Mercados e Aplicações

  PI - Paulinia mercados e aplicacoes Click to enlarge
A Unidade Química de Paulínia é responsável pela produção de uma grande variedade de matérias-primas consumidas pelas indústrias de transformação e pela própria Rhodia. No complexo industrial, estão instaladas fábricas de quatro Unidades de Negócios do Grupo: Fenol e Solventes, Silica, Poliamida & Intermediários e Solvay Energy Services. 

Poliamida & Intermediários: Atua nos mercados de embalagens, calçadista, cuidados pessoais, couros e resinas, além de atender as indústrias automotiva e têxtil via cadeia nylon. O sal nylon, obtido por meio da combinação de ácido adípico e hexametilenodiamina, é matéria-prima para os polímeros de nylon produzidos pelas Unidades de Negócios Fibras e Plásticos de Engenharia usados, respectivamente, na confecção de roupas e em acessórios automotivos.
Produtos: ácido adípico, ácido nítrico, hexametilenodiamina, sal nylon, diácidos e cicloexanol.
  Snow-Tire Click to enlarge
Silica: Por meio da reação química do silicato de sódio com o ácido sulfúrico, obtém-se a sílica precipitada amorfa, usada como agente de reforço da borracha pelas indústrias calçadista e de pneus e como agente espessante ou abrasivo no mercado de cremes dentais. O produto também tem aplicações em nutrição humana e animal como agente de fluidez ou de transporte. 
Produto: sílica precipitada amorfa.
  Fenol - Paulinia mercados e aplicacoes Click to enlarge
Fenol: Atua principalmente no mercado de resinas fenólicas aplicadas nos setores industrial, de fundição e de compensados e laminados de madeira, entre outros. Os derivados do fenol, tais como o bisfenol A, são utilizados na produção de resinas de epóxi e policarbonato para consumo interno na cadeia nylon.
Produtos: fenol, bisfenol, hidroperóxido de cumeno, alfametilestireno, acetofenona e ácido salicílico.
  Pot of blue paint Click to enlarge
Solventes: Está presente nos segmentos de tintas e vernizes, tintas de impressão, tíneres, couro, adesivos, produtos de limpeza, limpadores de superfície, ceras, fragrâncias, defensivos agrícolas, fermentos químicos para a indústria de alimentos, óleos, emulsões industriais e aditivos para lubrificantes.
Produtos: acetato de etila, acetato de butila, acetato de n-propila, ácido acético, acetona, metilsobutilcetona (MIBK), metilsobutilcarbinol (MIBCOL), diacetona álcool (DAA), hexilenoglicol (HGL), isopropanol (IPA), Rhodiasolv (MEKPLUS), família de solventes Augeo™ (Augeo SL191, Augeo Clean Plus, Augeo Clean Multi, Augeo Clean Multi Fragrância e Augeo ACT) e bicarbonato de amônio.
  SES - Paulinia mercados e aplicações  Click to enlarge
Solvay Energy Services: Sediada em Paulínia, a Solvay Energy Services responde pela gestão dos projetos de eficiência energética e redução de emissões de CO2 e gerencia as contas de energia (eletricidade e gás) das várias unidades industriais do Grupo. Também oferece serviços de consultoria nessas áreas para clientes industriais. Possui uma unidade em Brotas que produz energia a partir da queima de bagaço de cana-de-açúcar.