Rhodia coloca em operação no Brasil a segunda fábrica de solvente sustentável Augeo®

Produto criado por pesquisadores brasileiros atende diversos mercados que exigem sustentabilidade e inovação: fragrâncias, cuidados pessoais e itens de limpeza doméstica e institucional, tintas e vernizes, além dos segmentos Agro e Petróleo e Gás

Augeo-Gloria II

São Paulo (Brasil), 01 de outubro de 2020 – A Rhodia, empresa do Grupo Solvay, colocou em operação no Brasil a segunda planta de produção dedicada exclusivamente ao solvente sustentável Augeo®, elevando a capacidade produtiva desse solvente para 20 mil toneladas por ano.

Inovação criada pelos pesquisadores brasileiros do Grupo Solvay, a linha de produtos Augeo®, derivada de fonte renovável (glicerina), com foco em sustentabilidade e alto desempenho, é composta por moléculas versáteis, com alto poder de solubilização e reduzidíssimo odor.

Os solventes Augeo®, todos patenteados internacionalmente, são utilizados principalmente nos mercados de bens de consumo, com destaque na linha de produtos destinados aos cuidados com a casa, como limpadores multiuso e nos aromatizadores de ambientes, e em itens de cuidados pessoais e fragrâncias.

Outro segmento importante é o de limpeza industrial e institucional. Tem sido aplicado com sucesso nos segmentos Agro e Petróleo e Gás e está presente, ainda, nos mercados de tintas e vernizes.

Instalada no conjunto industrial da empresa em Paulínia (Brasil), a nova planta já opera a plena carga, atendendo a clientes de vários continentes. Atualmente, cerca de 80% da produção são exportadas. Os Estados Unidos são o principal destino do produto fabricado em Paulínia, respondendo por uma fatia de mais de 30% das exportações, seguido por Europa, Ásia e América Latina.

“As nossas equipes estão de parabéns por desenvolver esse projeto dentro do cronograma previsto, com total segurança e qualidade, em meio a um cenário desafiador de pandemia de Covid-19”, disse Daniela Manique, presidente da Unidade Global de Negócios Coatis do Grupo Solvay e principal dirigente da companhia na América Latina. “A instalação dessa nova unidade produtiva consolida a vocação da empresa como polo de inovação sustentável para o Grupo Solvay, aproveitando o potencial de sustentabilidade oferecido pelo país”.

A Rhodia está permanentemente desenvolvendo novas aplicações para os solventes da linha Augeo, acrescentou Daniela Manique, informando que a empresa obteve registro na “Vegan Society”, a mais tradicional e respeitada nesse mercado, para os solventes Augeo® Crystal e HGL (hexilenoglicol). O selo, que atesta que o produto não tem ingrediente de origem animal nem foi testado em animais, abre novos nichos para os solventes sustentáveis, como o de produtos veganos de cuidados pessoais ou de cuidados para a casa, uma tendência em crescimento sobretudo internacionalmente.

100 anos de presença da Rhodia no Brasil – Sob as marcas do pioneirismo e da inovação, a Rhodia, empresa do Grupo Solvay, completou 100 anos de atividades no Brasil em 2019. A empresa iniciou sua trajetória de sucesso em Santo André – SP, com a instalação de uma unidade industrial de produtos químicos, que representou o primeiro passo da industrialização da região do ABC paulista. Sempre à frente do seu tempo, a Rhodia tem dado ao longo desse período uma contribuição decisiva para o fortalecimento do setor químico/têxtil e da indústria do Brasil em geral, com o desenvolvimento de tecnologias, processos e produtos para diversos mercados, e com um profundo relacionamento com a sociedade brasileira. Desde setembro de 2011, a Rhodia faz parte do Grupo Solvay, um dos mais relevantes players internacionais em materiais avançados e especialidades químicas.

Saiba mais em www.rhodia.com.br e em www.solvay.com

A Solvay é uma empresa de ciências cujas tecnologias oferecem benefícios em muitos aspectos da nossa vida cotidiana. Com 24.100 empregados em 64 países, a Solvay une pessoas, ideias e elementos para reinventar o progresso. O Grupo busca criar valor compartilhado sustentável para todos, principalmente por meio do programa Solvay One Planet, elaborado em torno de três pilares: proteger o clima, preservar recursos e promover uma vida melhor. As soluções inovadoras do Grupo contribuem para produtos mais seguros, limpos e sustentáveis, que podem ser encontrados em residências, alimentos e bens de consumo, aviões, carros, baterias, dispositivos inteligentes, equipamentos de saúde, sistemas de purificação de água e ar. Fundada em 1863, a Solvay está hoje entre as três principais empresas do mundo na maioria de suas atividades e obteve vendas líquidas de € 10,2 bilhões em 2019. A Solvay está listada na Euronext Brussels (SOLB) e Paris e nos Estados Unidos, onde ações (SOLVY) são negociadas através de um programa de ADR Nível I. No Brasil, a Solvay também atua com a marca Rhodia. Saiba mais em www.solvay.com

Mais informações à Imprensa

Roberto Custódio - roberto@pexpress.com.br