Projeto social Alquimia Jovem, da Rhodia, introduz novos cursos e amplia participação de estudantes

  alquimia_jovem_logotipo Click to enlarge

Paulínia (SP), 23 de abril de 2015– A Rhodia, empresa do grupo Solvay, decidiu ampliar novamente em 2015 o atendimento a jovens estudantes de escolas públicas da rede de ensino de Paulínia e do bairro de Barão Geraldo (Campinas) e estabeleceu uma nova grade de cursos para os participantes do projeto social Alquimia Jovem. Para este ano, o número de vagas saltou de 210 para 270.

Desde 2008, quando foi implantado pelo Instituto Rhodia, o projeto Alquimia Jovem já beneficiou 811 jovens, de 12 a 16 anos, em situação de risco social. As atividades acontecem no Clube Rhodia (Barão Geraldo, Campinas) em horário contrário ao das escolas e são gratuitas. Os participantes do projeto contam com transporte gratuito, lanche e camisetas.

As turmas são sempre de quarta a sexta-feira, das 7h30 às 11h, e ao longo de todo o ano letivo, com atividades multitemáticas. Da programação constam oficinas de teatro, música, arte, práticas esportivas e abordagem de assuntos comoética e cidadania, sexualidade, drogas e meio ambiente, sempre com o objetivo de complementar a formação escolar e colaborar para transformações no espaço social em que os jovens estão inseridos.

No período da tarde, ocorrem cursos com duração de duas horas para jovens que se preparam para o mercado de trabalho.” Esta é uma demanda que nós detectamos no trabalho cotidiano com esses jovens e que agora podemos atender, abordando temas que estão relacionados ao mundo das profissões”, diz Odete Duarte, diretora do Instituto Rhodia.

O mesmo conceito foi aplicado à principal novidade deste ano, a ser implantada no segundo semestre, que é o curso de Mídias Digitais, ministrado às sextas-feiras para adolescentes com idade entre 14 e 16 anos. O objetivo é ensinar aos participantes as diferentes linguagens da internet, produção de conteúdo e ética na web. O curso terá duração de um semestre e as aulas serão realizadas na sede administrativa do conjunto industrial da empresa em Paulínia.

Em 2015 serão atendidos estudantes das seguintes escolas:Escola Municipal Monte Alegre IV (Paulínia), Escola Estadual Núcleo Habitacional José Paulino Nogueira (Paulínia) e Escola Estadual Francisco Álvares (Campinas).

Sobre o Instituto Rhodia

O Instituto Rhodia, entidade sem fins lucrativos, foi criado em 2007 com o objetivo de centralizar e fortalecer a gestão estratégica dos recursos destinados às iniciativas sociais da companhia, de acordo com suas políticas de Responsabilidade Social. O Instituto Rhodia atua no desenvolvimento ou apoio a programas de educação complementar, por meio de atividades esportivas, culturais e de educação ambiental que favoreçam o desenvolvimento social. Entre os projetos realizados merece destaque o Alquimia Jovem, o primeiro projeto implantado pelo Instituto, em 2008, que vêm gerando importantes resultados para centenas de jovens e adolescentes em situação de risco social.

 

Para mais informações sobre o Alquimia Jovem:http://www.institutorhodia.com.br/

Sobre a Solvay

O grupo químico internacional SOLVAY apoia as indústrias na descoberta e aplicação de soluções cada vez mais responsáveis e criadoras de valor. O Grupo assume um compromisso firme com o desenvolvimento sustentável e focaliza-se na inovação e na excelência operacional. A Solvay fornece mercados muito diversificados gerando 90% do seu volume de negócios em actividades nas quais se posiciona entre os três primeiros a nível mundial. O Grupo tem sede em Bruxelas, emprega cerca de 26 mil pessoas em 52 países e facturou 10,2 mil milhões de euros em 2014. Solvay SA (SOLB.BE) está listada na NYSE Euronext Bruxelas e Paris (Bloomberg: SOLB:BB – Reuters:  SOLB.BR). No Brasil, o grupo Solvay também atua com o nome Rhodia, cujas atividades foram adquiridas em 2011. Saiba mais em www.solvay.com