Hippies, Beatles, minissaias, protestos contra a Guerra do Vietnã... Efervescentes, inquietos e marcados por rupturas, os anos 60 foram um período para a Rhodia reafirmar sua capacidade de inovar. O universo têxtil tornou-se a arena perfeita para demonstrar sua capacidade de traduzir esse espírito do tempo em novos produtos e estratégias para difundi-los. Mais que trazer para o país novas tecnologias têxteis, a Rhodia liderou um movimento para criar uma moda brasileira, mobilizando e engajando todos os elos da cadeia.
Lançada no final da década anterior (1958), a Seleção Rhodia Moda, criada para mostrar a versatilidade e beleza dos fios de poliamida, seguia em viagens pelo mundo – França, Itália, Espanha, Portugal, Estados Unidos –, desfilando nas passarelas internacionais a moda made in Brazil. Nesse período, a Rhodia teve papel importante na formação da profissão de manequim, que não existia no país, e na consolidação das revistas especializadas em moda.
Também patrocinava a Fenit (Feira Nacional da Indústria Têxtil), principal palco da moda na época, e fazia de cada participação no evento um acontecimento memorável. As edições da Fenit se tornaram uma agenda cultural disputadíssima, em que multidões se apinhavam para ver os desfiles-show da Rhodia, com apresentações das grandes estrelas da MPB e da Bossa Nova, como Gal Costa, Caetano Veloso, Gilberto Gil e Nara Leão. Nas passarelas, as Giseles Bündchen da época encantavam o público – nomes como Mila Moreira, Monique e Christia, entre outras. No período, ficaram famosas marcas da empresa, como Rhodianyl, Crylor e Tergal.
Em 1992, a Rhodia lançou as microfibras, novidades que comporiam os produtos da marca Amni®. As fibras conquistaram rapidamente os criadores de moda e consumidores com seus diferenciais de caimento, beleza e conforto. E, como importante referência no mundo da moda há muitas décadas, a Rhodia esteve entre os patrocinadores da primeira edição da São Paulo Fashion Week, em 1995, passarela que frequentou em várias edições seguintes nas coleções dos mais badalados estilistas.
A Rhodia continuou tecendo inovações e incrementado seu portfólio de fios funcionais. A grande estreia desta década foi Emana®, um fio inteligente com propriedades terapêuticas, que estimula a microcirculação sanguínea. As roupas com ele confeccionadas contribuem para o bom desempenho esportivo e, nas peças femininas, ajudam a minimizar os sinais de celulite.
O pioneirismo da Rhodia na indústria têxtil não parou, afinal o mundo está em constante evolução, e a nossa indústria também. Nas últimas décadas, a Rhodia construiu uma nova história no setor têxtil, focando os seus esforços na criação de fios têxteis sustentáveis, inteligentes e funcionais das linhas Amni® e Emana®. Graças ao nosso espirito inovador, somos hoje reconhecidos como uma das principais indústrias têxteis do mundo.
Um marco para a Moda Brasileira
Jornalistas, historiadores e escritores eventualmente publicam suas pesquisas sobre o importante papel da Rhodia e seus fios na revolução da moda brasileira por meio de livros, artigos, vídeos, exposições e outras manifestações culturais. Nas referências abaixo você encontra alguns destes materiais produzidos de forma totalmente independente e sem qualquer interferência da Rhodia em seus conteúdos.