidência do Grupo Solvay na América desde 2018, acumulando essa função com a direção da unidade global de negócios Coatis, que a partir do Brasil produz e comercializa fenol e derivados, solventes oxigenados e poliamida e fibras. Engenheira química de formação, com ampla experiência na indústria, Daniela Manique também é vice-presidente do Conselho Diretor da Abiquim – Associação Brasileira da Indústria Química – e forte defensora do incremento das relações econômicas e comerciais entre a Bélgica e o Brasil.

 

Além de seu papel pioneiro no âmbito da promoção da presença da mulher na liderança da indústria na região, Daniela Manique tem comandado os esforços da empresa para avançar em competitividade, inovação, em ESG e em programas de responsabilidade social corporativa.

 

Também tem liderado as iniciativas do Grupo Solvay na região para auxiliar no combate aos efeitos da pandemia de coronavírus, como, por exemplo, o desenvolvimento no Brasil de um inédito fio têxtil de poliamida antiviral, a produção de álcool para doação a hospitais e diversas prefeituras municipais, a doação de cestas básicas e de toneladas de tecidos para projetos voltados para a produção de máscaras de uso social, gerando renda adicional para costureiras.

 

“Estou muito honrada com essa distinção. E gostaria de dividi-la com todos os nossos colaboradores na região, que têm me ajudado a realizar os vários projetos da empresa voltados para o aumento da nossa competitividade industrial, desenvolvimento de produtos inovadores para os diferentes mercados em que atuamos e o incremento das políticas de sustentabilidade, sempre com objetivo de oferecer as melhores soluções aos nossos clientes”, disse Daniela Manique, ao receber a homenagem. Ela também fez questão de lembrar os compromissos do Grupo Solvay com os avanços nas práticas de Diversidade, Equidade e Inclusão e com os projetos sociais voltados para valorização das comunidades onde a empresa tem presença na região.

 

Sobre o Grupo Solvay

A Solvay é uma empresa de ciências cujas tecnologias oferecem benefícios em muitos aspectos da nossa vida cotidiana. Com 23.000 empregados em 64 países, a Solvay une pessoas, ideias e elementos para reinventar o progresso. O Grupo busca criar valor compartilhado sustentável para todos, principalmente por meio do programa Solvay One Planet, elaborado em torno de três pilares: proteger o clima, preservar recursos e promover uma vida melhor. As soluções inovadoras do Grupo contribuem para produtos mais seguros, limpos e sustentáveis, que podem ser encontrados em residências, alimentos e bens de consumo, aviões, carros, baterias, dispositivos inteligentes, equipamentos de saúde, sistemas de purificação de água e ar. Fundada em 1863, a Solvay está hoje entre as três principais empresas do mundo na maioria de suas atividades e obteve vendas líquidas de € 8,9 bilhões em 2020. A Solvay está listada na Euronext Brussels (SOLB) e Paris e nos Estados Unidos, onde ações (SOLVY) são negociadas por meio de um programa de ADR Nível I. No Brasil, a Solvay também atua com a marca Rhodia. Saiba mais em www.solvay.com

 

Mais informações à Imprensa:

Sobre o Grupo Solvay e a Rhodia no Brasil

Roberto Custódio – roberto@pexpress.com.br

Tels. (55 11) 3284 5164 ou celular (55 11) 999 33 8148