Comunicação e qualidade: inovando em outras frentes (anos 80)

Portas Abertas - Anos 80Click to enlarge

A crise do petróleo nos anos 1970 fez a nova década começar com um cenário desanimador. Triplicara o preço do barril dessa matéria-prima essencial para inúmeras indústrias, jogando uma pá de cal na euforia nacional associada ao chamado “milagre econômico brasileiro”. O sentimento no meio industrial era resumido em uma expressão: “o sonho acabou”. Mas a Rhodia trilhou outros caminhos, fazendo desse período de crise uma oportunidade para se tornar ainda mais forte.

 

Logo em 1981, implantou o Departamento de Valorização do Consumidor e lançou a campanha “Você Fala. A Rhodia Escuta”, uma ação inédita entre empresas cujos produtos estão mais longe do consumidor final (o hoje chamado B2B). Seus fios têxteis, por exemplo, têm como clientes as tecelagens e malharias, que vendem seus produtos para as confecções, que vendem as roupas para as lojas. Com a campanha, a Rhodia se aproximava do consumidor final, disponibilizando um telefone de contato para esclarecer dúvidas, receber críticas e sugestões. O número aparecia em etiquetas das roupas feitas com seus fios. Era um inovador canal de comunicação entre a empresa e o público. O compromisso com um relacionamento aberto e transparente foi reafirmado no mesmo ano com a criação do primeiro posto de ombudsman industrial do Brasil.

 

Esses mesmos princípios estavam presentes no “Portas Abertas”, plano de comunicação social implantado em 1985, que fez escola entre as empresas do país, virou livro e leitura obrigatória nas faculdades de Comunicação. Com boas razões: foi a primeira iniciativa do gênero no Brasil visando aprimorar o diálogo e o relacionamento com todos os públicos: clientes, fornecedores, comunidades, imprensa etc.  O nome Rhodia e a imagem da empresa ganharam uma força extraordinária, e os reconhecimentos não demoraram: entre outros, a Rhodia foi eleita a Empresa do Ano de 1986, no ranking da revista Exame.Foi a primeira multinacional a receber esse título no país.

 

Com a inquietude e ousadia de uma organização que busca sempre fazer mais e melhor, a Rhodia também desbravou caminhos inovadores no campo da gestão da qualidade. Inspirada pelos nascentes modelos adotados na Ásia, lançou em 1988 o Processo Rhodia de Performance de Excelência (Prhoex). Incorporando novos conceitos e ferramentas de gestão, o Prhoex revolucionou positivamente os processos da empresa, alavancando qualidade, segurança, produtividade e competitividade.