Moda brasileira é show (anos 60)

Usina Têxtil de Santo AndréClick to enlarge

Hippies, Beatles, minissaias, protestos contra a Guerra do Vietnã... Efervescentes, inquietos e marcados por rupturas, os anos 60 foram um período para a Rhodia reafirmar sua capacidade de inovar. O universo têxtil tornou-se a arena perfeita para demonstrar sua capacidade de traduzir esse espírito do tempo em novos produtos e estratégias para difundi-los. Mais que trazer para o país novas tecnologias têxteis, a Rhodia se liderou um movimento para criar uma moda brasileira, mobilizando e engajando todos os elos da cadeia.

Lançada no final da década anterior (1958), a Seleção Rhodia Moda, criada para mostrar a versatilidade e beleza dos fios de poliamida, seguia  em viagens pelo mundo – França, Itália, Espanha, Portugal, Estados Unidos –, desfilando nas passarelas internacionais a modamade in Brazil.  Nesse período, a Rhodia teve papel importante na formação da profissão de manequim, que não existia no país, e na consolidação das revistas especializadas em moda. 

Também patrocinava a Fenit (Feira Nacional da Indústria Têxtil), principal palco da moda na época, e fazia de cada participação no evento um acontecimento memorável. As edições da Fenit se tornaram uma agenda cultural disputadíssima, em que multidões se apinhavam para ver os desfiles-show da Rhodia, com apresentações das grandes estrelas da MPB e da Bossa Nova, como Gal Costa, Caetano Veloso, Gilberto Gil e Nara Leão. Nas passarelas, as Giseles Bündchen da época encantavam o público – nomes como Mila Moreira, Monique e Christia, entre outras. No período, ficaram famosas marcas da empresa, como Rhodianyl, Crylor e Tergal.

Enquanto isso, Paulínia ganhava um importante reforço com a transferência para lá do parque industrial das fábricas de solventes de Conceição de Macabu (RJ), acelerando seu processo de transformação em uma grande plataforma industrial. Também foram lançadas novas linhas de produção, como a de álcool butílico e acetato de butila.  

O pioneirismo não estava restrito ao campo dos produtos e dos negócios: em 1960, a Rhodia lançou seu programa de estágio e trainee, um dos primeiros do país e porta de entrada para inúmeros talentos que ajudariam a escrever a história da empresa nos anos seguintes.