A crise do petróleo nos anos 1970 fez a nova década começar com um cenário desanimador. Triplicara o preço do barril dessa matéria-prima essencial para inúmeras indústrias, jogando uma pá de cal na euforia nacional associada ao chamado “milagre econômico brasileiro”. O sentimento no meio industrial era resumido em uma expressão: “o sonho acabou”. Mas a Rhodia trilhou outros caminhos, fazendo desse período de crise uma oportunidade para se tornar ainda mais forte.

Logo em 1981, implantou o Departamento de Valorização do Consumidor e lançou a campanha “Você Fala. A Rhodia Escuta”, uma ação inédita entre empresas cujos produtos estão mais longe do consumidor final (o hoje chamado B2B). Seus fios têxteis, por exemplo, têm como clientes as tecelagens e malharias, que vendem seus produtos para as confecções, que vendem as roupas para as lojas. Com a campanha, a Rhodia se aproximava do consumidor final, disponibilizando um telefone de contato para esclarecer dúvidas, receber críticas e sugestões. O número aparecia em etiquetas das roupas feitas com seus fios. Era um inovador canal de comunicação entre a empresa e o público. O compromisso com um relacionamento aberto e transparente foi reafirmado no mesmo ano com a criação do primeiro posto de ombudsman industrial do Brasil.

Campanha "Você fala. A Rhodia escuta."

 

Esses mesmos princípios estavam presentes no “Portas Abertas”, plano de comunicação social implantado em 1985, que fez escola entre as empresas do país, virou livro e leitura obrigatória nas faculdades de Comunicação. Com boas razões: foi a primeira iniciativa do gênero no Brasil visando aprimorar o diálogo e o relacionamento com todos os públicos: clientes, fornecedores, comunidades, imprensa etc.  O nome Rhodia e a imagem da empresa ganharam uma força extraordinária, e os reconhecimentos não demoraram: entre outros, a Rhodia foi eleita a Empresa do Ano de 1986, no ranking da revista Exame.Foi a primeira multinacional a receber esse título no país.

Portas Abertas - Anos 80

 

Com a inquietude e ousadia de uma organização que busca sempre fazer mais e melhor, a Rhodia também desbravou caminhos inovadores no campo da gestão da qualidade. Inspirada pelos nascentes modelos adotados na Ásia, lançou em 1988 o Processo Rhodia de Performance de Excelência (Prhoex). Incorporando novos conceitos e ferramentas de gestão, o Prhoex revolucionou positivamente os processos da empresa, alavancando qualidade, segurança, produtividade e competitividade. 

Unidade Têxtil de Santo André

Anos 90

Unidade de Abatimento de Gases de Efeito Estufa

Anos 2000