Entrando em um novo capítulo, a Solvay pretende se estabelecer como uma referência líder do setor em produtos químicos essenciais, estabelecendo altos padrões em descarbonização e responsabilidade social.

Bruxelas, 11 de Dezembro, 2023 - 8:30 CET

A Solvay concluiu com sucesso o spin-off da Syensqo, um momento crucial em sua rica história. Esse movimento marca uma mudança estratégica significativa para o Grupo, posicionando-o como pioneiro em produtos químicos essenciais em escala global. Isso prepara a Solvay para entrar em um novo estágio de crescimento sustentável, aprimorando seu foco nas principais áreas de negócios e reafirmando sua dedicação à liderança de mercado, descarbonização e responsabilidade social.

Presença global e base de clientes diversificada

Com mais de 9.000 empregados em 40 países, a Solvay tem o compromisso de oferecer produtos sustentáveis que atendam às necessidades fundamentais da sociedade. Essas necessidades incluem a purificação do ar e da água, a preservação dos suprimentos de alimentos, a proteção da saúde e do bem-estar, a criação de roupas ecologicamente corretas, a melhoria da sustentabilidade dos pneus automotivos e a contribuição para o isolamento térmico, a limpeza e a proteção das residências.

Construído sobre bases sólidas, o Grupo tem impulsionado consistentemente o progresso do setor por meio da inovação contínua de processos. Com um portfólio que engloba monotecnologias importantes, como carbonato de sódio, bicarbonato, sílica, peróxido de hidrogênio, flúor e terras raras, fenol e solventes, a Solvay atua como um fornecedor vital e confiável nos mercados globais. A presença global única e bem equilibrada da empresa permite que ela atenda a uma base de clientes diversificada e focada na sustentabilidade.

Metas financeiras ambiciosas e compromissos de sustentabilidade

Em 13 de novembro de 2023, a Solvay revelou sua visão de futuro durante o Capital Market Day, delineando metas financeiras ambiciosas para 2028. Os objetivos se concentram em alcançar um crescimento médio de EBITDA de um dígito, proporcionando uma geração de caixa resiliente, permitindo o pagamento de dividendos estáveis a crescentes, tudo isso enquanto mantém uma classificação de crédito de grau de investimento.

Enfatizando a sustentabilidade, o roadmap da Solvay ressalta o compromisso do Grupo com uma transição justa e responsabilidade ambiental, com um objetivo proativo de alcançar a neutralidade de carbono até 2050. Em sua transição para uma energia mais limpa, a Solvay está eliminando o uso de carvão até 2030 onde quer que existam alternativas renováveis, com uma meta notável de alcançar energia livre de carvão em 5 de suas 7 fábricas de carbonato de sódio até 2025. Além de reduzir suas próprias emissões, a Solvay está comprometida com uma redução de 20% nas emissões ao longo da cadeia de valor até 2030.

Dedicada ao bem-estar dos empregados e da comunidade, a Solvay estabeleceu metas ambiciosas, incluindo zero acidentes, equilíbrio de gênero em cargos de gestão e um salário digno para 100% de sua força de trabalho até 2026, alinhado com a iniciativa Forward Faster do Pacto Global da ONU.

A conclusão do spin-off entrou em vigor em 11 de dezembro, com a Solvay e a Syensqo agora sendo negociadas como entidades separadas na bolsa de valores sob seus respectivos símbolos. "Gostaria de aproveitar esta oportunidade para desejar aos nossos colegas da Syensqo um futuro de sucesso como uma empresa autônoma", acrescentou Pierre Gurdjian.

Pierre Gurdjian, Presidente do Conselho de Administração da Solvay, expressou seu apreço pela conclusão do spin-off, afirmando: "Estou entusiasmado com o sucesso do spin-off, um movimento estratégico que ressalta nosso compromisso com o valor a longo prazo. Essa decisão reflete nossa dedicação em criar valor sustentável para as partes interessadas e garantir o sucesso contínuo da Solvay. Colaborando com diretores experientes e altamente qualificados, estamos posicionados para trabalhar em estreita colaboração com a equipe de liderança executiva, estabelecendo a Solvay como líder em produtos químicos essenciais. As megatendências predominantes apresentam oportunidades atraentes para aumentar o valor. Aproveitando nossa liderança e visão, guiaremos a Solvay com confiança para o futuro."

Philippe Kehren, CEO da Solvay, acrescentou: "Na Solvay, nossa missão é aproveitar o poder da química para criar produtos sustentáveis para os desafios mais urgentes do mundo. Nosso compromisso envolve a introdução de inovações de processo e produtos sustentáveis, tudo isso enquanto minimizamos nossa pegada ambiental. Com a simplificação impulsionada pela separação, a Solvay está preparada para reforçar seu histórico de obtenção de margens robustas no quartil superior do setor, gerando caixa e proporcionando retornos. Nosso objetivo é criar valor duradouro para empregados, comunidades, clientes e acionistas por meio de nossa abordagem integrada."

Media relations

Investor relations

Peter Boelaert

Laetitia Van Minnenbruggen

Kimberly King

media.relations@solvay.com

Geoffroy d’Oultremont

Vincent Toussaint

investor.relations@solvay.com

Sobre a  Solvay

A Solvay, uma empresa química pioneira com um legado enraizado nas inovações do fundador Ernest Solvay no processo de carbonato de sódio, dedica-se a fornecer soluções essenciais globalmente por meio da sua força de trabalho de mais de 9.000 empregados. Desde 1863, a Solvay aproveita o poder da química para criar soluções inovadoras e sustentáveis ​​que respondem às necessidades mais essenciais do mundo, como purificar o ar que respiramos e a água que bebemos, preservando os nossos abastecimentos alimentares, protegendo a nossa saúde e bem-estar, criando roupas eco-friendly, tornando os pneus dos nossos carros mais sustentáveis ​​e limpando e protegendo as nossas casas. Enquanto empresa líder mundial, com 5,6 mil milhões de euros em vendas líquidas em 2022 e cotação na Euronext Bruxelas e Paris (SOLB), o seu compromisso inabalável impulsiona a transição para um futuro neutro em carbono até 2050, sublinhando a sua dedicação à sustentabilidade e a uma sociedade justa. Para obter mais informações sobre a Solvay, visite solvay.com ou siga a Solvay no Linkedin.

Aviso de Segurança

Este comunicado à imprensa pode conter informações sobre previsões. As declarações prospectivas descrevem expectativas, planos, estratégias, metas, eventos futuros ou intenções. A realização das declarações prospectivas contidas neste comunicado à imprensa está sujeita a riscos e incertezas relacionados a uma série de fatores, incluindo fatores econômicos gerais, flutuações de taxas de juros e de câmbio, mudanças nas condições de mercado, concorrência de produtos, natureza do desenvolvimento de produtos, impacto de aquisições e alienações, reestruturações, retirada de produtos, processos de aprovação regulatória, cenário all-in de projetos de P&I e outros itens incomuns. Consequentemente, os resultados reais ou eventos futuros podem diferir substancialmente daqueles expressos ou implícitos em tais declarações prospectivas. Se riscos ou incertezas conhecidos ou desconhecidos se materializarem, ou se nossas suposições se mostrarem imprecisas, os resultados reais poderão variar substancialmente daqueles previstos. A Empresa não assume nenhuma obrigação de atualizar ou revisar publicamente quaisquer declarações prospectivas.