Após o anúncio de consórcio de economia circular com o Grupo Renault para preservar recursos em todo processo de produção de baterias de veículos elétricos, a Solvay e a Veolia agora avançam para a próxima etapa concreta de seu projeto

Bruxelas, 05 de julho de 2021 - Como parte de sua parceria para permitir a economia circular de metais de baterias de veículos elétricos na Europa por meio da reciclagem em circuito fechado, a Solvay e a Veolia firmaram um acordo de operação conjunta para iniciar sua colaboração em uma fase de demonstração.

A tecnologia conjunta das duas empresas permitirá que metais estratégicos de baterias usadas de veículos elétricos sejam extraídos e refinados em metais de alta pureza prontos para serem reutilizados em novas baterias.

Como a produção de baterias de íon-lítio na Europa deve aumentar drasticamente, o projeto visa reduzir a pegada ambiental das baterias de veículos elétricos do futuro, garantindo uma fonte de abastecimento local para matérias-primas críticas. Neste estágio, a prova de conceito demonstrou com sucesso a capacidade do processo hidrometalúrgico da Solvay de purificar cobalto, lítio e níquel após o processo da Veolia de extração química de células de bateria fragmentadas ("massa negra").

A próxima etapa é validar e otimizar o processo em um ambiente pré-industrial, implantando uma unidade de produção em escala reduzida. A planta de demonstração reunirá todas as unidades de operação do processo industrial, incluindo a dissolução dos metais contidos na “massa negra” de entrada, a separação, concentração, purificação de elementos metálicos individuais e, finalmente, sua transformação em metais de alta pureza que respondem às especificações dos produtores de materiais ativos de cátodo.

Diferentes locais da planta de demonstração ainda estão sendo avaliados, mas as duas empresas já confirmaram que a unidade ficará na França. Neste projeto, as empresas se beneficiam de financiamento público do governo francês, além de seus próprios investimentos. O projeto, licenças, utilidades e equipamentos da usina devem começar ainda este ano.

Estou muito satisfeita em ver este projeto avançar na circularidade e na mobilidade mais limpa. Com este acordo de operação conjunta, estamos alcançando a próxima etapa da nossa aliança com a Veolia e passando para a fase de planta de demonstração, que é a mais longa e crítica fase do projeto, cujo objetivo é qualificar os produtos finais de metais puros reciclados. Com esta parceria, temos uma oportunidade fantástica de construir um ecossistema de bateria mais verde

Ilham Kadri
CEO da Solvay

A parceria existente entre a Veolia e a Solvay, aproveitando o conhecimento da Solvay na extração química de metais de baterias e a experiência da Veolia no desmonte e reciclagem de baterias de íon-lítio, foi criada em setembro de 2020. Em março de 2021, o Grupo Renault se juntou ao consórcio, como um player chave no mercado de veículos elétricos, que possui um envolvimento de longa data na economia circular e no ciclo de vida das baterias de veículos elétricos.

Sobre a Veolia

O grupo Veolia é líder global em gerenciamento otimizado de recursos. Com cerca de 179.000 funcionários em todo o mundo, o Grupo projeta e fornece soluções de gestão de água, resíduos e energia que contribuem para o desenvolvimento sustentável de comunidades e indústrias. Por meio de suas três atividades comerciais complementares, a Veolia ajuda a desenvolver o acesso aos recursos, preservar os recursos disponíveis e reabastecê-los. Em 2019, o grupo Veolia abasteceu 98 milhões de pessoas com água potável e 67 milhões de pessoas com serviço de esgoto, produziu cerca de 45 milhões de megawatts-hora de energia e tratou 50 milhões de toneladas de resíduos. A Veolia Environnement (listada na Paris Euronext: VIE) registrou receita consolidada de € 27,189 bilhões em 2019 (US $ 29,9 bilhões).

A Solvay é uma empresa de ciências cujas tecnologias oferecem benefícios em muitos aspectos da nossa vida cotidiana. Com 23.000 empregados em 64 países, a Solvay une pessoas, ideias e elementos para reinventar o progresso. O Grupo busca criar valor compartilhado sustentável para todos, principalmente por meio do programa Solvay One Planet, elaborado em torno de três pilares: proteger o clima, preservar recursos e promover uma vida melhor. As soluções inovadoras do Grupo contribuem para produtos mais seguros, limpos e sustentáveis, que podem ser encontrados em residências, alimentos e bens de consumo, aviões, carros, baterias, dispositivos inteligentes, equipamentos de saúde, sistemas de purificação de água e ar. Fundada em 1863, a Solvay está hoje entre as três principais empresas do mundo na maioria de suas atividades e obteve vendas líquidas de € 8,9 bilhões em 2020. A Solvay está listada na Euronext Brussels (SOLB) e Paris e nos Estados Unidos, onde ações (SOLVY) são negociadas por meio de um programa de ADR Nível I. No Brasil, a Solvay também atua com a marca Rhodia. Saiba mais em www.solvay.com

Roberto Custódio – roberto@pexpress.com.br

Tels. (55 11) 3284 5164 ou celular (55 11) 999 33 8148