Amcham Award 2021- Brazil

São Paulo, Brasil, 28 de maio de 2021 - A Rhodia, empresa do Grupo Solvay, conquistou o Prêmio ECO da AMCHAM-Brasil (Câmara de Comércio Brasil-EUA), edição de 2021, na categoria ‘Empresas de Grande Porte – Ações de Enfrentamento à Covid-19’.

O prêmio foi concedido pelo desenvolvimento em tempo recorde, no início da pandemia de coronavírus, em 2020, de uma inovação até agora sem similar no mercado. Trata-se de Amni® Virus-Bac OFF, fio têxtil inteligente de poliamida com propriedade antiviral e antibacteriana, que bloqueia a contaminação cruzada entre artigos têxteis e o usuário.

Criado pelos pesquisadores têxteis brasileiros da empresa, Amni® Virus-Bac OFF oferece uma proteção extra contra os vírus em geral (envelopados e não envelopados), entre eles o novo coronavírus.

Sucesso de mercado no Brasil e que está conquistando clientes internacionais, o produto tem variadas aplicações têxteis em máscaras de uso social, roupas em geral e uniformes profissionais, entre outras, além de ser utilizado nos tecidos de revestimento dos bancos de ônibus, auxiliando as pessoas - especialmente as populações menos favorecidas - a se protegerem.

Para a concessão do prêmio, os jurados da AMCHAM levaram em conta também as ações de responsabilidade social realizadas pela empresa no Brasil, tais como a doação de produtos para limpeza (álcool a 70% e peróxido de hidrogênio), máscaras confeccionadas com seus fios têxteis, fios e tecidos para a confecção de máscaras por costureiras de projetos sociais. Além de materiais plásticos para a fabricação de escudos faciais e distribuição de cestas básicas de alimentos e produtos de limpeza, beneficiando comunidades de locais onde o Grupo Solvay têm presença industrial e comercial.

Sobre o Prêmio ECO

Considerado um dos principais reconhecimentos do setor, o Prémio ECO é uma iniciativa da AMCHAM- Basil que reconhece práticas empresariais exemplares e promove a reflexão sobre o desenvolvimento sustentável nas empresas e na sociedade brasileira. O nome ECO é uma sigla da fusão das palavras empresa e comunidade que foi dado à premiação para reconhecer o que existia em termos de práticas sustentáveis na época da sua criação, em 1982. No último ano, o Prêmio Eco se juntou ao movimento SOMA, iniciativa da Amcham para combinar esforços de diferentes frentes (empresas, governos e sociedade), no enfrentamento da COVID-19 a fim de reconhecer as práticas mais inovadoras do meio empresarial voltadas à questão. Nesta edição de 2021, o Prêmio ECO avaliou 129 iniciativas de 97 empresas de todos os setores e portes, incluindo startups, resultando em 25 iniciativas vencedoras.

A Solvay é uma empresa de ciências cujas tecnologias oferecem benefícios em muitos aspectos da nossa vida cotidiana. Com 23.000 empregados em 64 países, a Solvay une pessoas, ideias e elementos para reinventar o progresso. O Grupo busca criar valor compartilhado sustentável para todos, principalmente por meio do programa Solvay One Planet, elaborado em torno de três pilares: proteger o clima, preservar recursos e promover uma vida melhor. As soluções inovadoras do Grupo contribuem para produtos mais seguros, limpos e sustentáveis, que podem ser encontrados em residências, alimentos e bens de consumo, aviões, carros, baterias, dispositivos inteligentes, equipamentos de saúde, sistemas de purificação de água e ar. Fundada em 1863, a Solvay está hoje entre as três principais empresas do mundo na maioria de suas atividades e obteve vendas líquidas de € 8,9 bilhões em 2020. A Solvay está listada na Euronext Brussels (SOLB) e Paris e nos Estados Unidos, onde ações (SOLVY) são negociadas por meio de um programa de ADR Nível I. No Brasil, a Solvay também atua com a marca Rhodia. Saiba mais em www.solvay.com

Roberto Custódio – roberto@pexpress.com.br

Tels.  (55 11) 999 33 8148