•  Iniciativa da Evoluir com apoio da Rhodia adota Metodologia Ativa de Aprendizagem STEAM, agregando arte e atividades “mão na massa” como estratégia para o desenvolvimento integral de crianças e jovens

• Implementação conta com a parceria das entidades UNAS e ASA, envolvendo 52 profissionais de educação e 16 CCAs – Centros para Crianças e Adolescentes

São Paulo, 18 de outubro de 2021 - “Criatividade é a inteligência se divertindo”. A famosa frase de Albert Einstein poderia descrever perfeitamente a essência do projeto lúdico Tinkering, que chega agora aos educadores sociais das comunidades de Heliópolis e Paraisópolis, em São Paulo.

Desenvolvida pela empresa educacional Evoluir, com patrocínio da Rhodia, empresa do Grupo Solvay, e apoio da UNAS (União de Núcleos, Associações dos Moradores de Heliópolis e Região) e da ASA (Associação Santo Agostinho), a iniciativa proporciona a 52 educadores sociais a oportunidade de trabalhar com o público de 16 CCAs – Centro para Crianças e Adolescentes a Metodologia Ativa de Aprendizagem STEAM.

Moderno recurso pedagógico, o método agrega a arte como área-chave para o desenvolvimento integral dos pequenos e dos jovens, propondo atividades “mão na massa” onde se tornam protagonistas de seu aprendizado. A formação acontece de até novembro e deve beneficiar cerca de 540 crianças e adolescentes.

“O Tinkering busca levar aos educadores sociais uma maneira mais livre, criativa e colaborativa de aprender, e, dessa forma, contribuir para o surgimento de novas mentes brilhantes e curiosas”, destaca Thais Buratto, coordenadora do projeto na Evoluir. “As atividades incluem 12 horas de formação em quatro encontros, acompanhamentos pedagógicos e a entrega das T-BOXs, que são caixas contendo itens e ferramentas para a montagem de objetos experimentais”, aponta.

“O objetivo é que ao final desse período os educadores se sintam seguros para aplicar o que aprenderam no dia a dia dos CCAs, além de criarem outras oportunidades para fomentar uma cultura do fazer, do experimentar, da tentativa e erro, estimulando assim o desenvolvimento da criatividade entre a garotada”, avalia Thais.

“O apoio ao projeto Tinkering, com base na metodologia STEAM, está alinhado ao propósito da Rhodia de levar às comunidades onde mantém atividades industriais e comerciais iniciativas voltadas para o desenvolvimento da educação de crianças e jovens”, diz Luciane Nogueira, Gerente de Comunicação Corporativa do Grupo Solvay no Brasil.

“É uma iniciativa muito interessante porque oferece capacitação ao educador social para que ele possa fazer atividades junto ao público atendido nas comunidades, integrando conhecimentos de artes, ciências, tecnologia, engenharia e matemática. Tudo de uma forma lúdica e agradável, que auxilia no aprendizado”, acrescenta Luciane Nogueira.

Em Heliópolis, participam os CCAs Heliópolis, Lagoa, Pam, Cidade do Sol Imperador, Mina, Isaura, Georgina, Plácido, Parceiros da Criança, Núcleo 120 e Aziz Nacib Ab Saber, com 27 educadores sociais. Em Paraisópolis, o projeto envolve os CCAs Gaetano e Carmela, Pássaros, Primavera, Santa Mônica e São José, com 25 educadores.

Como funciona

O projeto Tinkering é dividido em quatro etapas principais, compondo um processo que foi adaptado para o ambiente online por conta das restrições da pandemia: encontro virtual com os educadores para acolhida tecnológica, entrega das caixas T-Box e guia do educador, encontros formativos, desenvolvimento de atividades para criação dos próprios desafios e acompanhamento pedagógico.

Em 12 horas de atividade síncrona, ou seja, com a participação simultânea dos educadores e do facilitador, os profissionais são apresentados ao STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics), metodologia de ensino americana que busca integrar conhecimentos de artes, ciências, tecnologia, engenharia e matemática para preparar crianças e jovens para os desafios futuros como cidadão, além da aprendizagem criativa e relações com a Base Nacional Comum Curricular de Ensino.

No Tinkering, a metodologia do CDF (Conheça, Desenhe e Faça) tem abordagem inspirada no STEAM, que trabalha a curiosidade, a pesquisa, a imaginação, o desenho e prototipagem e a mão na massa. As T-Box trazem materiais variados, divididos nas categorias eletrônicos, ferramental e estrutural, incluindo suportes de pilhas, LEDs, motores, alicates, madeiras, arames, entre outros, que podem ser usados para uma infinidade de experiências pedagógicas criativas.

Os materiais de apoio englobam ainda o guia Tinkering – Experiência Criativa e a plataforma Tinker Lab online, para formação complementar, com conteúdo e materiais referenciais, dicas de atividades, roteiros de projetos inovadores e criativos e sugestões de materiais alternativos para a execução das atividades.

Sobre o Tinkering

Tinkering – Arte e Tecnologia é um projeto criado pela Evoluir para levar a crianças e jovens uma maneira mais livre, criativa e colaborativa de aprender, e, dessa forma, contribuir para o surgimento de novas mentes brilhantes e curiosas. O programa apoia-se em uma forma de trabalho conhecida como “educação mão na massa”, chamada também de, como o próprio nome diz, tinkering, maker ou hands-on, e explora atividades em que a garotada é protagonista do seu aprendizado, aliando educação, arte, ciência e tecnologia.

Sobre a Rhodia

A Rhodia é uma empresa do Grupo Solvay cujas tecnologias oferecem benefícios em muitos aspectos da nossa vida cotidiana. Com 23.000 empregados em 64 países, a Solvay une pessoas, ideias e elementos para reinventar o progresso. O Grupo busca criar valor compartilhado sustentável para todos, principalmente por meio do programa Solvay One Planet, elaborado em torno de três pilares: proteger o clima, preservar recursos e promover uma vida melhor. As soluções inovadoras do Grupo contribuem para produtos mais seguros, limpos e sustentáveis, que podem ser encontrados em residências, alimentos e bens de consumo, aviões, carros, baterias, dispositivos inteligentes, equipamentos de saúde, sistemas de purificação de água e ar. Fundada em 1863, a Solvay está hoje entre as três principais empresas do mundo na maioria de suas atividades e obteve vendas líquidas de € 8,9 bilhões em 2020. A Solvay está listada na Euronext Brussels (SOLB) e Paris e nos Estados Unidos, onde ações (SOLVY) são negociadas através de um programa de ADR Nível I.

Saiba mais em www.solvay.com

Sobre a Evoluir

A Evoluir é uma empresa que gera valor e impacto social por meio de iniciativas educacionais, culturais e socioambientais na perspectiva da Educação Integral. Possui mais de 20 anos de experiência em investimento social privado e auxilia empresas a realizarem suas ações e estratégias sociais de forma segura e eficiente. Com atuação em âmbito nacional e internacional a empresa atua por meio de prestação de serviços, editais e leis de incentivo à cultura. Acredita na educação como força para transformação e torna esse ideal em realidade por meio de projetos especiais, assessoria pedagógica e produção de conteúdos direcionados.

Saiba mais: www.evoluir.com.br

Sobre a Evoluir e o Tinkering