Solvay nomeia a executiva Ilham Kadri como Presidente do Comitê Executivo e CEO do Grupo

2018-10-09-Ilham-Kadri-lsClick to enlarge
Bruxelas, 9 de outubro de 2018 - O Conselho de Administração da Solvay nomeou a executiva Ilham Kadri como Presidente do Comitê-Executivo, membro do Conselho de Administração e CEO do Grupo, com efeito a partir de 1º de março de 2019. Nessa data, ela sucederá oficialmente Jean-Pierre Clamadieu, que, em seguida, renunciará às suas funções executivas e ao seu mandato como executivo da Solvay.

Ilham Kadri ingressará na Solvay em 1º de janeiro de 2019 e passará dois meses fazendo a transição com Jean-Pierre Clamadieu, antes de assumir e continuar a estratégia de transformação do Grupo.

Atualmente, Ilham Kadri é CEO e Presidente da Diversey, empresa americana de tecnologia e serviços de higiene, na qual comandou desde 2013 a transformação e a recuperação da empresa antes da aquisição por um fundo de private equity. Ela traz para a Solvay sua vasta experiência internacional, tendo trabalhado para grandes multinacionais como Shell-Basell, UCB-Cytec, Huntsman e Dow Chemical nos Estados Unidos, Europa, Oriente Médio e Ásia.

"O Conselho de Administração da Solvay aprovou por unanimidade a escolha de Ilham Kadri para a direção do Grupo Solvay. Seu conhecimento de nossos mercados estratégicos, aliado a uma forte cultura voltada para o cliente e sua capacidade de construir uma visão inspiradora fazem dela a líder que o Grupo precisa para acelerar sua transformação cultural e o seu potencial de crescimento. Na Solvay, ela contará com uma sólida equipe de gestão para cumprir essa missão", declarou Nicolas Boël, Presidente do Conselho de Administração da Solvay.

"Quero agradecer ao Conselho de Administração pela confiança depositada em mim. Estou ansiosa para fazer parte do Grupo cuja paixão pela ciência, seus valores e recente transformação estão alinhados à minha própria trajetória pessoal e profissional. No início do próximo ano, trabalharei com as equipes da Solvay para acelerar a criação de valor com base na inovação, colaboração, uma cultura centrada no cliente e um claro senso de propósito. Esses princípios guiarão minha atuação na Solvay ", disse Ilham Kadri.

Com dupla-nacionalidade, francesa e marroquina, Ilham Kadri é graduada em engenharia pela Escola Europeia de Química, Polímeros e Ciência dos Materiais, em Estrasburgo, França, e possui doutorado em físico-química macromolecular pela Universidade Louis Pasteur, em Estrasburgo.

Sobre a Solvay
A Solvay é uma empresa de materiais avançados e de especialidades químicas, comprometida com o desenvolvimento da Química que aborda os principais desafios da sociedade. A Solvay inova e faz parcerias com clientes em diversos mercados finais globais. Seus produtos e soluções são utilizados em aviões, carros, dispositivos inteligentes e médicos, baterias, na extração de minerais e petróleo, entre muitas outras aplicações que promovem a sustentabilidade. Seus materiais leves e avançados aumentam a mobilidade mais limpa, suas formulações otimizam o uso de recursos e seus produtos químicos de desempenho melhoram a qualidade do ar e da água. A Solvay tem sede em Bruxelas e emprega 26800 pessoas em 61 países. As vendas líquidas pro forma foram de € 10,1 bilhões em 2017, em 90% de atividades nas quais a Solvay está entre as 3 maiores empresas do mundo, resultando em uma margem de EBITDA de 22%. A Solvay SA (SOLB.BE) está cotada na Euronext Brussels e Paris (Bloomberg: SOLB: BB- Reuters: SOLB.BR) e nos Estados Unidos as suas acções (SOLVY) são transacionadas através de um programa ADR de nível 1. No Brasil, a Solvay também atua com a marca Rhodia.

Informações à Imprensa:
Press Express Comunicação