Press release
A empresa ocupou a 37ª posição no ranking Valor Inovação Brasil, reconhecido como principal anuário de inovação do país.

O jornal Valor Econômico e a consultoria Strategy&, parte do network PwC, divulgaram nesta segunda-feira (18), a segunda edição do anuário “Inovação Brasil”, que premiou as 100 empresas que se destacam no desenvolvimento de pesquisa e tecnologia.

Nesse ano foram avaliadas mais de 162 empresas com faturamento superior a R$ 500 milhões/ano, analisando os investimentos em inovação, melhores práticas, novos produtos e soluções, e as estratégias das empresas ligadas a inovação, considerando prioritariamente as ações realizadas no Brasil.

O anuário trouxe um ranking elaborado a partir de pesquisa realizada com empresas de diferentes setores. A metodologia de avaliação teve como base quatro grandes critérios: intenção de inovar, esforço para realizar a inovação, resultados obtidos e avaliação do mercado.

Dentre as empresas da categoria Indústria Química e Transformação, a Rhodia figura entre as 10 empresas mais inovadoras.

Pesquisa e Inovação do Grupo Solvay no Brasil

A inovação tem sido um importe impulsionador dos negócios da Rhodia no Brasil e um caminho fundamental para transformar em realidade o propósito que inspira o Grupo: responder aos desafios do mundo contemporâneo e às aspirações das pessoas por mais saúde e qualidade de vida, contribuindo com soluções que vão modelando a química responsável e sustentável.

O Brasil sedia um dos 15 Centros de Pesquisa e Inovação da Solvay. Localizado em Paulínia (SP), ele conta com laboratórios corporativos compartilhados e laboratórios de desenvolvimento dedicados às Unidades de Negócios da empresa. São mais de cem cientistas, PHDs e pesquisadores dedicados ao desenvolvimento de produtos inovadores e sustentáveis para os clientes, assim como processos cada vez mais ecoeficientes. Além das atividades locais, a equipe do Centro de Pesquisa de Paulínia interage em nível global com os demais Centros de Pesquisa e Inovação do Grupo.

A Rhodia no Brasil vem gerando produtos e tecnologias inovadoras alinhados a esses objetivos. Entre eles estão Emana, fio inteligente que estimula a circulação sanguinea; Amni Soul Eco primeiro fio biodegradável de poliamida do mundo; Augeo Clean, solvente produzido a partir de fonte renovável; e Technyl Eco, plástico de engenharia obtido a partir de poliamida 6.6 reciclada.

Como um grupo internacional de química e de materiais avançados, a Solvay auxilia os clientes na inovação, no desenvolvimento e fornecimento de soluções sustentáveis de alto valor, que consomem menos energia, reduzem as emissões de CO2, otimizam o uso de recursos e melhoram a qualidade de vida no planeta. Seus produtos são utilizados em diversos mercados, tais como automotivo e aeroespacial, bens de consumo e de cuidados com a saúde e beleza, energia e meio ambiente,  construção, elétricos e eletrônicos, bem como aplicações industriais. O Grupo, com sede em Bruxelas, emprega 30.000 pessoas em 53 países. Registrou em 2014 um faturamento próximo a € 12 bilhões, dos quais 90% foram obtidos com vendas em atividades nas quais está entre os três líderes mundiais. A Solvay SA (SOLB.BE) está listada na Euronext, em Bruxelas e Paris (Bloomberg: SOLB:BB – Reuters:  SOLB.BR). No Brasil, o Grupo também atua com a marca Rhodia.