Construindo Música

construindo musica websiteClick to enlarge
Alinhado com sustentabilidade, importante compromisso do Grupo Solvay, e promovendo a educação e o desenvolvimento dos jovens, foco dos investimentos sociais corporativos, o projeto passou a contar, em 2018, com o apoio da empresa, por meio do Instituto Rhodia.

Conduzido por uma empresa especializada, a Evoluir - Educação Transformadora, e desenvolvido em parceria com as Secretarias Municipais de Educação, o Construindo a Música beneficiará ao longo do ano cerca de 5 mil alunos de 10 escolas municipais de ensino fundamental de Campinas (distrito de Barão Geraldo), Paulínia  e Santo André.

Tudo começa com um pocket show para a apresentação do projeto aos estudantes e educadores das escolas, mostrando as inúmeras possibilidades de transformar resíduos que iriam para o lixo em meios para obter sons e fazer música. Esse é o ponto de partida para cativar o público e prepará-lo para o que vem depois. Ao todo, são realizadas 16 oficinas de iniciação musical (noções básicas de regência, leitura e arranjos) e construção dos instrumentos, além das sessões de formação dos educadores e distribuição de material didático.

Para encerrar o ciclo do projeto, é realizado um show que tem como astros e estrelas os alunos das escolas participantes do Construindo Música de cada região (Campinas/Paulínia e Santo André). É um espetáculo em que eles apresentam para familiares e convidados suas criações musicais. É um show de aprendizados que ficarão para toda a vida.