Com atividades adaptadas, iniciativa da Evoluir com apoio da Rhodia , empresa do Grupo Solvay, continuou promovendo a inovação da educação “mão na massa” em 2020

 

 

Tinkering_Itatiba

 

São Paulo, 10 de dezembro de 2020 - "Não tenho nenhum talento especial, sou apenas apaixonadamente curioso", disse ninguém menos que Albert Einstein ao descrever a si mesmo – em 1952. Quase sete décadas depois, a frase do brilhante cientista continua mais atual do que nunca, ao definir com propriedade o conceito de umas das mais modernas metodologias pedagógicas: a chamada educação “mão na massa”, uma forma mais livre e criativa de ensinar e aprender que reúne arte, ciência e tecnologia, estimulando a curiosidade e o pensamento crítico, colocando o aluno como protagonista.

Em 2020, o projeto Tinkering levou esta inovação a 82 educadores e 2.460 estudantes da rede pública de Itatiba. Viabilizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, a iniciativa tem o patrocínio da Rhodia, empresa do Grupo Solvay, e é implementada pela Evoluir em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Itatiba. 

“O projeto foi fundamental para trabalho desenvolvido na rede pública de Itatiba, buscamos a capacitação dos professores para aulas dinâmicas e práticas e quando retornarmos às aulas presenciais nossos professores e alunos terão em mãos ferramentas e atividades do Tinkering para aulas motivadoras e divertidas”, diz Anderson Sanfins, Secretário de Educação do município.

Como funciona - O projeto Tinkering é dividido em quatro etapas principais, compondo um processo que foi adaptado para o ambiente online por conta das restrições da pandemia: encontro virtual com os educadores para acolhida tecnológica, entrega das caixas T-Box, formação teórica e prática com muita mão na massa. Em horas de atividade síncrona, ou seja, com a participação simultânea dos educadores e do facilitador, os professores aprendem todos os passos do Steam (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics), metodologia de ensino americana que busca integrar conhecimentos de artes, ciências, tecnologia, engenharia e matemática para preparar os alunos para os desafios futuros como cidadão.

No Tinkering essa técnica é chamada de CDF (Conheça, Desenhe e Faça), uma nova abordagem do Steam que trabalha a curiosidade, a pesquisa e a mão na massa. Cada professor recebeu duas T-Box com materiais variados, divididos nas categorias eletrônicos, ferramental e estrutural, incluindo suportes de pilhas, LEDs, motores, alicates, madeiras, arames, entre outros, que podem ser usados para uma infinidade de experiências pedagógicas criativas. Os materiais de apoio englobam ainda o guia do educador Tinkering – Experiência Criativa e a plataforma web Tinker Lab.

“Com o projeto Tinkering o educador abre seu leque de opções didáticas. Com as atividades mão na massa, eixo central do projeto, os alunos são estimulados a desenvolver a criatividade, pesquisa problemas, buscar alternativas e criar soluções fantásticas. Além do mais, com o kit fornecido junto ao projeto, o professor consegue explorar várias áreas do conhecimento”, conta Fábio Guimaro Dias, professor participante do projeto.

A proposta de aprendizagem oferecida pelo Tinkering promove concretude ao aprendizado e está alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), apresentada pelo Ministério da Educação (MEC), especialmente porque essas abordagens consideram a aprendizagem de forma mais ampla e transversal - incluindo aspectos como a aprendizagem socioemocional - definindo um conjunto de competências gerais que devem ser desenvolvidas de forma integrada aos componentes curriculares ao longo de toda a Educação Básica.

As competências foram definidas a partir dos direitos éticos, estéticos e políticos assegurados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais e de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores essenciais para a vida no século XXI.

Rhodia - “O saldo da realização dessa iniciativa, que começou em Itatiba (SP), foi positivo, tendo em vista as enormes dificuldades enfrentadas por todo o setor de educação do País, por conta do distanciamento social provocado pela pandemia de coronavírus. Parabenizo os professores e alunos que dedicaram um esforço adicional nas suas tarefas cotidianas para a implantação do Tinkering. A educação, com aprendizado contínuo, é fator fundamental para o aumento da cidadania e do progresso da sociedade”, disse Odete Duarte, Diretora de Comunicação de Corporativa do Grupo Solvay na América Latina e responsável pela implantação de projetos ligados à Responsabilidade Social Corporativa na companhia na região.

100 anos de presença da Rhodia no Brasil Sob as marcas do pioneirismo e da inovação, a Rhodia, empresa do Grupo Solvay, completou 100 anos de atividades no Brasil em 2019. A empresa iniciou sua trajetória de sucesso em Santo André – SP, com a instalação de uma unidade industrial de produtos químicos, que representou o primeiro passo da industrialização da região do ABC paulista. Sempre à frente do seu tempo, a Rhodia tem dado ao longo desse período uma contribuição decisiva para o fortalecimento do setor químico/têxtil e da indústria do Brasil em geral, com o desenvolvimento de tecnologias, processos e produtos para diversos mercados, e com um profundo relacionamento com a sociedade brasileira. Desde setembro de 2011, a Rhodia faz parte do Grupo Solvay, um dos mais relevantes players internacionais em materiais avançados e especialidades químicas.

Saiba mais em www.rhodia.com.br e em www.solvay.com

 

Sobre o Grupo Solvay

A Solvay é uma empresa de ciências cujas tecnologias oferecem benefícios em muitos aspectos da nossa vida cotidiana. Com 24.100 empregados em 64 países, a Solvay une pessoas, ideias e elementos para reinventar o progresso. O Grupo busca criar valor compartilhado sustentável para todos, principalmente por meio do programa Solvay One Planet, elaborado em torno de três pilares: proteger o clima, preservar recursos e promover uma vida melhor. As soluções inovadoras do Grupo contribuem para produtos mais seguros, limpos e sustentáveis, que podem ser ​​encontrados em residências, alimentos e bens de consumo, aviões, carros, baterias, dispositivos inteligentes, equipamentos de saúde, sistemas de purificação de água e ar. Fundada em 1863, a Solvay está hoje entre as três principais empresas do mundo na maioria de suas atividades e obteve vendas líquidas de € 10,2 bilhões em 2019. A Solvay está listada na Euronext Brussels (SOLB) e Paris e nos Estados Unidos, onde ações (SOLVY) são negociadas através de um programa de ADR Nível I. No Brasil, a Solvay também atua com a marca Rhodia.

Saiba mais em www.solvay.com

 

Sobre o Tinkering

Tinkering – Arte e Tecnologia é um projeto criado pela Evoluir para levar às escolas da rede pública uma maneira mais livre, criativa e colaborativa de aprender, e, dessa forma, contribuir para o surgimento de novas mentes brilhantes e curiosas. O programa apoia-se em uma forma de trabalho conhecida como educação mão na massa, chamada também de, como o próprio nome diz, tinkering, maker ou hands-on, e explora atividades em que o aluno é protagonista do seu aprendizado, aliando educação, arte, ciência e tecnologia.

 

Sobre a Evoluir

A Evoluir é uma empresa híbrida de educação que atua com a produção de conteúdos e projetos com o objetivo de promover impacto social. Com mais de 20 anos de experiência, é especialista no desenho e execução de projetos em educação, cultura e meio ambiente. Assessora organizações públicas e privadas nos seus investimentos sociais e de forma segura e eficiente. Atua em todas as regiões do Brasil por meio de investimento direto, editais e leis de incentivo nos âmbitos federal, estadual e municipal. Conta com quatro áreas de negócios - Programas Educacionais, Educação Integral e Liderança, Eventos Culturais e a Editora Evoluir - que já beneficiaram mais de 500 mil pessoas por meio de parcerias com o poder público e iniciativa privada.

Saiba mais: www.evoluir.com.br

 

Mais informações à Imprensa:

Sobre a Evoluir e o projeto Tinkering

Gabriela Ribeiro (11) 94199-2090 / gabiribeiro@novitacom.com.br

Thaís Fernandez (19) 99792-9861 / thais@novitacom.com.br

Patricia Lopes (21) 99554-885 / patricia.lopes@novitacom.com.br

 

Sobre o Grupo Solvay e a Rhodia no Brasil

Roberto Custódio – roberto@pexpress.com.br e

Marcela de Paula – marcela@pexpress.com.br

Tels. (55 11) 3284 5164 ou celular (55 11) 999 33 8148