Technyl Alloy

Plástico com assinatura ecológica

  Folhas Click to enlarge
Conjugando inovação com sustentabilidade, o PA/PET é um plástico criado pelas equipes brasileiras de Plásticos de Engenharia a partir da mistura de poliamida (PA) com politereftalato de etileno (PET), material usado nas conhecidas embalagens PET. 

Com tecnologia patenteada pela Solvay, o novo produto, que integrará a família Technyl Alloy, utiliza o PET pós-industrial, ou seja, as sobras resultantes do processo de fabricação das embalagens – refugos que seriam descartados. Assim, o PA/PET é um produto que colabora com o meio ambiente, pois usa material reciclável, economizando matérias-primas e energia.

Além do apelo ecológico, a nova tecnologia da Solvay traz atributos técnicos diferenciados, com características que a poliamida convencional não alcançava. O PA/PET pode ser usado em processos de soldagem por ultrassom, que produz uma solda limpa, sem adição de outro material, com alta qualidade e reduzido consumo de energia. Oferece boa estabilidade dimensional, baixo índice de fluência (o que permite aplicações a altas temperaturas sem perigo de deformação do material) e ótimo acabamento superficial. Tudo isso por um custo bastante competitivo. Com seu conjunto de diferenciais, o PA/PET tem ganhado espaço em aplicações diversas, como rotores de bomba d’ água, hélice do sistema de refrigeração de automóveis (ventoinha) e estruturas de cadeiras de escritório.