Estímulo à criatividade de 6 mil jovens

Tinkering_Heliópolis
Educadoras demostrando as ferramentas, T-BOX

Desenvolvida pela empresa educacional Evoluir, com patrocínio da Rhodia em 2020, e viabilizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo proporciona aos educadores a oportunidade de trabalhar com a Metodologia Ativa de Aprendizagem STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics - Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) com os alunos.

Moderno recurso pedagógico, o método agrega a arte como área-chave para o desenvolvimento integral dos alunos e propõe atividades “mão na massa”, baseada em projetos e desafios, colocando as crianças como protagonistas de seu aprendizado. Como destaca Thais Buratto, coordenadora do projeto na Evoluir “o Tinkering busca levar às escolas uma maneira mais livre, criativa e colaborativa de aprender, e, dessa forma, contribuir para o surgimento de novas mentes brilhantes e curiosas”.

T-Box

“O objetivo é que ao final desse período os educadores se sintam seguros para aplicar o que aprenderam com os alunos, além de criarem outras oportunidades para fomentar uma cultura do fazer, do experimentar, da tentativa e erro, estimulando assim o desenvolvimento da criatividade entre os alunos”, afirma Thais Buratto.

A proposta de aprendizagem oferecida pelo Tinkering promove concretude ao aprendizado e está alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), apresentada pelo Ministério da Educação (MEC). Em especial porque essas abordagens consideram a aprendizagem de forma mais ampla e transversal - incluindo aspectos como a aprendizagem socioemocional - definindo um conjunto de competências gerais que devem ser desenvolvidas de forma integrada aos componentes curriculares ao longo de toda a Educação Básica.

“O apoio ao projeto Tinkering, com base na metodologia STEAM, está alinhado ao propósito da Rhodia de levar às comunidades onde mantém atividades industriais e comerciais, iniciativas voltadas para o desenvolvimento da educação de crianças e jovens”, diz Luciane Nogueira, gerente de Comunicação Corporativa do Grupo Solvay no Brasil. 

 

Evoluir_tinkering_video-_1_

 

Como funciona a metodologia

O projeto Tinkering é dividido em cinco principais etapas – encontro virtual com acolhida tecnológica, entrega das caixas, metodologia mão na massa e a formação final prevista para acontecer em novembro. Todo o processo foi adaptado para o ambiente online, por conta da quarentena provocada pela pandemia do novo coronavírus.

Por meio da experiência, as turmas de professores aprendem, num total de 12 horas de formação, todos os passos do método Steam - Metodologia de ensino americana que busca integrar conhecimentos de artes, ciências, tecnologia, engenharia e matemática para preparar os alunos para os desafios futuros como cidadão.

No Tinkering essa técnica é chamada de CDF (Conheça, Desenhe e Faça), uma nova abordagem do Steam que trabalha a curiosidade, a pesquisa e a mão na massa.

Fazendo a diferença na comunidade com os professores

Paulínia
Heliópolis e Paraisópolis
Itatiba
Taboão da Serra