Baú das Artes

Imagem1Click to enlarge

Jogos, livros, cenários, teatro de fantoches, itens de jardinagem, instrumentos musicais, materiais esportivos, livros... É esse diversificado e fascinante conjunto de objetos que o projeto Baú das Artes transforma em recursos pedagógicos destinados a atividades que contribuem para o desenvolvimento de formas de expressão, criatividade, socialização, leitura e habilidades manuais das crianças. 

Em 2018, com apoio do Grupo Solvay, por meio do Instituto Rhodia o projeto será realizado em três escolas de Itatiba, beneficiando cerca de 500 alunos. 

Além do acervo de objetos do Baú das Artes, o projeto inclui a formação dos professores das escolas participantes, preparando-os para inovar na transmissão dos conteúdos e explorar esse arsenal educativo junto a seus alunos. Os educadores também recebem um caderno de orientações que descreve detalhadamente como conduzir cada uma das atividades.

O projeto, idealizado e conduzido pela editora Evoluir - Educação Transformadora e desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, está estruturado em torno de seis temas transversais do Parâmetro Curricular Nacional: meio ambiente, saúde, trabalho e consumo, pluralidade cultural, sexualidade e ética. 

Antes de Itatiba, a Rhodia, empresa do Grupo Solvay, já havia patrocinado o projeto em escolas de Santo André e São Bernardo do Campo.