Projeto Social da Rhodia vai criar miniorquestra

Alquimia Jovem, que atende 80 estudantes de escolas públicas de Paulínia e de Barão Geraldo, inicia 5º ano de atividades
 

Paulínia (SP), 22 de março de 2012 – O projeto social Alquimia Jovem, mantido pela Rhodia, empresa do grupo Solvay, está iniciando suas atividades de 2012, o quinto ano ininterrupto de seus trabalhos, ampliando sua proposta pedagógica com a adoção de novas oficinas, como a organização de uma oficina de música que inclui a fabricação de instrumentos e a criação até o final do ano de uma miniorquestra.
 
Por meio de experimentações sensoriais plásticas e estéticas, os jovens desenvolverão conceitos de ritmo, harmonia, percepção e entrosamento musical. Prioritariamente, todos os jovens estudarão um pouco de teoria musical e farão exercícios práticos de técnica vocal e dicção, assim como a confecção de instrumentos percussivos para que juntamente com o coral e flautas seja formada uma orquestra composta de 80 integrantes.
 
O Alquimia Jovem é um programa de educação complementar desenvolvido pelo Instituto Rhodia para atender anualmente 80 crianças e adolescentes entre 11 e 14 anos, em situação de risco social, de comunidades próximas às instalações industriais da empresa, e que estudam em escolas públicas de Paulínia e do distrito de Barão Geraldo, em Campinas.
 
O programa tem no esporte e na cultura suas principais ferramentas pedagógicas, com o objetivo de fortalecer nos participantes os conceitos de cidadania e incentivar o protagonismo juvenil. Ao longo do ano, são realizadas diversas atividades esportivas, artísticas e culturais, além de oficinas temáticas. Também são abordados temas como a preservação do meio ambiente, educação sexual, prevenção ao uso abusivo de álcool e drogas, padrões de beleza e comportamento, ética e valores pessoais, auto-estima e discussões sobre projeto de vida.
 
Os estudantes participam das atividades duas vezes por semana no contra turno escolar. O Alquimia Jovem oferece alimentação e transporte gratuito das escolas participantes ao clube Rhodia, em Barão Geraldo - local onde o projeto é desenvolvido.
 
A principal proposta do projeto Alquimia Jovem é dar apoio à formação de cidadãos, assinala Odete Duarte, diretora de Comunicação Corporativa e do Instituto Rhodia. Em quatro anos de atividades o projeto já apoiou mais de 300 estudantes da região. "O testemunho favorável de muitos participantes desse projeto tem mostrado que a empresa acerta ao apoiar iniciativas que contribuem com o desenvolvimento e capacitação das comunidades onde está presente", acrescenta a diretora da Rhodia.
 
A Rhodia, uma empresa do grupo Solvay, é uma companhia química internacional fortemente engajada no Desenvolvimento Sustentável.  Líder em seus negócios, a empresa coloca a busca da excelência operacional e sua capacidade de inovação a serviço do desempenho dos seus clientes. Estruturada em 11 unidades globais de negócios, a Rhodia é parceira dos maiores líderes mundiais das indústrias: automotiva, eletroeletrônica, aromas e fragrâncias, saúde, mercados de cuidados pessoais e domésticos, bens de consumo e mercados industriais. A Rhodia emprega 14 250 pessoas em todo o mundo e obteve faturamento de 6,17 bilhões de euros em 2011.
 
A SOLVAY é um grupo químico internacional fortemente engajado no desenvolvimento sustentável e claramente focado na inovação e na excelência operacional. Com a recente aquisição da empresa de química de especialidades Rhodia foi criado um grande grupo químico mundial, que realiza mais de 90% de suas vendas em mercados onde já ocupa posição de liderança. A Solvay oferece uma ampla gama de produtos que contribuem para melhorar a qualidade de vida das pessoas e o desempenho de seus clientes em mercados tais como bens de consumo, construção, automotivo, eletrônico, energia, água e meio ambiente. O Grupo, que tem sede em Bruxelas, emprega 29 mil pessoas em 55 países e obteve um faturamento de 12,7 bilhões de euros (pro forma) em 2011. A Solvay SA (SOLB.BE) é cotada na Bolsa NYSE Euronext em Bruxelas e Paris (Bloomberg : SOLB.BB – Reuters : SOLBt.BR).
 

Informações à Imprensa:
Roberto Custódio - F. (55 11) 3284 5164 - roberto@pexpress.com.br
Marcela de Paula – f. (55 11) 3284 4322 – marcela@pexpress.com.br