Rhodia celebra 100 anos no Brasil com apoio à Mostra+Sustentável e à construção de biblioteca infanto-juvenil para a comunidade

Parceria da Rhodia com clientes garantiu materiais de fontes renováveis


Mostra Sustentável acontece de 04 de setembro a 13 de outubro na Fundação Síndrome de Down, em Barão Geraldo, Campinas


Projeto foi elaborado pelos arquitetos Roseana Monteiro e Elton Casarin, que valorizaram os materiais sustentáveis


Biblioteca infanto-juvenil será legado definitivo para a Fundação e para a comunidade



Construída sob o conceito de sustentabilidade, a partir do sistema wood frame, que utiliza madeira de reflorestamento, a biblioteca ficará como legado definitivo para a Fundação Síndrome de Down e para a comunidade local

 

São Paulo, 03 de setembro de 2019 - A Rhodia, empresa do Grupo Solvay, e um grupo de clientes e parceiros investiram para a construção de uma biblioteca pública infanto-juvenil ao lado da Fundação Síndrome de Down, em Barão Geraldo, Campinas, com o emprego de materiais de fonte renovável, entre os quais o sistema construtivo wood frame, que usa painéis pré-moldados de madeira de reflorestamento, e laminados de alta pressão.

 

Trata-se da primeira biblioteca pública construída pelo setor privado na região de Campinas e é o primeiro equipamento público da América do Sul erguido a partir desse sistema construtivo que utiliza madeira tratada industrialmente.

 

A biblioteca, cujo projeto foi elaborado pelos arquitetos Roseana Monteiro e Elton Casarin, integra a Mostra+Sustentável, um evento anual que reúne arquitetura e paisagismo, arte e design de interiores, gastronomia e educação, com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável e a responsabilidade social. A Mostra sempre acontece em benefício de uma instituição privada, sem fins lucrativos, com forte impacto social e reconhecida gestão.

 

Os ambientes decorados e em exposição são projetados com a inclusão de técnicas, conceitos e produtos sustentáveis. E todo o trabalho feito fica como legado definitivo para a instituição atendida.

 

Sob a liderança e curadoria do engenheiro e empreendedor social Fernando Caparica, em 2019 a Mostra funcionará de 04 de setembro a 13 de outubro na Fundação Síndrome de Down, instalada à Rua José Antonio Marinho, 430, distrito de Barão Geraldo, em Campinas. O tema principal é a Vila 21 (referência à quantidade de cromossomos 21 presentes em portadores da Síndrome) e terá dois núcleos residenciais, um núcleo comercial e diversas praças, totalizando em torno de 40 ambientes instalados numa área de aproximadamente 3.500m².

 

Legado para a instituição e para a comunidade - Segundo a presidente do Grupo Solvay na América Latina, Daniela Manique, o apoio a iniciativas que combinam sustentabilidade e responsabilidade social faz parte da história da empresa no Brasil e no mundo.

 

“Ao longo de nossa trajetória empresarial de sucesso no Brasil, que está completando 100 anos em 2019, nós criamos raízes profundas com as comunidades onde temos presença industrial e comercial. Temos muito orgulho de nossa história porque o nosso propósito continua o mesmo: produzir a química sustentável, que valoriza os recursos renováveis, usa responsavelmente os recursos não renováveis e respeita as comunidades. Tudo isso para assegurar um planeta melhor para as gerações futuras”, diz Daniela Manique.

 

A empresa sempre acreditou - e continua acreditando - na capacidade de crescimento do Brasil. “Por isso, temos feito investimentos em fábricas, no desenvolvimento de tecnologias, produtos inovadores e sustentáveis, em nossos funcionários e parceiros, e no relacionamento com as comunidades. O nosso legado é a referência que usamos para continuar crescendo no País”, acrescenta a presidente do Grupo Solvay na América Latina.

 

A Rhodia, desde 2011, pertence ao Grupo Solvay, uma das maiores companhias internacionais dos setores de materiais avançados e de produtos químicos, fortemente engajada em Sustentabilidade.

 

Produtos inovadores e sustentáveis - Além de ajudar a construir a biblioteca, que ficará com um legado definitivo para Fundação Síndrome de Down e poderá ser usada pelos frequentadores da instituição e pela comunidade em geral, a Rhodia, junto com alguns clientes e parceiros, tais como Casarin Monteiro Arquitetura, STAMADE, MG Homes, SOMAPAR, Pertech e EcoSimple, também está apoiando a realização da Mostra+Sustentável.

Entre os produtos da Rhodia que estão sendo utilizadas tanto na biblioteca quanto em ambientes da Mostra destacam-se os intermediários químicos da cadeia do fenol que são empregados em resinas para o setor de madeira tratada industrialmente. Como exemplos estão o sistema construtivo wood frame industrial e os revestimentos laminados decorativos de alta pressão, que são compostos por múltiplas camadas de papel kraft sobrepostas e papel decorativo, impregnados com resinas.

 

“As matérias-primas da cadeia do fenol da Rhodia permitem o desenvolvimento de resinas capazes de proporcionar vida longa aos mais variados projetos com madeira tratada industrialmente, conferindo características como resistência à umidade, maresia, riscos e manchas, não proliferação de bactérias e cupins, resistência ao calor, ao vapor etc “, informa Antonio Leite, Vice-Presidente Global de Fenol e Solventes da Solvay.

 

Também estão presentes na Mostra aplicações de especialidades químicas para tintas decorativas e imobiliárias e de carbonato de sódio (soda ash), que é utilizado por indústrias de vidros destinados ao mercado de construção civil, entre outros. 

 

Além disso, a empresa escolheu a Mostra+Sustentável para fazer o lançamento ao mercado Casa e Decoração do primeiro fio têxtil de poliamida biodegradável do mundo, o Amni Soul Eco®, para aplicação em estofados e outros objetos de decoração, em tecidos confeccionados pela EcoSimple. Esse fio é uma das muitas inovações sustentáveis criadas recentemente pela Rhodia no Brasil e que hoje estão presentes em diversos produtos à disposição dos consumidores.

 

100 anos de presença da Rhodia no Brasil – Sob as marcas do pioneirismo e da inovação, a Rhodia, empresa do Grupo Solvay, está completando 100 anos de atividades no Brasil em 2019. A empresa iniciou sua trajetória de sucesso em 19 de dezembro de 1919 em Santo André – SP, com a instalação de uma unidade industrial de produtos químicos, que representou o primeiro passo da industrialização da região do ABC paulista. Sempre à frente do seu tempo, a Rhodia tem dado ao longo desse período uma contribuição decisiva para o fortalecimento do setor químico/têxtil e da indústria do Brasil em geral, com o desenvolvimento de tecnologias, processos e produtos para diversos mercados, e com um profundo relacionamento com a sociedade brasileira. Desde setembro de 2011, a Rhodia faz parte do Grupo Solvay, um dos mais relevantes players internacionais em materiais avançados e especialidades químicas. Saiba mais em www.rhodia.com.br e em www.solvay.com

 

 

Sobre o Grupo Solvay

A Solvay é uma empresa de materiais avançados e de especialidades químicas, comprometida com o desenvolvimento da Química que aborda os principais desafios da sociedade. A Solvay inova e faz parcerias com clientes em diversos mercados finais globais. Seus produtos e soluções são utilizados em aviões, automóveis, dispositivos inteligentes e instrumentos médicos, baterias, na extração de minerais e petróleo, entre muitas outras aplicações que promovem a sustentabilidade. Seus materiais leves e avançados aumentam a mobilidade mais limpa, suas formulações otimizam o uso de recursos e seus produtos químicos de desempenho melhoram a qualidade do ar e da água. A Solvay tem sede em Bruxelas e emprega 24.500 pessoas em 61 países. As vendas líquidas pro forma foram de € 10,3 bilhões em 2018, em 90% de atividades nas quais a Solvay está entre as três maiores empresas do mundo, resultando em uma margem de EBITDA de 22%. A Solvay SA (SOLB.BE) está cotada na Euronext Brussels e Paris (Bloomberg: SOLB: BB- Reuters: SOLB.BR) e nos Estados Unidos as suas ações (SOLVY) são transacionadas através de um programa ADR de nível 1. No Brasil, a Solvay também atua com a marca Rhodia.

 

Informações à Imprensa:

Sobre a Rhodia e o Grupo Solvay no Brasil

Press Express Comunicação

Roberto Custódio - roberto@pexpress.com.br

Marcela de Paula – marcela@pexpress.com.br

 

Tel. (55 11) 3284 5164 ou cel. (55 11) 999 33 8148

Como um grupo internacional de química e de materiais avançados, a Solvay auxilia os clientes na inovação, no desenvolvimento e fornecimento de soluções sustentáveis de alto valor, que consomem menos energia, reduzem as emissões de CO2, otimizam o uso de recursos e melhoram a qualidade de vida no planeta. Seus produtos são utilizados em diversos mercados, tais como automotivo e aeroespacial, bens de consumo e de cuidados com a saúde e beleza, energia e meio ambiente,  construção, elétricos e eletrônicos, bem como aplicações industriais. O Grupo, com sede em Bruxelas, emprega 30.000 pessoas em 53 países. Registrou em 2014 um faturamento próximo a € 12 bilhões, dos quais 90% foram obtidos com vendas em atividades nas quais está entre os três líderes mundiais. A Solvay SA (SOLB.BE) está listada na Euronext, em Bruxelas e Paris (Bloomberg: SOLB:BB – Reuters:  SOLB.BR). No Brasil, o Grupo também atua com a marca Rhodia.