Superamic®

Aditivos mágicos para cerâmicas eletrônicas

  Superamic Electronic Circuit Click to enlarge

Nos anos recentes, as indústrias de componentes passivos e de cerâmicas tiveram de enfrentar novos desafios técnicos, entre eles:

  • Miniaturização de componentes
  • Aumento da confiabilidade e estabilidade
  • Melhoria do desempenho


A extensa especialização da Solvay Rare Earth Systems nas tecnologias de fabricação essenciais para produtos minerais abrange o controle de fase cristalográfica e o controle da morfologia.

A linha Superamic® foi especificamente concebida para ser incorporada em formulações de cerâmicas, incluindo produtos dielétricos, piezoelétricos e ferroelétricos. A principal característica da maioria desses três produtos é o finíssimo tamanho de partícula elementar (entre 10 nm e 500 nm).

Características e benefícios

  • Alta pureza
  • Fino tamanho de partícula elementar, permitindo a miniaturização
  • Fácil reatividade e alta confiabilidade

Aplicações

  • Óxidos finos à base de terras raras para eletrodos de metal de base (MLCCS)
A GBU passou a fornecer óxidos finos à base de terras raras desenvolvidos e aprovados para eletrodos de metal de base (BME, Base Metal Electrode), incluindo ítrio, hólmio, disprósio, gadolínio e óxido de itérbio. Os produtos podem ser personalizados e desenvolvidos mediante solicitação especial, como pós com finíssimo tamanho de partículas.
A busca por capacitores cerâmicos multicamadas (MLCC, Multilayer Ceramic Capacitor) de capacitância mais alta levou a um número crescente de camadas mais finas que requerem pós ainda mais finos. A GBU Rare Earth Systems atende a esses novos requisitos por meio de óxidos aprimorados oferecidos na linha Superamic®.

  • Terras raras céricas para capacitores e filtros de micro-ondas
Novas gerações de filtros de micro-ondas e capacitores NPO usados em comunicações sem fio. A GBU desenvolveu grades de óxidos de neodímio e de samário especiais criados para aplicações de alta frequência.

  • Terras raras para outras aplicações de micro-ondas
O ítrio é amplamente usado em granadas de ítrio e ferro (YIGS, Yttrium Iron Garnets) para ferritas comercializadas como ressonadores ou circuladores. O gadolínio também é um agente de dopagem padrão para estruturas tipo granada. A GBU Rare Earth Systems pode fornecer vários produtos Superamic® que atendem a requisitos de granadas de ítrio e ferro (YIGs).

  • Sensores de oxigênio
Sensores de oxigênio do tipo dedal padrão geralmente baseiam-se em zircônia parcialmente estabilizada com ítria. O óxido de ítrio da Solvay Rare Earth Systems é usado em sensores de oxigênio padrão. A GBU lançou novos grades de óxido de ítrio para novas gerações de sensores, tanto planares como lineares. Esses sensores requerem camadas muito mais finas e, portanto, óxidos de ítrio mais finos como matéria-prima.

  • A linha de produtos Superamic® também pode ser usada em muitas outras aplicações, como aditivos de sinterização, de vidros ou estruturais