• Educadores do município participaram dos seis encontros de formação e receberam o material de apoio para implementar projetos “mão na massa” com seus alunos

 

  • Iniciativa da Evoluir com apoio da Rhodia adota Metodologia Ativa de Aprendizagem STEAM, que agrega a arte como estratégia para o desenvolvimento integral de crianças e jovens

 

Tinkering_Heliópolis II

 

Paulínia, 01 de dezembro de 2021 - Foi produtivo, divertido, dinâmico e passou muito rápido, mas certamente os resultados serão duradouros! Assim foi a formação do projeto ludo pedagógico Tinkering, concluída este mês junto a 53 educadores das escolas da rede pública de Paulínia (SP).

 

Desenvolvido pela Evoluir com patrocínio da Rhodia, empresa do Grupo Solvay, e apoio da Secretaria Municipal de Educação, a iniciativa adota a Metodologia Ativa de Aprendizagem STEAM, que agrega a arte como estratégia para o desenvolvimento integral dos alunos e propõe atividades “mão na massa”.

 

No total, foram quatro encontros com 16 horas de atividades e todos receberam as chamadas T-BOXs, caixas contendo itens e ferramentas para a montagem dos desafios propostos. Mais de 400 estudantes serão beneficiados com a adoção deste moderno recurso pedagógico nas práticas em sala de aula.

 

“O Tinkering é um projeto inovador e que propõe uma forma mais criativa, participativa e colaborativa de aprendizado, contribuindo para estimular o protagonismo da garotada, mas de maneira lúdica”, destaca Thais Buratto, coordenadora do projeto na Evoluir.

 

“Foi muito inspirador como os educadores de Paulínia se dedicaram à formação, se envolveram nas atividades propostas e se entusiasmaram com a oportunidade de propor coisas diferentes, com base nos conceitos da Metodologia Ativa de Aprendizagem STEAM”, aponta. “Temos certeza de que é um passo que fará toda a diferença no futuro desses alunos e ficamos muito gratos a todos pela forma como se engajaram na proposta, com o apoio essencial da Secretaria Municipal de Educação e da Rhodia”, completa Thaís Buratto.

 

“A Rhodia está muito satisfeita em apoiar um projeto social educativo com base na metodologia STEAM, que ajuda na formação integral das crianças das escolas públicas das comunidades próximas ao nosso conjunto industrial em Paulínia -SP’, afirma Luciane Nogueira, Gerente de Comunicação do Grupo Solvay e responsável pela coordenação dos projetos sociais da empresa.  

 

“Ao mesmo tempo – acrescenta Luciane Nogueira - agradecemos o engajamento dos educadores no desenvolvimento desse projeto. Mesmo em um período muito desafiador como esse que todos estamos enfrentando por conta da pandemia de coronavírus, eles seguiram firme e ativos no ensino remoto aos estudantes”

 

“Ampliou a minha criatividade pedagógica, me encorajando a ver possibilidades de ciências nas brincadeiras com os meus alunos. Meus ânimos foram renovados diante das descobertas e instigações levantadas da simplicidade e possibilidades de enriquecer minhas aulas com materiais do cotidiano mesmo, mas que abrem leques de aprendizagens tanto para mim quanto para as minhas crianças. Só tenho a agradecer a equipe do Tinkering que se empenhou para me mostrar esse caminho maravilhoso”, agradece a educadora Gisele Gaiani.

 

"Conhecer e aplicar o projeto foi uma inovação metodológica que colocou os alunos e professores frente ao que há de mais moderno em Educação", ressalta Meire Muller, Secretária de Educação de Paulínia.

 

Como funciona 

O projeto Tinkering é dividido em quatro etapas principais, compondo um processo que foi adaptado para o ambiente online por conta das restrições da pandemia: encontro virtual com os educadores para acolhida tecnológica, entrega das caixas T-Box e encontros formativos com metodologia “mão na massa”.

 

Em 16 horas de atividade síncrona, ou seja, com a participação simultânea dos educadores e do facilitador, os professores aprendem todos os passos do STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics), metodologia de ensino americana que busca integrar conhecimentos de artes, ciências, tecnologia, engenharia e matemática para preparar os alunos para os desafios futuros como cidadão. No Tinkering essa técnica é chamada de CDF (Conheça, Desenhe e Faça), uma nova abordagem do STEAM que trabalha a curiosidade, a pesquisa e a mão na massa.

 

As T-Box trazem materiais variados, divididos nas categorias eletrônicos, ferramental e estrutural, incluindo suportes de pilhas, LEDs, motores, alicates, madeiras, arames, entre outros, que podem ser usados para uma infinidade de experiências pedagógicas criativas. Os materiais de apoio englobam ainda o guia Tinkering – Experiência Criativa e a plataforma Tinker Lab online, para formação complementar, com conteúdos e materiais referenciais, dicas de atividades, roteiros de projetos criativos e sugestões de materiais alternativos para a execução das atividades.

 

Sobre o Tinkering

Tinkering – Arte e Tecnologia é um projeto criado pela Evoluir para levar às escolas da rede pública uma maneira mais livre, criativa e colaborativa de aprender, e, dessa forma, contribuir para o surgimento de novas mentes brilhantes e curiosas. O programa apoia-se em uma forma de trabalho conhecida como educação mão na massa, chamada também de, como o próprio nome diz, tinkering, maker ou hands-on, e explora atividades em que o aluno é protagonista do seu aprendizado, aliando educação, arte, ciência e tecnologia.

 

Sobre a Rhodia

A Rhodia é uma empresa do Grupo Solvay cujas tecnologias oferecem benefícios em muitos aspectos da nossa vida cotidiana. Com 23.000 empregados em 64 países, a Solvay une pessoas, ideias e elementos para reinventar o progresso. O Grupo busca criar valor compartilhado sustentável para todos, principalmente por meio do programa Solvay One Planet, elaborado em torno de três pilares: proteger o clima, preservar recursos e promover uma vida melhor. As soluções inovadoras do Grupo contribuem para produtos mais seguros, limpos e sustentáveis, que podem ser encontrados em residências, alimentos e bens de consumo, aviões, carros, baterias, dispositivos inteligentes, equipamentos de saúde, sistemas de purificação de água e ar. Fundada em 1863, a Solvay está hoje entre as três principais empresas do mundo na maioria de suas atividades e obteve vendas líquidas de € 8,9 bilhões em 2020. A Solvay está listada na Euronext Brussels (SOLB) e Paris e nos Estados Unidos, onde ações (SOLVY) são negociadas através de um programa de ADR Nível I.

Saiba mais em www.solvay.com

 

Sobre a Evoluir

A Evoluir é uma empresa educacional com um forte propósito social. Com mais de 20 anos de experiência, é especialista no desenho e execução de projetos em educação, cultura e meio ambiente. Assessora organizações públicas e privadas nos seus investimentos sociais, de forma segura e eficiente. Atua em todas as regiões do Brasil por meio de investimento direto, editais e leis de incentivo nos âmbitos federal, estadual e municipal. Conta com quatro áreas de negócios - Projetos Educacionais, Formação Continuada, Eventos Educacionais e Editora Evoluir - que já beneficiaram mais de 500 mil pessoas por meio de parcerias com o poder público e iniciativa privada.

Saiba mais: www.evoluir.com.br

 

Informações para a imprensa

Sobre a Evoluir e o Tinkering

Fibra Comunicação

Alessandra Marques – imprensa@fibracomunicacao.com

Tel. (11) 9 7119.0188

 

Sobre a Rhodia e o Grupo Solvay no Brasil

Roberto Custódio – roberto@pexpress.com.br 

Tels. (55 11) 3284 5164 ou celular (55 11) 999 33 8148