Specialty Polymers

Números-chave de 2016

  Specialty Polymers Click to enlarge

picto_globe Maior produtor mundial de polímeros especiais de alto desempenho  

picto_sales Faturamento líquido: 1,922 milhão de euros

Resultados de 2016 (dados auditados)

Uma exclusiva linha de polímeros

Com mais de 1.500 produtos, a GBU Specialty Polymers oferece a mais ampla linha de polímeros especiais do mundo. Suas soluções são derivadas de quatro tecnologias nas quais a GBU ostenta uma experiência inigualável: polímeros aromáticos – que abrangem todo o espectro de aplicações com polímeros de alto desempenho – polímeros de alta barreira contra oxigênio e umidade, polímeros fluorados e compostos reticuláveis de alto desempenho. Sua estratégia de criação de valor baseia-se em três fatores: inovação, crescimento acelerado em mercados com elevadas barreiras de entrada e excelência operacional. Antecipando-se à demanda mundial cada vez maior por tecnologias e energia “limpas”, a GBU está focando seu desenvolvimento em setores altamente dinâmicos, como aeroespacial e transportes, tratamento de água, dispositivos inteligentes, energia e cuidados com a saúde. A GBU Specialty Polymers trabalha com 10 centros e laboratórios de Pesquisa e Inovação em três continentes. Um terço das vendas da GBU é gerado por produtos e aplicações com menos de cinco anos de existência.

Inovação rápida e constante

Para manter um fluxo constante de novos produtos e tecnologias, a GBU estabelece parcerias com seus clientes para desenvolver soluções específicas. Assim, para o mercado altamente especializado de dutos submarinos, a GBU desenvolveu um PVDF ultraflexível: esse material fluorado extrudável, com tecnologia de aplicação específica, facilita a restauração dos dutos subaquáticos.



Em 2013, a Specialty Polymers expandiu sua linha de poliamidas de alto desempenho Kalix® HPPA para smartphones com duas novas linhas de fonte renovável: Kalix® 2000, que proporciona excepcional resistência a impactos, e Kalix® 3000, que proporciona excepcional acabamento de superfície e processamento. A série Kalix® 5000 oferece poliamidas com propriedade retardante de chama e livres de halogênio. As exclusivas propriedades dessa recente inovação são perfeitamente adequadas para componentes estruturais usados em dispositivos eletrônicos móveis inteligentes. 

No mercado de energia, para o qual a Specialty Polymers desenvolve soluções com eficiência energética, as membranas contribuem para o avanço dos veículos com nível zero de emissões e o desenvolvimento de fontes alternativas de energia. 

Reforçando nossa presença nos segmentos em expansão

Outra prioridade da GBU é aumentar sua presença na Ásia, onde conta com recursos significativos de Pesquisa e Inovação e de produção. As parcerias são fatores essenciais na implementação dessa estratégia: a GBU assinou um acordo com a empresa chinesa Shanghai 3F New Materials (SH3F) para criação de uma joint venture, a fim de acelerar a produção de polímeros especiais na China. A nova unidade, com sede em Changshu (na província de Jiangsu, China), produzirá monômeros fluorados TFE e polímeros fluorados de alto desempenho PTFE.

Isso permitirá que a GBU Specialty Polymers produza localmente para os mercados automotivo, de componentes fotovoltaicos, baterias de íon de lítio, membranas de purificação de água e aplicações de petróleo e gás.

Para beneficiar-se ainda mais da demanda global por materiais mais leves, duráveis e recicláveis, a GBU adquiriu participação na Aonix Advanced Materials, um desenvolvedor de materiais compostos e sistemas industriais avançados. Com essa parceria, a Specialty Polymers desenvolverá novos compostos termoplásticos para venda no mundo todo.