Rhodia combina matérias-primas para tornar calçados mais sustentáveis e confortáveis


Rhodia combina matérias-primas para tornar calçados mais sustentáveis e confortáveis

A 11ª edição da Fábrica de Calçados, montada na Fimec 2020, em Novo Hamburgo (RS), apresenta 17 modelos de calçados, em seis linhas de produção, abrangendo com 86 empresas e 90 operários



Uma imagem contendo vestuário, calçados, interior, mesa Descrição gerada automaticamente


São Paulo e Novo Hamburgo, 10 de março de 2020 - A Rhodia, empresa do Grupo Solvay, desenvolveu um projeto de calçado sustentável e confortável, tendo como base suas matérias-primas e insumos produzidos no Brasil. O objetivo da empresa é ampliar a oferta de produtos sustentáveis para atender demanda do setor coureiro/calçadista.


Dois exemplos da aplicação desses produtos da Rhodia são destaques na Fábrica Conceito instalada na Fimec 2020, principal exposição latino-americana de máquinas, equipamentos, couros e componentes para calçados (de 10 a 12 de março, em Novo Hamburgo - RS). 


A proposta da Fábrica, que está em sua 11ª edição, é apresentar aos visitantes da Fimec a aplicabilidade dos processos tecnológicos, logísticos e produtos expostos na feira, a partir da fabricação de calçados em tempo real.


Sustentabilidade e conforto - O projeto da Rhodia envolve a confecção de dois modelos de tênis com materiais sustentáveis, combinando as melhores soluções da empresa em fios têxteis de poliamida e intermediários químicos (ácido adípico). 


No cabedal foi utilizado o Amni Soul Eco®, primeiro fio têxtil de poliamida biodegradável do mundo, criado pela Rhodia no Brasil. Esse fio foi aplicado à técnica Knit,processo novo de tecelagem 3D, que faz parte da indústria 4.0. A técnica reduz processos, permitindo que entre o fio e saia o cabedal pronto, resultando em redução delead timee o uso de outros recursos.


O solado e a palmilha foram confeccionados em poliuretano (PU) biodegradável e reciclável, a partir do ácido adípico da Rhodia, que incrementam a capacidade de cushioning (amortecimento) e aumentam a sensação de conforto do usuário do produto. 


“O resultado é uma combinação perfeita para um calçado sustentável e que proporciona, ao mesmo tempo, mais conforto e segurança para o consumidor”, afirma Vinicius Morbeck, Diretor Comercial, Marketing e Assistência técnica de Poliamida e Fibras do Grupo Solvay na América Latina.


Segundo ele, a Rhodia está colocando à disposição do setor de calçados uma série de inovações desenvolvidas no Brasil na área de poliamida, tanto no segmento têxtil quanto em insumos de produtos intermediários. “Nós queremos ajudar no crescimento do setor, em linha com as atuais tendências de consumo de calçados, que valorizam os materiais e recursos sustentáveis”, disse Vinicius Morbeck.


Redução de emissões e economia circular - O desenvolvimento de novos materiais sustentáveis da Rhodia voltados para a indústria de calçados também envolve a área de intermediários químicos ligada ao ácido adípico aplicado na produção de poliuretano para solas e entressolas de calçados. 


“Nossa produção de ácido adípico no Brasil é uma das referências mundiais no setor no quesito pegada de carbono. Em nossa unidade industrial para abatimento de gases de efeito estufa em Paulínia (SP) eliminamos em 2019 o total de 4,25 milhões de toneladas de CO2 equivalente, o que significa retirar de circulação 920 mil veículos movidos a gasolina”, diz Eduardo Girote, Gerente de Marketing Estratégico da área de Poliamida e Fibras do Grupo Solvay na América Latina.  


Esse projeto - acrescenta Eduardo Girote - significa mais um avanço das empresas no sentido da economia circular no setor coureiro/calçadista, valorizando o uso de materiais sustentáveis e reciclados em todas as etapas de desenvolvimento do calçado, reduzindo fortemente a geração de resíduos industriais.


Projeto social e parceiros– Além do foco em sustentabilidade e do lançamento de novidades, a Rhodia decidiu participar da Fábrica Conceito pelo cunho social do projeto, em linha com as práticas de Responsabilidade Social Corporativa da empresa. 


A Fábrica contratou um total de 70 trabalhadores desempregados para atuar no projeto, em cinco linhas de produção. Uma sexta linha foi produzida por alunos do curso técnico de calçados do Senai. A ideia é que eles aprendam na prática os conceitos de sala de aula. A produção dos 3.500 pares de calçados foi doada para instituições que atendem pessoas em vulnerabilidade social. 


O projeto da Rhodia apresentado na Fábrica Conceito envolve uma série de parceiros que também estão engajados em ampliar a sustentabilidade na área de calçados. Além da Rhodia, com fios têxteis e ácido adípico, fazem parte a Calçados Ramarim (design e confecção dos calçados), Basf (solado em poliuretano -PU, injetado pela empresa Pro PU), Cofrag (tecido da palmilha), Brastema (equipamento para tecelagem do cabedal), Pro PU (palmilha), C.A.Santos (atacador), Amazonas (adesivo de PUR, aplicado com auxílio de robô), Máquinas Sazi (equipamentos da linha de montagem) e Formas Kunz (formas dos tênis).


Serviço – Rhodia na Fábrica Conceito da Fimec 2020

Data: 10 a 12 de março de 2020 - das 13h00 às 20h00

Local: Fenac – Novo Hambrugo (RS) 

 

100 anos de presença da Rhodia no Brasil – Sob as marcas do pioneirismo e da inovação, a Rhodia, empresa do Grupo Solvay, completou 100 anos de atividades no Brasil em 2019. A empresa iniciou sua trajetória de sucesso em Santo André – SP, com a instalação de uma unidade industrial de produtos químicos, que representou o primeiro passo da industrialização da região do ABC paulista. Sempre à frente do seu tempo, a Rhodia tem dado ao longo desse período uma contribuição decisiva para o fortalecimento do setor químico/têxtil e da indústria do Brasil em geral, com o desenvolvimento de tecnologias, processos e produtos para diversos mercados, e com um profundo relacionamento com a sociedade brasileira. Desde setembro de 2011, a Rhodia faz parte do Grupo Solvay, um dos mais relevantes players internacionais em materiais avançados e especialidades químicas.

Saiba mais em www.rhodia.com.br e em www.solvay.com

 

Sobre o Grupo Solvay

A Solvay é uma empresa de ciências cujas tecnologias invisíveis trazem benefícios visíveis para todos os aspectos de nossa vida cotidiana. Com 24.500 empregados em 61 países, a Solvay une pessoas, idéias e elementos para reinventar o progresso. O Grupo busca criar valor compartilhado sustentável para todos, principalmente por meio do programa Solvay One Planet, elaborado em torno de três pilares: proteger o clima, preservar recursos e promover uma vida melhor. As soluções inovadoras do Grupo contribuem para produtos mais seguros, limpos e sustentáveis, que podem ser encontrados em residências, alimentos e bens de consumo, aviões, carros, baterias, dispositivos inteligentes, aplicativos de saúde, sistemas de purificação de água e ar. Fundada em 1863, a Solvay tem vendas líquidas anuais de cerca de € 10 bilhões e está listada na Euronext Brussels (SOLB.BE), Paris (Bloomberg: SOLB.BB; Reuters: SOLB.BR) e nos Estados Unidos, onde suas ações (SOLVY) são negociadas por meio de um programa de ADR de nível 1. No Brasil, a Solvay também atua com a marca Rhodia.

Saiba mais em www.solvay.com

 

Mais informações à Imprensa:

Sobre a área de Poliamida e Fibras 

João Corazza – joao@indexconectada.com.br

Luisa Marcomini –luisamarcomini@indexconectada.com.br

Tels. (55 11) 99553-9410

 

Sobre o Grupo Solvay e a Rhodia no Brasil

Roberto Custódio – roberto@pexpress.com.br e 

Marcela de Paula – marcela@pexpress.com.br

Tels. (55 11) 3284 5164 ou celular (55 11) 999 33 8148


Como um grupo internacional de química e de materiais avançados, a Solvay auxilia os clientes na inovação, no desenvolvimento e fornecimento de soluções sustentáveis de alto valor, que consomem menos energia, reduzem as emissões de CO2, otimizam o uso de recursos e melhoram a qualidade de vida no planeta. Seus produtos são utilizados em diversos mercados, tais como automotivo e aeroespacial, bens de consumo e de cuidados com a saúde e beleza, energia e meio ambiente,  construção, elétricos e eletrônicos, bem como aplicações industriais. O Grupo, com sede em Bruxelas, emprega 30.000 pessoas em 53 países. Registrou em 2014 um faturamento próximo a € 12 bilhões, dos quais 90% foram obtidos com vendas em atividades nas quais está entre os três líderes mundiais. A Solvay SA (SOLB.BE) está listada na Euronext, em Bruxelas e Paris (Bloomberg: SOLB:BB – Reuters:  SOLB.BR). No Brasil, o Grupo também atua com a marca Rhodia.