Sílica

Sílica – Melhorando o desempenho e a sustentabilidade dos veículos

  Tire Click to enlarge
Um em cada cinco automóveis no mundo utilizam pneus de alta eficiência energética contendo a Sílica da Solvay. Nossa linha de sílicas de alto desempenho* Zeosil® é utilizada no lugar do negro de fumo para produzir pneus com diversos benefícios, tais como:

  • Baixa resistência ao rolamento**
  • Até 7% de economia de combustível (em torno de 300 litros/por jogo de pneus***)
  • Redução das emissões de CO²
  • Nenhuma redução no desempenho dos pneus
  • Melhorias substanciais do funcionamento de tração no gelo, na neve e em pistas molhadas



  Tire Click to enlarge
Desde o lançamento de sua linha Zeosil®, a Solvay e seus clientes contribuíram para reduzir as emissões de CO² em mais de 40 milhões de toneladas, o equivalente a uma economia de 16 bilhões de litros de combustível.

Com 20 anos de inovação contínua, comercializamos a mais ampla linha de sílicas para a indústria automotiva, sempre melhorando o nosso produto. Atualmente, estamos ajudando os fabricantes de pneus a aumentar a carga de sílica nos pneus, a fim de obter um desempenho ainda melhor e a estender a tecnologia de sílica aos pneus de caminhões.

Conquistamos uma fatia de mercado de mais de 60%. Nossas oito fábricas formam uma plataforma industrial mundial que permite que a Solvay forneça uma especificação global para sílicas de alta dispersabilidade*.
Isso nos ajuda a atender às crescentes necessidades de nossos clientes no mundo todo.

* A sílica de alta dispersabilidade é uma grande inovação da engenharia utilizada juntamente com a borracha em pneus. Composta de areia, é utilizada para melhorar o desempenho dos pneus quanto à eficiência de consumo de combustível (menor resistência dos pneus ao rolamento) e segurança (melhor tração), sem sacrificar a vida útil geral dos pneus.
** A baixa resistência ao rolamento minimiza a perda de energia enquanto os pneus rodam, reduzindo assim o esforço de rolamento necessário — e, no caso de aplicações automotivas, melhorando a eficiência de consumo de combustível do veículo.
*** Cálculo de economia com base na hipótese de 15.000 km por ano e vida útil média de um pneu de 4 anos.