Solvay lança nova aplicação de polímero especial para área médica

As resinas em pó KetaSpire® PEEK da Solvay revestem tubos metálicos utilizados em eletrocirurgias

Resinas em pó KetaSpire PEEK da Solvay são usadas para revestir tubos de metal de eletrocirurgia

Alpharetta, Geórgia, 20 de fevereiro de 2020 As resinas em pó KetaSpire® PEEK (polieteretercetona) da Solvay foram escolhidos pela Surgical Coatings, LLC para revestir tubos de metal usados ​​em eletrocirurgia.

Os produtos foram selecionados por  sua resistência química e à fadiga, mantendo excelentes propriedades mecânicas e estabilidade dimensional em altas temperaturas. Esses materiais biocompatíveis também oferecem vantagens de processamento e podem suportar repetidas limpezas e esterilizações.

Cada vez mais, os revestimentos para aplicações eletrocirúrgicas precisam suportar frequências monopolares, altas tensões e limpeza e esterilização repetidas. Durante a eletrocirurgia, as frequências elétricas são usadas para fazer incisões limpas, eliminando a necessidade de ferramentas cirúrgicas, como bisturis.

Para proteger cirurgiões e pacientes de correntes elétricas, os tubos de metal usados ​​podem ser revestidos com resinas em pó, usando-se materiais KetaSpire® PEEK com isolamento elétrico.

"À medida em que o esforço para desenvolver novos dispositivos eletrocirúrgicos continua se acelerando, precisamos, mais do que nunca, fornecer soluções direcionadas e de ponta que melhor atendam às necessidades de nossos clientes", disse James Morris, presidente e diretor executivo da Surgical Coatings.

“As resinas em pó KetaSpire® PEEK que selecionamos para esta aplicação são um exemplo: esses materiais avançados nos permitem fornecer novas tecnologias eletrocirúrgicas que podem atender a requisitos exigentes e fornecer a nossos clientes exatamente o que eles precisam para ter sucesso”, acrescentou.

As resinas em pó KetaSpire® PEEK da Solvay fornecem uma espessura uniforme de revestimento para garantir propriedades consistentes e mitigar riscos. Em comparação com outros pós comerciais de PEEK, os materiais da Solvay têm menor teor de umidade para tempos de ciclo mais rápidos e maior rendimento, e podem reduzir o consumo de energia durante a secagem. As vantagens adicionais incluem redução de saída de gases, tolerâncias mais rigorosas e menos defeitos na superfície.

A Surgical Coatings usa as classes de resinas PEEK de baixa granulometria KetaSpire® KT-820FP e KetaSpire® KT-880FP para fornecer compatibilidade aprimorada com revestimentos eletrostáticos em aplicações eletrocirúrgicas selecionadas.

KetaSpire® KT-820FPé uma classe de baixa fluidez que oferece um acabamento de superfície superior, enquanto KetaSpire® KT-880FP é uma classe de alta fluidez que preenche e reveste facilmente geometrias mais complexas. Devido à alta qualidade e consistência das resinas em pó KetaSpire® PEEK, a Surgical Coatings pode atingir espessuras de revestimento tão finas quanto um milésimo de polegada (0,00254 pol. / 0,064516 mm).

A Surgical Coatings queria um fornecedor que proporcionasse um nível excepcional de serviço e ajudasse a encontrar a melhor solução possível em um portfólio de materiais disponíveis comercialmente.

Os requisitos adicionais incluíam recursos de coloração personalizados para permitir uma estética aprimorada e a capacidade de corresponder exatamente ao logotipo de uma empresa para identificação da marca. Para esse fim, a equipe de suporte técnico da Solvay forneceu seu amplo conhecimento e experiência.

"As resinas em pó KetaSpire® PEEK da Solvay forneceram à Surgical Coatings a solução necessária para atender à crescente demanda no mercado médico por materiais avançados de isolamento elétrico", disse Jeff Hrivnak, gerente de negócios global de Assistência Médica da unidade de negócios global Solvay Specialty Polymers.

“Nossa solução orientada ao cliente ajudou a tornar esse aplicativo um sucesso e diferencia a Solvay de outros fornecedores de PEEK. Também temos o prazer de anunciar que este é o primeiro do que esperamos ser muitas novas aplicações eletrocirúrgicas que utilizam nossas resinas em pó KetaSpire® PEEK.”

A Solvay é uma empresa de materiais avançados e de especialidades químicas, comprometida com o desenvolvimento da Química que aborda os principais desafios da sociedade. A Solvay inova e faz parcerias com clientes em diversos mercados finais globais. Seus produtos e soluções são utilizados em aviões, automóveis, dispositivos inteligentes e instrumentos médicos, baterias, na extração de minerais e petróleo, entre muitas outras aplicações que promovem a sustentabilidade. Seus materiais leves e avançados aumentam a mobilidade mais limpa, suas formulações otimizam o uso de recursos e seus produtos químicos de desempenho melhoram a qualidade do ar e da água. A Solvay tem sede em Bruxelas e emprega 27.000 pessoas em 62 países. As vendas líquidas pro forma foram de € 10,3 bilhões em 2018, em 90% de atividades nas quais a Solvay está entre as três maiores empresas do mundo, resultando em uma margem de EBITDA de 22%. A Solvay SA (SOLB.BE) está cotada na Euronext Brussels e Paris (Bloomberg: SOLB: BB- Reuters: SOLB.BR) e nos Estados Unidos as suas ações (SOLVY) são transacionadas através de um programa ADR de nível 1. No Brasil, a Solvay também atua com a marca Rhodia.

Roberto Custódio – roberto@pexpress.com.br e

Marcela de Paula – marcela@pexpress.com.br

Tels. (55 11) 3284 5164 ou celular (55 11) 999 33 8148

Como um grupo internacional de química e de materiais avançados, a Solvay auxilia os clientes na inovação, no desenvolvimento e fornecimento de soluções sustentáveis de alto valor, que consomem menos energia, reduzem as emissões de CO2, otimizam o uso de recursos e melhoram a qualidade de vida no planeta. Seus produtos são utilizados em diversos mercados, tais como automotivo e aeroespacial, bens de consumo e de cuidados com a saúde e beleza, energia e meio ambiente,  construção, elétricos e eletrônicos, bem como aplicações industriais. O Grupo, com sede em Bruxelas, emprega 30.000 pessoas em 53 países. Registrou em 2014 um faturamento próximo a € 12 bilhões, dos quais 90% foram obtidos com vendas em atividades nas quais está entre os três líderes mundiais. A Solvay SA (SOLB.BE) está listada na Euronext, em Bruxelas e Paris (Bloomberg: SOLB:BB – Reuters:  SOLB.BR). No Brasil, o Grupo também atua com a marca Rhodia.