O executivo José Borges Matias assumirá a partir de 1º de abril a presidência do Grupo Solvay na América Latina. Ele substituirá Denise Porcelli, que decidiu deixar o Grupo Solvay para iniciar uma nova fase de sua carreira fora do Brasil.

São Paulo, 04 de março de 2016- O executivo José Borges Matias assumirá a partir de 1º de abril a presidência do Grupo Solvay na América Latina. Ele substituirá Denise Porcelli, que decidiu deixar o Grupo Solvay para iniciar uma nova fase de sua carreira fora do Brasil.

Graduado pelo ITA - Instituto Tecnológico da Aeronáutica - e com mestrado em Marketing pela Universidade de São Paulo, José Matias iniciou sua carreira como traineeda Rhodia no Brasil, em 1983. Ocupou várias posições nas áreas de produção e de administração de investimentos da empresa no Brasil e na França até 1991, tendo em seguida trabalhado em Marketing e Vendas nas equipes das divisões de Poliéster e Poliamida.

Em 2002, foi nomeado vice-presidente na América Latina para as áreas de Compras e Serviços. Em 2006, se tornou vice-presidente de Suprimentos, Energia e Relações Governamentais da Rhodia América Latina. A partir de 2008 se tornouvice-presidente mundial de Compras.

 

Com a aquisição da Rhodia pelo grupo Solvay, em setembro de 2011, José Matias foi confirmado no cargo de VP Mundial de Compras e Supply Chain, com a responsabilidade de administrar compras da ordem de oito bilhões de euros.

 

Em 2014, de volta ao Brasil, assumiu a posição de presidente mundial da Unidade de Negócios Coatis do Grupo Solvay, que possui duas grandes áreas de atuação: Fenol e Derivados e Solventes Oxigenados. Essa Unidade, cuja administração continuará sob o comando de José Matias, é uma das duas áreas globais de negócios do grupo que são dirigidas a partir do Brasil.

Sobre o Grupo Solvay 

Como um grupo internacional de química e de materiais avançados, a Solvay auxilia os clientes na inovação, no desenvolvimento e fornecimento de soluções sustentáveis de alto valor, que consomem menos energia, reduzem as emissões de CO2, otimizam o uso de recursos e melhoram a qualidade de vida no planeta. Seus produtos são utilizados em diversos mercados, tais como automotivo e aeroespacial, bens de consumo e de cuidados com a saúde e beleza, energia e meio ambiente,  construção, elétricos e eletrônicos, bem como aplicações industriais. O Grupo, com sede em Bruxelas, emprega 30.000 pessoas em 53 países. Registrou em 2014 um faturamento próximo a € 12 bilhões, dos quais 90% foram obtidos com vendas em atividades nas quais está entre os três líderes mundiais. A Solvay SA (SOLB.BE) está listada na Euronext, em Bruxelas e Paris (Bloomberg: SOLB:BB – Reuters:  SOLB.BR). No Brasil, o Grupo também atua com a marca Rhodia.