Proban®

PROBAN®: Oferecemos proteção confiável contra o fogo

PROBAN logoClick to enlarge

Conheça nossa tecnologia best in class para segurança contra fogo em aplicações têxteis e de vestuário: proteção duradoura, rigorosos procedimentos de qualidade e extremamente confortável para uso em aplicações industriais ou pessoais.

PROBAN® é um processo tecnológico com controle de qualidade que proporciona a tecidos e malhas de algodão ou ricos em algodão propriedades retardantes de chama duráveis para uso prolongado. Os artigos fabricados com tecidos PROBAN® proporcionam desempenho retardante de chama confiável e tranquilidade aos consumidores industriais, institucionais e finais no mundo todo, ao mesmo tempo em que atendem aos regulamentos da indústria do setor.

Desafios para os clientes

Os tecidos e artigos de vestuário PROBAN® do Grupo Solvay estão disponíveis em várias fontes:

  • Rede de licenciados PROBAN®
  • Fornecedores de tecidos PROBAN®
  • Fabricantes de artigos de vestuário PROBAN®

Os tecidos PROBAN® são fabricados sob rigoroso controle de qualidade, mediante acordos de licença do Grupo Solvay. Os licenciados são rigorosamente monitorados para garantir que todos os tecidos PROBAN® continuem a atender aos regulamentos do setor relacionados com a propriedade retardante de chama.

Soluções e benefícios

PROBAN® é um processo tecnológico com controle de qualidade e marca registrada, baseado em produtos químicos específicos desenvolvidos pela Solvay. O processo ocorre na fase de acabamento dos tecidos de algodão e tecidos mistos de algodão e envolve etapas bastante específicas — a tecnologia está disponível somente para licenciados PROBAN®.

O Grupo Solvay realizou vários estudos que concluíram que os tecidos e artigos de vestuário PROBAN® são seguros e confortáveis para os consumidores finais. Os artigos de vestuário PROBAN® não causam sensibilização e irritação na pele. Os tecidos e artigos de vestuário PROBAN® podem ser apoiados por:

- Rótulo Oeko Tex® 100

- Rótulo ecológico da UE

Os tecidos e artigos de vestuário PROBAN® são produzidos segundo rigorosos processos de fabricação do Grupo Solvay. As amostras de tecidos são rigorosamente testadas antes de serem disponibilizadas comercialmente por meio dos licenciados indicados pela Solvay. Os licenciados foram cuidadosamente selecionados com base em sua capacidade de assegurar aos tecidos PROBAN® um acabamento com a máxima qualidade. Para obter uma licença, os fabricantes têxteis devem demonstrar que possuem as competências e os equipamentos técnicos necessários. O Grupo Solvay fornece a todos os licenciados PROBAN® a tecnologia PROBAN® de última geração, produtos químicos, treinamento especializado, contínuo suporte técnico e certificação para manter padrões de máxima qualidade dos tecidos, artigos de vestuário e outros artigos finais PROBAN®.

PROBAN® é o resultado de um processo tecnológico de última geração, com controle de qualidade. O tratamento ocorre na fase de acabamento da fabricação de artigos têxteis de algodão ou mistos de algodão. O processo PROBAN® usa uma tecnologia patenteada e licenciada pelo Grupo Solvay para formar um polímero reticulado especial dentro das fibras de algodão. O processo de formação do polímero PROBAN® é irreversível. O polímero é totalmente insolúvel e integrado no corpo da fibra.

Aplicações
Os tecidos e artigos de vestuário PROBAN® são concebidos para oferecer aos usuários finais uma proteção confortável e duradoura contra o calor e as chamas em vários setores: Mão de obra industrial, profissionais de serviços, uso doméstico e esportes motorizados.

Aplicações para mão de obra industrial

  • Serviços públicos elétricos e de manutenção
  • Aplicações para trabalhadores gerais
  • Petróleo e gás
  • Soldagem
  • Metalurgia

Aplicações para profissionais de serviços

  • Setores militar e policial
  • Combate a incêndios estruturais
  • Combate a incêndios florestais

Aplicações domésticas

  • Roupas de cama
  • Roupas para dormir
  • Tapeçarias

Aplicações para esportes motorizados