Rhodia celebra 100 anos e lança a única poliamida reciclada e biodegradável do mercado

Solvay press release Click to enlarge

A empresa apresenta o fio Amni® Soul Cycle, que promete revolucionar a indústria têxtil, e marca presença no Congresso Internacional da ABIT e na Minas Trend

São Paulo, 22 de outubro de 2019 – A Rhodia, empresa do Grupo Solvay, para comemorar os seus 100 anos de atividades no Brasil e a forte presença na indústria têxtil/moda, está fazendo o lançamento do único fio têxtil de poliamida reciclada e biodegradável do mundo. Trata-se de Amni® Soul Cycle, desenvolvido nos laboratórios brasileiros da empresa e que promete revolucionar o setor, refletindo o compromisso da Rhodia com a sustentabilidade.

O fio Amni® Soul Cycle é uma poliamida reciclada a partir de resíduo têxtil industrial (pré-consumo), regenerada e transformada novamente em fio têxtil. O projeto de desenvolvimento dessa novidade foi feito em parceria com a Lupo, outra gigante do mercado têxtil, com o objetivo de incrementar e promover a economia circular no setor.

O lançamento oficial de Amni® Soul Cycle ocorre durante o Minas Trend e o Congresso Internacional da ABIT (Associação Brasileira da Indústria têxtil), de 22 a 25 de outubro, em Belo Horizonte-MG.

O produto estará em exemplares de meias da Lupo confeccionados especialmente para a ocasião. Posteriormente, as empresas definirão quando artigos têxteis da Lupo a partir de Amni® Soul Cycle estarão à disposição dos consumidores.

Para o segmento de malhas, a Rhodia trabalha com o Amni® Soul Cycle em parceria com a Rosset e Santaconstancia no desenvolvimento de produtos para o mercado esportivo e moda praia.

Segundo Renato Boaventura, Vice-Presidente Global de Poliamidas e Fibras do Grupo Solvay, o desenvolvimento de Amni® Soul Cycle representa mais um passo no engajamento da empresa com a inovação sustentável e com o avanço na economia circular.

“Celebramos 100 anos de uma linda trajetória de uma empresa que não hesita em ousar e romper barreiras em todos os seus segmentos de atividades. O engajamento com a sustentabilidade é foco principal da Rhodia, que entrega soluções de alto valor agregado à indústria, aos consumidores e ao meio ambiente. E agora, além de muitas outras tecnologias Rhodia que já estão consolidadas no mercado, a empresa anuncia mais um lançamento inédito no mercado global: a única poliamida reciclada e biodegradável, oAmni® Soul Cycle’’, afirma Renato Boaventura.

Além do Amni® Soul Cycle, a Rhodia já oferece ao setor têxtil um amplo portfólio de fibras e fios têxteis inovadores e sustentáveis, tais como o Emana®, fio inteligente que contribui para o bom desempenho esportivo; o Amni® Soul Eco, o primeiro fio de poliamida biodegradável do mundo, 100% reciclável, presente em grandes marcas nacionais de segmentos como lingerie, moda praia, fitness e no segmento de calçados e acessórios, entre outros; e a linha de fios de alta tenacidade e sustentáveis Rhodianyl® Bio.

O compromisso da Rhodia e do Grupo Solvay para o futuro - acrescentou Renato Boaventura – é continuar a desenvolver inovações sustentáveis em todos os segmentos de atuação. “No setor têxtil iremos avançar muito nos próximos anos, no sentido de promover a economia circular que valoriza os recursos disponíveis e nos leva a desenvolver produtos cada vez mais sustentáveis”, disse o Vice-Presidente Global de Poliamidas e Fibras do Grupo Solvay.

Congresso e Minas Trend - Para celebrar os seus 100 anos de presença no Brasil, a empresa realiza um coquetel na noite do dia 22 para clientes e parceiros, durante o Congresso da ABIT. Todas as bolsas do evento, entregues para os convidados, levam a assinatura da companhia. Em parceria com a Diwo, marca de acessórios mineira, a bolsa foi confeccionada com tecido da tecelagem Macias a partir do fio Rhodianyl® High-D-Eco, que também tem a tecnologia biodegradável da Rhodia.

Já no Minas Trend, entre os dias 22 e 25 de outubro, a Rhodia veste a equipe do evento com camisetas produzidas com a sua poliamida Amni® Soul Ece, ainda, realiza oficina de customização no Espaço da Ecomaterioteca, com a possibilidade dos convidados customizarem bolsas da Diwo, camisetas e aprenderem de forma geral sobre tecnologia e sustentabilidade têxtil.

100 anos de presença da Rhodia no Brasil– Sob as marcas do pioneirismo e da inovação, a Rhodia, empresa do Grupo Solvay, está completando 100 anos de atividades no Brasil em 2019. A empresa iniciou sua trajetória de sucesso em Santo André – SP, com a instalação de uma unidade industrial de produtos químicos, que representou o primeiro passo da industrialização da região do ABC paulista. Sempre à frente do seu tempo, a Rhodia tem dado ao longo desse período uma contribuição decisiva para o fortalecimento do setor químico/têxtil e da indústria do Brasil em geral, com o desenvolvimento de tecnologias, processos e produtos para diversos mercados, e com um profundo relacionamento com a sociedade brasileira. Desde setembro de 2011, a Rhodia faz parte do Grupo Solvay, um dos mais relevantes players internacionais em materiais avançados e especialidades químicas.

Saiba mais em www.rhodia.com.br e em www.solvay.com

A Solvay é uma empresa de materiais avançados e de especialidades químicas, comprometida com o desenvolvimento da Química que aborda os principais desafios da sociedade. A Solvay inova e faz parcerias com clientes em diversos mercados finais globais. Seus produtos e soluções são utilizados em aviões, automóveis, dispositivos inteligentes e instrumentos médicos, baterias, na extração de minerais e petróleo, entre muitas outras aplicações que promovem a sustentabilidade. Seus materiais leves e avançados aumentam a mobilidade mais limpa, suas formulações otimizam o uso de recursos e seus produtos químicos de desempenho melhoram a qualidade do ar e da água. A Solvay tem sede em Bruxelas e emprega 27.000 pessoas em 62 países. As vendas líquidas pro forma foram de € 10,3 bilhões em 2018, em 90% de atividades nas quais a Solvay está entre as três maiores empresas do mundo, resultando em uma margem de EBITDA de 22%. A Solvay SA (SOLB.BE) está cotada na Euronext Brussels e Paris (Bloomberg: SOLB: BB- Reuters: SOLB.BR) e nos Estados Unidos as suas ações (SOLVY) são transacionadas através de um programa ADR de nível 1. No Brasil, a Solvay também atua com a marca Rhodia.

Sobre a área de Fibras/Rhodia

Index Estratégias de Comunicação - @indexconectada

João Corazza – joao@indexconectada.com.br

Tels. (55 11) 99553-9410

Roberto Custódio –roberto@pexpress.com.br e

Marcela de Paula –marcela@pexpress.com.br

Tels. (55 11) 3284 5164 ou celular (55 11) 999 33 8148

Como um grupo internacional de química e de materiais avançados, a Solvay auxilia os clientes na inovação, no desenvolvimento e fornecimento de soluções sustentáveis de alto valor, que consomem menos energia, reduzem as emissões de CO2, otimizam o uso de recursos e melhoram a qualidade de vida no planeta. Seus produtos são utilizados em diversos mercados, tais como automotivo e aeroespacial, bens de consumo e de cuidados com a saúde e beleza, energia e meio ambiente,  construção, elétricos e eletrônicos, bem como aplicações industriais. O Grupo, com sede em Bruxelas, emprega 30.000 pessoas em 53 países. Registrou em 2014 um faturamento próximo a € 12 bilhões, dos quais 90% foram obtidos com vendas em atividades nas quais está entre os três líderes mundiais. A Solvay SA (SOLB.BE) está listada na Euronext, em Bruxelas e Paris (Bloomberg: SOLB:BB – Reuters:  SOLB.BR). No Brasil, o Grupo também atua com a marca Rhodia.