O compromisso de Amni® por uma cadeia mais sustentável na indústria têxtil
Além dos produtos com atributos sustentáveis como Bio Amni®, Amni Soul Eco®, Amni® Colors e Amni® Sustainable White, todos os fios de poliamida da Rhodia possuem algo em comum: iniciativas que reduzem o impacto ambiental em sua produção, utilização e descarte. Conheça abaixo os nossos avanços.
Pré-Consumo
Matéria-prima produzida em Paulínia, o site verde da Rhodia
Amni® já nasce comprometido com o futuro do planeta. Em Paulínia, onde são produzidas as matérias-primas empregadas na produção de fios e fibras têxteis, a empresa já alcançou 96% de neutralização de suas emissões de CO2, graças a uma série de iniciativas e à instalação de uma unidade de abatimento de gás de efeito estufa, que elimina da atmosfera por ano um total de 5,3 milhões de toneladas de CO2 equivalente, O número correspondente à retirada de circulação de uma frota anual de 1,3 milhão de veículos. A meta da empresa é alcançar 100% de neutralização de CO2 até 2025. A planta de Paulínia também foi primeira empresa do setor químico/têxtil do País a conquistar a Certificação Gold de biodiversidade do WHC (Wildlife Habitat Council), renomada organização internacional focada nas práticas de conservação da biodiversidade no setor privado.
Produção responsável em Santo André
Já em Santo André, base têxtil da empresa, opera suas instalações industriais por meio de sistemas de circuito fechado, em que não há desperdício de água nem emissão de efluentes para fora da fábrica. Os efluentes são tratados e recuperados em unidades especiais para essa operação. A empresa só compra água potável da rede pública para atender às necessidades dos seus empregados e colaboradores e para as atividades do refeitório da unidade.
Ao longo dos últimos anos, a Rhodia também tem adotado outras iniciativas no sentido de ampliar a sustentabilidade em Santo André. Uma delas foi a instalação de uma unidade de reciclagem química dos chamados ‘restos de produção’ de polímeros têxteis, que são recuperados e voltam para as linhas de fabricação e se tornam novos produtos.
Outra iniciativa relacionada à economia circular foi a decisão de retirar logomarcas das embalagens das bobinas e cops de fios enviados aos clientes, permitindo seu uso por mais vezes.
Uso
Menos energia elétrica: melhor para você e para o planeta
Os fios de poliamida da Rhodia são fáceis de lavar e secam rapidamente, sem a necessidade de utilizar uma secadora de roupas, mesmo nos dias mais chuvosos. Além disso, não é necessário passar uma roupa de poliamida, reduzindo assim a utilização de ferro elétrico pelos consumidores.
Durabilidade
Amni® tem a garantia da qualidade Rhodia, o que traz durabilidade para as suas peças, que parecem sempre novas mesmo após inúmeros usos e lavagens. Isso significa que uma peça produzida com o fio Amni® seja usada, reutilizada, doada ou vendida por muitos e muitos anos antes de ser descartada.
Pós-Consumo
A reciclagem ainda é um desafio para toda a cadeia têxtil, mas a Rhodia lançou de forma pioneira um programa de upcycling que permite viabilizar a reciclagem de roupas produzidas com fios de poliamida, para que elas se tornem polímeros aplicados em peças plásticas automotivas. Em nossa fábrica já foi instalada a usina de reciclagem, e em parceria com start-ups e parceiros de inovação aberta estamos avançando para fomentar a cultura de reciclagem têxtil no Brasil.