São Paulo, 19 de julho de 2022 - As inovações e os processos de produção que valorizam a sustentabilidade são os destaques da participação da Rhodia, empresa do Grupo Solvay, na 26ª edição do INSPIRAMAIS, salão de lançamentos de produtos para a indústria da moda calçadista, de confecções, móveis e bijuterias (19 e 20 de julho no Centro de Eventos da FIERGS, em Porto Alegre-RS).

No Espaço da Sustentabilidade do evento, no qual 17 empresas apresentam soluções inovadoras e sustentáveis para o setor calçadista, a Rhodia está mostrando suas mais recentes inovações nas áreas de têxteis e de químicos, além de detalhar seus processos produtivos que valorizam o uso responsável dos recursos à disposição, as fontes renováveis, os insumos reciclados, a redução de resíduos e de emissões de CO2.

Na área têxtil, um dos destaques é o fio têxtil Amni Soul Eco®, a primeira poliamida têxtil de degradação acelerada em aterro sanitário, que tem sido utilizada com sucesso tanto no mercado de moda quanto na produção de calçados, em especial em tênis e outros sapatos esportivos fabricados com o emprego em knit, montado a partir da técnica string e injeção direta da sola, que também usa PU (poliuretano).

Outro produto têxtil da Rhodia na linha dos sustentáveis é recentíssimo fio de poliamida Bio Amni®, que começa a ser utilizado pela indústria calçadista. Poliamida 5.6 parcialmente de fonte renovável, o Bio Amni® segue a tendência global da crescente demanda e movimentação de mercado por mais produtos têxteis sustentáveis.

Esta poliamida oferece absorção e conforto térmico próximo ao algodão, além de todas as características da poliamida da Rhodia: toque suave, facilidade de lavar e passar e respirabilidade. O seu ciclo de tingimento também é mais rápido, reduzindo em até 40% o consumo de energia neste processo.

“Desenvolvemos essas inovações têxteis para atender as necessidades de diversos segmentos da economia, incluindo o setor coureiro/calçadista, que está avançando nas questões ligadas à sustentabilidade”, diz Marcello Bathe, gerente comercial de Poliamida e Fibras da Rhodia.

Tradicional fornecedora do setor de couros, componentes e calçados, a Rhodia também oferece ao segmento têxtil uma gama de fios de poliamida para linhas de costura industrial comercializada sob a marca Rhodianyl®

 

Químicos - No segmento de produtos químicos aplicados a calçados, a Rhodia comercializa o ácido adípico para aplicação na produção de PU (poliuretano) destinado a calçados. O ácido adípico é produzido pela Rhodia no complexo químico de Paulínia-SP e integra uma cadeia de produção sustentável que elimina da atmosfera 100% dos gases de efeito estufa. O complexo industrial também abate 95% de suas emissões de CO2 e está recebendo investimentos para se tornar neutro em emissões em um futuro próximo.

Também na área química, a empresa oferece ao setor calçadista um portfólio de agentes químicos de expansão para espumas termoplásticas (PVC, EVA, EPDM, borrachas e outras resinas). Trata-se da linha de produtos Alve-One®️, que tem como base o bicarbonato de sódio. É um produto 100% seguro para os utilizadores e meio ambiente, não libera maus odores e VOC’s (compostos orgânicos voláteis), não deixa resíduos tóxicos nas espumas, sendo seguro também para o consumidor final.

“Além disso, Alve-One®️ permite ao setor de calçados melhorar significativamente a sua pegada de carbono ao, comparativamente às referências de mercado, emitir 10 vezes menos CO2 equivalente”, informa Gabriel Madiedo, gerente de mercado de Soda Ash e Bicarbonato do Grupo Solvay na América Latina.

 

Serviço: Rhodia – Grupo Solvay na 26ª edição do Inspiramais

Centro de Eventos da FIERGS, em Porto Alegre-RS

Dias 19 e 20 de julho de 2022 – das 10h00 às 20h00

 

Sobre o INSPIRAMAIS

O INSPIRAMAIS é uma promoção da Assintecal, em conjunto com o Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). A realização é do programa By Brasil Components, Machinery and Chemicals e a parceria do Sebrae Nacional. Nos dois dias de evento, 150 expositores de materiais e insumos para a indústria da moda apresentarão seus produtos para mais de cinco mil visitantes do Brasil e do mundo. 

 

Sobre o Grupo Solvay

A Solvay é uma empresa de ciências cujas tecnologias oferecem benefícios em muitos aspectos da nossa vida cotidiana. Com 21.000 empregados em 63 países, a Solvay une pessoas, ideias e elementos para reinventar o progresso. O Grupo busca criar valor compartilhado sustentável para todos, principalmente por meio do programa Solvay One Planet, elaborado em torno de três pilares: proteger o clima, preservar recursos e promover uma vida melhor. As soluções inovadoras do Grupo contribuem para produtos mais seguros, limpos e sustentáveis, que podem ser encontrados em residências, alimentos e bens de consumo, aviões, carros, baterias, dispositivos inteligentes, equipamentos de saúde, sistemas de purificação de água e ar. Fundada em 1863, a Solvay está hoje entre as três principais empresas do mundo na maioria de suas atividades e obteve vendas líquidas de € 10,1 bilhões em 2021. A Solvay está listada na Euronext Brussels (SOLB) e Paris e nos Estados Unidos, onde ações (SOLVY) são negociadas por meio de um programa de ADR Nível I. No Brasil, a Solvay também atua com a marca Rhodia. Saiba mais em www.solvay.com

 

Mais informações à Imprensa:

Sobre o Grupo Solvay e a Rhodia no Brasil

Roberto Custódio – roberto@pexpress.com.br

Tels. (55 11) 3284 5164 ou celular (55 11) 999 33 8148