Responsabilidade Social: Rhodia amplia projeto social Alquimia Jovem

Paulínia (SP), 14 de abril de 2014 – Para ampliar o atendimento a jovens estudantes de escolas públicas da rede de ensino de Paulínia e do bairro de Barão Geraldo (Campinas), a Rhodia, empresa do grupo Solvay, decidiu adotar um novo modelo para o projeto social Alquimia Jovem, um programa de educação complementar realizado há sete anos através do Instituto Rhodia.
 
Em 2014, com recursos de quase meio milhão de reais, o programa foi redesenhado: quase triplicou o número de participantes, que saltou de 80 para 210 por ano, ampliou a agenda de atividades de dois para três dias por semana, segmentou a programação em sintonia com o interesse de cada participante e ampliou o limite de idade, que era de 11 a 14 anos, e agora vai até os 16 anos.
 
"Há tempos a comunidade nos pedia o aumento do número de vagas. Foi para atender a essa demanda que desenhamos o novo modelo do Alquimia Jovem, combinando inovação e atividades educativas dirigidas", afirma Odete Duarte, diretora de Comunicação e do Instituto Rhodia. "Para se ter uma ideia da importância da ampliação das vagas, basta citar que, em 2013, tínhamos uma fila de espera com cerca de 400 candidatos", acrescenta ela.
 
Segundo Lívia Tiede, coordenadora do Alquimia Jovem, permanecem inalterados a metodologia de trabalho participativa, inclusiva e igualitária; a pedagogia focada na promoção da cidadania e do protagonismo juvenil e os conteúdos transversais trabalhados (diversidade e tolerância, meio ambiente, violência, drogas, sexualidade e carreiras).
 
A programação de atividades foi reorganizada e escalonada de terça a quinta. Outra novidade é que agora os participantes escolhem, dentre as atividades do portfólio educativo do Alquimia, a de sua preferência: futebol, artes, esportes coletivos, práticas esportivas alternativas e oficinas de teatro. 
 
Por dia, em sessões de duas horas, o programa passa a atender 70 jovens – metade pela manhã, metade à tarde –, com direito a lanche e transporte gratuito. As turmas, além de serem formadas em função dos interesses específicos dos participantes, também levarão em conta o nível escolar e idade dos alunos. "Essa mudança nos desafia a desenvolver práticas e conteúdos mais focados. É uma segmentação que estimulará o engajamento dos participantes, aumentando a disposição para o aprendizado", diz Lívia.
 
"O termo Alquimia traz a ideia de transformação. É isso que estamos fazendo com o novo modelo: transformando o nosso programa para ampliar a nossa contribuição à comunidade vizinha", destaca Odete Duarte. "Expandimos o Alquimia, mantendo o foco que a própria comunidade nos indicou quando da criação do programa: o desenvolvimento dos jovens".
 
Sobre a Solvay
Como um grupo químico internacional, a Solvay auxilia a indústria na busca e implementação de soluções cada vez mais responsáveis e de criação de valor. Gera 90% do seu volume de negócios em atividades onde ele está entre os três principaisgrupos globais. Seus produtos são utilizados em diversos mercados, tais como energia e meio ambiente, automotivo e aeroespacial, elétricos e eletrônicos, com objetivo de melhorar o desempenho dos clientes e a qualidade de vida dosconsumidores. O grupo, com sede em Bruxelas, emprega cerca de 29.400 pessoas em 55 países e obteve um faturamento de € 9,9 bilhões em 2013. Solvay SA (SOLB.BE) está listada na NYSE Euronext Bruxelas e Paris (Bloomberg: SOLB.BB – Reuters: SOLBt.BR). No Brasil, o grupo atua com a marca Rhodia, cujas atividades internacionais foram adquiridas em 2011.
Saiba mais em www.solvay.com
 
Mais informações à Imprensa:
Rhodia e Solvay no Brasil
Marcela de Paula – marcela@pexpress.com.br
Roberto Custódio – roberto@pexpress.com.br
Fones (55 11) 3284 5164 ou (55 11) 3284 4322