São Paulo, 08 de março de 2022 – Dois fios têxteis sustentáveis de poliamida desenvolvidos no Brasil pela Rhodia, empresa do Grupo Solvay, para aplicação na produção de calçados, estão entre as novidades apresentadas por clientes e parceiros da empresa durante a Fimec 2022, de 08 a 10 de março nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo-RS.

O fio têxtil Amni Soul Eco®, a primeira poliamida têxtil biodegradável do mundo, foi aplicado pela Arezzo no desenvolvimento de linha de tênis masculino, produzido em knit, montado a partir da técnica string e injeção direta da sola, que também usa PU (poliuretano).

A nova linha de tênis masculino foi introduzida pela Arezzo a partir da Fábrica Conceito, espaço tradicionalmente montado dentro da Fimec, sob a coordenação operacional do IBTeC (Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos), para fazer lançamentos de tecnologias, processos e insumos que ajudam a qualificar a produção nacional de calçados.

Os pares de calçados produzidos pela Arezzo na Fábrica Conceito serão doados para instituições ao final da Fimec.

Outro produto têxtil da Rhodia na linha dos sustentáveis, o fio Bio Amni® foi incorporado à produção de tecidos do Grupo Cofrag (Sapiranga-RS). Poliamida 5.6 parcialmente de fonte renovável, o Bio Amni® segue a tendência global da crescente demanda e movimentação de mercado por mais produtos têxteis sustentáveis.

Esta poliamida oferece absorção e conforto térmico próximo ao algodão, além de todas as características da poliamida da Rhodia: toque suave, facilidade de lavar e passar e respirabilidade. O seu ciclo de tingimento também é mais rápido, reduzindo em até 40% o consumo de energia neste processo.

“Desenvolvemos essas inovações têxteis para atender as necessidades de diversos segmentos da economia, incluindo o setor coureiro/calçadista, que está avançando nas questões ligadas à sustentabilidade”, diz Marcello Bathe, gerente comercial de Poliamida e Fibras da Rhodia.

Tradicional fornecedora do setor de couros, componentes e calçados, a Rhodia também oferece ao segmento têxtil uma gama de fios de poliamida para linhas de costura industrial comercializada sob a marca Rhodianyl®.

No segmento de produtos químicos aplicados a calçados, a Rhodia comercializa o ácido adípico para aplicação na produção de PU (poliuretano) destinado a calçados. O ácido adípico é produzido pela Rhodia no complexo químico de Paulínia-SP e integra uma cadeia de produção sustentável que elimina da atmosfera 100% dos gases de efeito estufa. O complexo industrial também abate 96% de suas emissões de CO2 e está recebendo investimentos para se tornar neutro em emissões até 2025.

Também na área química, a empresa oferece ao setor calçadista um portfólio de agentes químicos de expansão para espumas termoplásticas (PVC, EVA, EPDM, borrachas e outras resinas). Trata-se da linha de produtos Alve-One®️ que, tendo como base o bicarbonato de sódio, é 100% seguro para os utilizadores e ambiente, não deixa resíduos tóxicos nas espumas, sendo segura também para o consumidor final, nem liberta maus odores e VOC’s (compostos orgânicos voláteis).

Além disso, permitirá ao setor de calçados melhorar significativamente a sua pegada de carbono ao, comparativamente às referências de mercado, emitir 10 vezes menos CO2 equivalente.

A Solvay é uma empresa de ciências cujas tecnologias oferecem benefícios em muitos aspectos da nossa vida cotidiana. Com 21.000 empregados em 63 países, a Solvay une pessoas, ideias e elementos para reinventar o progresso. O Grupo busca criar valor compartilhado sustentável para todos, principalmente por meio do programa Solvay One Planet, elaborado em torno de três pilares: proteger o clima, preservar recursos e promover uma vida melhor. As soluções inovadoras do Grupo contribuem para produtos mais seguros, limpos e sustentáveis, que podem ser encontrados em residências, alimentos e bens de consumo, aviões, carros, baterias, dispositivos inteligentes, equipamentos de saúde, sistemas de purificação de água e ar. Fundada em 1863, a Solvay está hoje entre as três principais empresas do mundo na maioria de suas atividades e obteve vendas líquidas de € 10,1 bilhões em 2021. A Solvay está listada na Euronext Brussels (SOLB) e Paris e nos Estados Unidos, onde ações (SOLVY) são negociadas por meio de um programa de ADR Nível I. No Brasil, a Solvay também atua com a marca Rhodia. Saiba mais em www.solvay.com

Roberto Custódio – roberto@pexpress.com.br

Marcela de Paula – marcela@pexpress.com.br