Rhodia avança na Inovação Sustentável no Brasil

Industrial Biotecnology Laboratory, Brazil-Solvay Eliana RodriguesClick to enlarge

Trajetória da empresa no País, ao longo de 100 anos, é marcada por pioneirismo e inovação para diversos mercados e aplicações

Rhodia está lançando os fios têxteis sustentáveis Amni® Soul Cycle e Amni® Dynamic, novos ingredientes Mackaderm® para xampus, condicionadores e cremes para pele; novas aplicações de solventes Augeo® e HGL (hexilenoglicol) para Home e Personal Care; e especialidades químicas Protect®, para petróleo e gás, e Rhodapex® BR PSA para tintas base água

São Paulo, 26 de novembro de 2019- A Rhodia, empresa do Grupo Solvay, tem reforçado sua atuação na Inovação Sustentável com o desenvolvimento de tecnologias e produtos que valorizam os recursos disponíveis e as fontes renováveis. A empresa, que está completando 100 anos de atividades no Brasil, segue engajada no propósito de fazer da química sustentável e dos materiais avançados as soluções que ajudam a construir um futuro melhor para as pessoas e para a vida no planeta. 


Nesse sentido, a Rhodia tem criado soluções genuinamente brasileiras que estão conquistando mercados tanto no País quanto no Exterior. Além disso, desenvolve mercados e aplicações locais para as inovações geradas pelo Grupo Solvay em outras partes do mundo. 


Beleza e Cosmética – Para atender às aspirações dos consumidores, as indústrias do setor de cuidados pessoais demandam cada vez mais ingredientes sustentáveis, livres de matérias-primas sintéticas ou de origem animal. É isso que oferecem Mackaderm® LIA e Mackaderm® CP, dois exclusivos emolientes de origem 100% vegetal (palma e cana-de-açúcar), desenvolvidos nos laboratórios da Rhodia no Brasil, que, entre outros diferenciais, são usados como uma alternativa ao silicone. Combinando sustentabilidade e desempenho, essas novidades já estão sendo utilizadas pelos clientes na formulação de xampus, condicionadores, cremes faciais e corporais, e desodorantes do tiporoll-on.

 

Outro recente desenvolvimento é a linha de aplicações do Augeo® Clean Multi voltada para formulações de óleos de banho (body mist) e perfumes que exigem características diferenciadas como excelência na diluição e fixação de fragrâncias, além de maior potencialização do odor.

 

Como todos os produtos dessa família, o Augeo® Clean Multi é um solvente de fonte renovável, com atributos que combinam alta solubilidade com correta volatilidade. Além de ser seguro para as pessoas, animais e o meio ambiente, o produto é uma alternativa sustentável para as empresas que buscam novas soluções para as aplicações no mercado de cosmética e beleza.   


Uma novíssima aplicação dessa gama de produtos é o Augeo® Crystal,que tem como principal diferencial a garantia de rastreabilidade de matéria-prima e vem como solução de solvente sustentável para o mercado de produtos Veganos, em linha com as tendências do setor de beleza e cosméticos de ‘vegetalização’ dos seus produtos.  

 

Também acabaram de sair dos laboratórios da empresa as aplicações de Hexilenoglicol (HGL) destinadas aos segmentos de skin caree cosméticos, tais como formulações de água micelar, óleo corporal, hidratantes e maquiagem, e parahair careem formulações de produtos tais como xampus, colorantes, condicionadores e tônicos capilares.


Para o segmento de esmaltes, removedores e recuperadores de esmaltes, a Rhodia desenvolveu o programa Aromáticos Free, atestando que seus solventes acéticos (acetato de etila, butila e n-propila) são livres de substâncias aromáticas tóxicas. 


Cuidados com a Casa – Para esse segmento de mercado, as mais recentes inovações da Rhodia são os produtos das linhas Augeo® Clean Plus e Augeo® Clean Multi, derivados de fonte renovável (glicerina). São produtos capazes de dissolver sujeira solúvel em água e óleo, ajudando a formulação a limpar de forma efetiva e melhorar a sua capacidade de molhabilidade. 

 

Esses produtos atendem às inúmeras legislações ambientais em âmbito mundial. Por isso, seu uso tem crescido nos mercados de cuidados domésticos, principalmente devido ao alto poder de solvência e segurança ao consumidor. 

 

Por ser amigo das pessoas e do meio ambiente, além de realçar as fragrâncias, os produtos da linha Augeo também fazem muito sucesso no segmento deAir Care, principalmente nos mercados internacionais dos produtos aromatizadores de ambientes. Esse tipo de produto é muito utilizado em países onde a cultura de limpeza e aromatização dos ambientes prioriza a praticidade e a rapidez nas tarefas domésticas. 


Na área de especialidades químicas, a Rhodia também está lançando no mercado brasileiro as linhas de produtos Mirapol® Surf e Repel-O-Tex® para formulações de limpeza doméstica. A linha Mirapol® Surf possui diferentes polímeros desenvolvidos para adsorver sujeiras nas mais diversas superfícies que somos desafiados a higienizar diariamente, como vidro, inox, cerâmica, veículos, plástico e outros. Produtos de limpeza que contêm esse ingrediente melhoram a limpeza das superfícies, prevenindo a formação de manchas e deixando-as brilhantes. 


A linha Repel-O-Tex® de polímeros foca na hidrofilização de tecidos, formando um escudo contra a profunda penetração de sujeiras gordurosas nas fibras e criando uma barreira protetiva após a primeira aplicação, que é reforçada após cada lavagem. Esta proteção permite uma lavagem mais fácil das roupas, permitindo lavagens a frio e maior proteção contra a perda do brilho original das roupas. Nessa linha de especialidades químicasRepel-O-tex®há produtos para detergentes lava roupas líquidos e para detergentes em pó.


Mercado Agro – O crescimento da população global requer maior rendimento agrícola e melhor gestão dos recursos. A eficiência dos recursos é o foco das mais recentes inovações da empresa voltadas para o mercado. No Brasil, a Rhodia tem desenvolvido aplicações de especialidades químicas voltadas para a formulação de defensivos agrícolas de maior performance para várias culturas nas quais o País tem relevância internacional, como soja, milho, cana-de-açúcar, entre outras. Recentemente, lançou novas aplicações de surfactantes para a indústria de fertilizantes. 

 

Ao mesmo tempo, em linha com as políticas de inovação de produtos do Grupo Solvay, está desenvolvendo no mercado brasileiro o AgRHO® GSB, um bioestimulante para tratamento de sementes. O produto aprimora as propriedades do solo ao redor da semente para favorecer a absorção de água e nutrientes, aumentar a germinação, fortalecer o desenvolvimento da raiz e, em última análise, aumentar o rendimento da plantação. 

 

Do mesmo modo, a empresa tem reforçado a introdução no mercado brasileiro Agro dos seus aditivos da linha Cyasorb®para uso na produção de plásticos para agricultura. Esses produtos são estabilizadores dos agrofilmes aplicados nestes plásticos como proteção térmica e exposição de plantações em regiões de alta irradiação solar. 


Têxtil e Moda - A relação da Rhodia com o setor têxtil do País é historicamente marcada pelo pioneirismo na implantação de todas as fibras artificiais e sintéticas no Brasil, pelo apoio ao crescimento da indústria brasileira e ao desenvolvimento de um movimento da moda que valoriza a cultura e a criatividade brasileiras. 

 

Do mesmo modo, está intrinsecamente ligada à criação e produção de inovações sustentáveis, com seus fios têxteis em poliamida, que tornam as roupas mais confortáveis, mais bonitas e fáceis de usar e de manter, que melhoram o desempenho esportivo, que protegem o corpo dos raios UV e das bactérias que causam o odor desagradável, entre tantos benefícios. E, mais do que tudo isso, são amigas do meio ambiente.

 

Nessa linha de produtos, a empresa está lançando agora ao mercado dois novos fios têxteis sustentáveis. O primeiro é Amni® Soul Cycle, única poliamida têxtil biodegradável e reciclada do mercado.Trata-se de uma poliamida reciclada a partir de resíduo têxtil industrial (pré-consumo), regenerada e transformada novamente em fio têxtil. O desenvolvimento desse produto tem o objetivo de incrementar e promover a economia circular no setor têxtil.

 

A segunda novidade no setor têxtil da Rhodia é Amni® Dynamic, um fio de poliamida com tecnologia de secagem ultrarrápida, atributo particularmente importante para a confecção de roupas esportivas e fitness. Os diferenciais de respirabilidade e rápida absorção do suor asseguram aos usuários um alto nível de conforto e uma agradável sensação de frescor durante e após a atividade física. Além disso, Amni® Dynamic possui características que economizam água e energia no processo produtivo das malharias e tecelagens.

 

Os novos produtos reforçam o portfólio de fios e fibras têxteis funcionais e sustentáveis de poliamida da Rhodia, que inclui o Amni® Soul Eco, o primeiro fio de poliamida biodegradável do mundo, e o Emana®,fio inteligente que contribui para o melhor desempenho esportivo e a linha de fios de alta tenacidade e sustentáveis como Rhodianyl® Bio e Rhodianyl® High-D-Eco.


Mercado Automotivo/Mobilidade Sustentável– As preocupações crescentes com sustentabilidade e regulamentações mais rígidas sobre emissões de CO2 estão levando as indústrias do setor automotivo para o caminho da mobilidade sustentável. O setor automotivo está cada vez mais investindo em adoção de novas tecnologias e novos materiais para tornar os veículos mais leves e mais eficientes no consumo de energia. Nesse campo, a empresa tem uma série de plásticos de alta performance para a substituição do metal, além de polímeros especiais como os da linha de PVDF, empregados na fabricação de peças de baterias para veículos elétricos. 


O avanço dos materiais de alta performance, como os polímeros especiais, permite, ao mesmo tempo, o desenvolvimento de projetos da empresa em conjunto com os fornecedores diretos do setor automotivo nacional para produção de autopeças locais que podem ter futuramente aplicações em outras regiões. Esse é o caso do projeto para autopeças de iluminação de automóveis que a empresa está conduzindo com um importante fabricante do setor. 


Nesse projeto está sendo utilizado o polímero especial Veradel®, da família das sulfonas, que atende os requisitos técnicos do setor de iluminação dos automóveis. O produto oferece maior proteção térmica comparadaaos policarbonatos e materiais similares. Essa característica é importante, uma vez que os novos autos estão utilizando lâmpadas com cada vez maior potência.


No campo da mobilidade sustentável, a Rhodia oferece também as sílicas precipitadas de alto desempenho, produzidas em Paulínia (SP), para a produção dos chamados ‘pneus verdes’, de maior eficiência energética. O uso desse material pode reduzir a resistência dos pneus à rolagem em até 25%, proporcionando a redução em 7% do consumo de combustível e, na mesma proporção, as emissões de CO2.


Tintas, Vernizes e Revestimentos/Construção – Atenta às tendências do mercado, que está exigindo mais sustentabilidade, desempenho e custos competitivos, a Rhodia tem desenvolvido inovações voltadas para os mercados de tintas, vernizes e revestimentos, do qual é fornecedora de soluções há muitas décadas.


As mais recentes novidades para o segmento de revestimentos criadas pela Rhodia no Brasil são os produtos da linha de surfactantes Rhodapex BR® APE Free (isentos de nonilfenol etoxilado) para atender à crescente demanda dos segmentos de polimerização e emulsão de tintas base água, adesivos PSA e aplicações têxteis, entre outras. Os novos produtos, que atendem as mais exigentes regulamentações ambientais, serão fabricados na unidade industrial da empresa em Itatiba (SP).


A empresa também tem desenvolvido novas aplicações do Augeo® SL 191, solvente de origem renovável de baixa toxicidade, baixo odor e ótima performance, aplicável em diferentes formulações de tintas, como madeira, pintura e repintura automotiva, couro e aplicações industriais. Pioneiro nesta categoria de produtos derivados da glicerina, o Augeo® SL 191 tem conquistado mercados tanto no Brasil quanto no Exterior, notadamente na América Latina, levando os clientes a substituir outros produtos mais agressivos ao meio ambiente e às pessoas.


O segmento de tintas de embalagens de alimentos e cosméticos também é atendido pelo programa Aromáticos Free que abrange as linhas de solventes acéticos derivados do álcool (acetatos de etila, butila e n-propila). São produtos livres de substâncias aromáticas tóxicas, tais como tolueno, xileno e benzeno, graças a rigorosos controles e análises ao longo de todo o processo produtivo – da compra da matéria-prima até entrega do produto.

 

Plataforma digital para o setor de tintas - Na área de solventes oxigenados, uma importante inovação realizada em 2019 foi o desenvolvimento da plataforma Solsys® LITE, o exclusivo sistema da Rhodia de simulação de solubilização e evaporação de sistemas solventes em formulações para diferentes aplicações em tintas e revestimentos, disponível gratuitamente na nuvem para todos os interessados, por meio do link solsys.solvay.com

 

Com um nível de precisão de 99%, patamar único no mercado, o Solsys® LITE é o resultado de um processo colaborativo que a Rhodia conduziu de mãos dadas com seus clientes, a fim de se alinhar às suas necessidades e expectativas. Possui uma linguagem atual e interface totalmente amigável. Os usuários não precisam da ajuda de especialistas ou de fazer treinamentos para realizar suas simulações. 


O algoritmo do Solsys® LITE permite simular composições como tintas, por exemplo, para indicar para seus clientes o melhor sistema considerando o poder de solubilização e a evaporação do sistema solvente, além da formação do filme aplicado. Com isso, otimiza tempo e recurso, reduzindo a necessidade de testes de laboratório para concluir um desenvolvimento, além de permitir simulações em ambiente virtual, deixando todo processo mais econômico, ágil e assertivo. 


Petróleo e Gás – Para o mercado de Petróleo e Gás, em que o Brasil é um dos líderes mundiais em exploração e produção offshore e onshore, a empresa está lançando o Protect, inovação criada nos laboratórios brasileiros da empresa. Trata-se do primeiro biocida do mundo capaz de conciliar propriedades bactericidas e anticorrosivas para o combate aos micro-organismos que geram gases ácidos corrosivos e tóxicos nos poços de produção em alto mar ou nos tanques de armazenagem de petróleo. 


Outro atributo fundamental do Protect é o fato de ser um produto ambientalmente mais amigável. Após agir rapidamente sobre as bactérias-alvo, ele se converte em uma substância química inerte que não afeta a vida marinha. Essa característica também coloca a solução desenvolvida pela empresa em posição de vantagem em mercados com regulações ambientais mais rígidas, como nos campos de exploração nos Estados Unidos ou no Mar do Norte.


Com base em sua presença como fornecedora tradicional de produtos químicos e polímeros especiais para empresas que atuam no mercado Petróleo e Gás, as equipes brasileiras estão desenvolvendo um projeto especial lançado mundialmente pelo Grupo Solvay no primeiro semestre de 2019, que é a Plataforma de Compósitos Termoplásticos, combinando os polímeros especiais aos compósitos de fibra de carbono – dois segmentos de produtos da categoria de Materiais Avançados em que a empresa é líder de mercado. 


O objetivo é aplicar esses materiais, por exemplo, na substituição, de tubos de metal suscetíveis à corrosão – um desafio permanente da indústria de extração de petróleo e gás, em especial na produção offshore e no pré-sal brasileiro, por exemplo.


No segmento de polímeros especiais voltados para óleo e gás, a empresa já é uma das principais fornecedoras, com os produtos da linha Solef® PVDF, que oferece resistência inédita a temperaturas de até 150º C. O produto, usado como camada de barreira em linhas flexíveis (risers)e mangueiras umbilicais, representa um avanço tecnológico no setor de extração de petróleo, uma vez que a temperatura máxima suportada por polímeros tradicionalmente usados na indústria do setor é de até 130º C. O Solef PVDF também pode ser empregado em revestimentos internos e externos, fios e cabos.


Tecnologia 3D em materiais avançados - As equipes da Rhodia trabalham também, no Brasil, no desenvolvimento de mercados para as inovações realizadas pelo Grupo Solvay em outros locais do mundo. Há vários exemplos nesse sentido, com destaque para os chamados materiais avançados que incorporam tecnologia estado da arte na área de polímeros especiais aplicados na composição de produtos para diferentes segmentos de mercados.


No segmento de polímeros especiais, a empresa está desenvolvendo uma plataforma de e-commerce voltada especificamente para os produtos de alto desempenho aplicados em impressão 3D – processo que aumenta exponencialmente a produtividade na fabricação de peças para diversos mercados e aplicações. O primeiro produto da empresa nessa plataforma é o polímero especial da linha PEEK (poliarilamida), a melhor alternativa para produção de peças de alta exigência de desempenho.


Nessa categoria dos materiais avançados também se destacam os compósitos de fibra de carbono aplicados principalmente na produção da indústria aeroespacial/aeronáutica. A empresa é fornecedora das principais empresas do setor nacionais e internacionais.  Esses compósitos também têm larga aplicação no setor de energia renovável (pás de geração eólica, por exemplo) e em automóveis premium e de luxo.


Outras inovações - Outros desenvolvimentos realizados inicialmente no Exterior e que estão sendo trabalhados no mercado brasileiro são os polímeros especiais aplicados no segmento deHealthcare, parasubstituição a metais, vidro e outros materiais tradicionais, sendo aplicados na produção de peças de uso único e reutilizáveis. 


Do mesmo modo, a empresa está desenvolvendo o mercado regional para aplicações de bicarbonato de sódio, com o SOLVAir®, uma tecnologia utilizada na eliminação de gases de processos industriais. O Grupo Solvay é um dos maiores produtores mundiais de carbonato de sódio (soda ash ou barrilha) e bicarbonato de sódio para diferentes aplicações.


Também são trabalhadas no Brasil e região as linhas de vanilinas e etilvanilinas empregadas no setor de alimentos e bebidas para aprodução de sabores e aromas que permitem aos fabricantes reduzir o teor de gordura, açúcar e sal, garantindo que os alimentos sejam mais saudáveis aos consumidores. Como destaque, a empresa está promovendo a gama Vanifolia®com formulações de alto desempenho, especificamente para mascaramento de off-notes, aprimoramento de sabor e clean label, além das tradicionais linhas de vanilinas Rhovanil®, Rhovanil® Natural CW, Govanil® e Rhodiarome® empregadas, por exemplo, em produtos nas indústrias de panificação, chocolates, doces, bebidas e outras aplicações lácteas.



Rhodia - 100 anos de presença no Brasil– Sob as marcas do pioneirismo e da inovação, a Rhodia, empresa do Grupo Solvay, está completando 100 anos de atividades no Brasil em 2019. A empresa iniciou sua trajetória de sucesso em Santo André – SP, com a instalação de uma unidade industrial de produtos químicos, que representou o primeiro passo da industrialização da região do ABC paulista. Sempre à frente do seu tempo, a Rhodia tem dado ao longo desse período uma contribuição decisiva para o fortalecimento do setor químico/têxtil e da indústria do Brasil em geral, com o desenvolvimento de tecnologias, processos e produtos para diversos mercados, e com um profundo relacionamento com a sociedade brasileira. Desde setembro de 2011, a Rhodia faz parte do Grupo Solvay, um dos mais relevantes players internacionais em materiais avançados e especialidades químicas.

Saiba mais em www.rhodia.com.br e em www.solvay.com


Sobre o Grupo Solvay

A Solvay é uma empresa de materiais avançados e de especialidades químicas, comprometida com o desenvolvimento da Química que aborda os principais desafios da sociedade. A Solvay inova e faz parcerias com clientes em diversos mercados finais globais. Seus produtos e soluções são utilizados em aviões, automóveis, dispositivos inteligentes e instrumentos médicos, baterias, na extração de minerais e petróleo, entre muitas outras aplicações que promovem a sustentabilidade. Seus materiais leves e avançados aumentam a mobilidade mais limpa, suas formulações otimizam o uso de recursos e seus produtos químicos de desempenho melhoram a qualidade do ar e da água. A Solvay tem sede em Bruxelas e emprega 24.500 pessoas de 106 nacionalidades em 62 países. As vendas líquidas pro forma foram de € 10,3 bilhões em 2018, em 90% de atividades nas quais a Solvay está entre as três maiores empresas do mundo, resultando em uma margem de EBITDA de 22%. A Solvay SA (SOLB.BE) está cotada na Euronext Brussels e Paris (Bloomberg: SOLB: BB- Reuters:SOLB.BR) e nos Estados Unidos as suas ações (SOLVY) são transacionadas através de um programa ADR de nível 1. No Brasil, a Solvay também atua com a marca Rhodia.

 

Mais informações para a imprensa 

Roberto Custódio -roberto@pexpress.com.br

Marcela de Paula –marcela@pexpress.com.br

 

Tel. (55 11) 3284 5164 ou cel. (55 11) 999 33 8148


Como um grupo internacional de química e de materiais avançados, a Solvay auxilia os clientes na inovação, no desenvolvimento e fornecimento de soluções sustentáveis de alto valor, que consomem menos energia, reduzem as emissões de CO2, otimizam o uso de recursos e melhoram a qualidade de vida no planeta. Seus produtos são utilizados em diversos mercados, tais como automotivo e aeroespacial, bens de consumo e de cuidados com a saúde e beleza, energia e meio ambiente,  construção, elétricos e eletrônicos, bem como aplicações industriais. O Grupo, com sede em Bruxelas, emprega 30.000 pessoas em 53 países. Registrou em 2014 um faturamento próximo a € 12 bilhões, dos quais 90% foram obtidos com vendas em atividades nas quais está entre os três líderes mundiais. A Solvay SA (SOLB.BE) está listada na Euronext, em Bruxelas e Paris (Bloomberg: SOLB:BB – Reuters:  SOLB.BR). No Brasil, o Grupo também atua com a marca Rhodia.