Rhodia e Mary Jane apresentam o primeiro tênis After Skate do Brasil em poliamida biodegradável desenvolvido em KNIT

Rhodia_na_INSPIRAMAIS_2020_I-2Click to enlarge
São Paulo, 15 janeiro de 2019 – Uma revolução está prestes a acontecer no mercado de Skate brasileiro. O primeiro tênis After Skate do Brasil em poliamida biodegradável, desenvolvido em técnica Knit, é apresentado pela Rhodia, empresa do Grupo Solvay, no Inspiramais 2020_I (15 e 16 de janeiro, em São Paulo) como o novo conceito sustentável de calçado esportivo. O lançamento acontece em parceria com a Mary Jane, a primeira marca genuína de tênis de Skate feita para meninas.

O modelo intitulado PROTOTYPE pela Mary Jane, que assina o projeto criativo, tem como objetivo levar conforto, inovação e sustentabilidade às skatistas. O cabedal do calçado foi desenvolvido em Amni Soul Eco®, primeira poliamida biodegradável do mundo, e construído em Knit, uma técnica de tecelagem 3D, onde o fio dá lugar ao cabedal quase que totalmente pronto, permitindo que o calçado tenha não só uma excelente estrutura e ofereça flexibilidade e leveza para os pés, mas também otimize a matéria prima e minimize o desperdício durante a produção.

‘’Estamos muito animados com o lançamento do PROTOTYPE em parceria com a Rhodia, que nos proporcionou levar ao mercado brasileiro uma peça totalmente biodegradável e amiga do meio ambiente’’, complementa Marcos Fracchetta, diretor criativo da Mary Jane.

O desenvolvimento do cabedal contou com a parceria da Bertex, empresa especializada em componentes para calçados, que empregou todo o seu know-how em Knit no projeto. Assim como a palmilha e cadarços, ambos produzidos com Amni Soul Eco®em parceria com o Grupo Cofrag, e a linha de costura da Linhasita que também utilizou a tecnologia Rhodia, garantindo que toda a montagem do tênis conte com a poliamida biodegradável do início à finalização.

O projeto também inclui um solado especial em PU (poliuretano), com matéria-prima da Rhodia, onde a solução encontrada para o tênis em função da aplicação foi a combinação de PU e TPU para atender os critérios de conforto, leveza, flexibilidade e segurança. O uso das matérias-primas da Rhodia no solado e no cabedal simplificam o processo de produção do calçado.
Ainda na INSPIRAMAIS, a Rhodia apresenta mais uma novidade no setor de fibras inteligentes desta vez utilizando a tecnologia Amni Soul Eco®em fios de alta tenacidade. Com este fio a ITM, indústria têxtil com foco em tecnologia e sustentabilidade desenvolveu, em parceria com a Rhodia, o Tanguá Eco Fio, tecido de alta performance com resistência à abrasão e biodegradável. Para apresentar o lançamento ao mercado, a Rhodia e ITM juntaram-se à Skinbiquini no desenvolvimento de dois modelos de bolsas, que utilizam a nova tecnologia e são exibidas em primeira mão na feira INSPIRA MAIS.

Sobre a Unidade Global de Negócios Fibras
Líder sul-americana em fibras e fios de poliamida 6.6, a unidade global de negócios Fibras, do grupo Solvay, tem unidade industrial no Brasil e conta com laboratórios de pesquisa desenvolvimentos em diversos países, além de parcerias e acordos de produção na Europa e na Ásia. Inovadora e pioneira, a empresa atende aos mercados têxteis e industriais com produtos de alto valor agregado, comercializados sob as marcas Amni®, Emana® e Rhodianyl®.
Mais informações em www.emanafiber.com e www.amni.com.br

A Solvay é uma empresa de materiais avançados e de especialidades químicas, comprometida com o desenvolvimento da Química que aborda os principais desafios da sociedade. A Solvay inova e faz parcerias com clientes em diversos mercados finais globais. Seus produtos e soluções são utilizados em aviões, carros, dispositivos inteligentes e médicos, baterias, na extração de minerais e petróleo, entre muitas outras aplicações que promovem a sustentabilidade. Seus materiais leves e avançados aumentam a mobilidade mais limpa, suas formulações otimizam o uso de recursos e seus produtos químicos de desempenho melhoram a qualidade do ar e da água. A Solvay tem sede em Bruxelas e emprega 26800 pessoas em 61 países. As vendas líquidas pro forma foram de € 10,1 bilhões em 2017, em 90% de atividades nas quais a Solvay está entre as 3 maiores empresas do mundo, resultando em uma margem de EBITDA de 22%. A Solvay SA (SOLB.BE) está cotada na Euronext Brussels e Paris (Bloomberg: SOLB: BB- Reuters: SOLB.BR) e nos Estados Unidos as suas acções (SOLVY) são transacionadas através de um programa ADR de nível 1. No Brasil, a Solvay também atua com a marca Rhodia.

Sobre a Rhodia Fibras

Index Assessoria