Um dos importantes programas conduzidos pelo Instituto Rhodia, o Alquimia Jovem é um espaço de educação social que atende estudantes de escolas públicas de Paulínia e do distrito de Barão Geraldo (Campinas) com idades entre 11 e 16 anos, que se encontram em situação de vulnerabilidade social.  Desde sua criação em 2008, já beneficiou cerca de 1.700 jovens com atividades que visam desenvolver seu potencial humano, estimular o protagonismo juvenil e o exercício da cidadania.

O Alquimia é um projeto que nasceu a partir da escuta da própria comunidade para a qual ele foi construído e implementado. Ou seja, foi estruturado a partir de um diagnóstico social feito pela Rhodia na comunidade próxima ao seu complexo industrial de Paulínia que apontou, dentre outras prioridades, as demandas por educação, esporte, lazer e preparo para o mundo do trabalho.

Alquimia-Jovem-2019

A cada ano, o projeto beneficia no mínimo 80 jovens, em equidade de gênero, estudantes das escolas parceiras, por meio de um conjunto de atividades baseadas em uma metodologia de trabalho participativa, lúdica, inclusiva e igualitária. Por meio desse método de trabalho, busca complementar a formação educacional e colaborar para a transformação do espaço social, ampliando visões do mundo e perspectivas, experimentando diversos repertórios culturais, artísticos, narrativos e corporais.

 A ampla e diversificada programação se desenvolve durante o contraturno escolar, no espaço do Clube Rhodia, em Barão Geraldo, e inclui esporte, jogos, teatro, circo, dança, cidadania e diversas outras oficinas, tais  como Graffiti, Hip Hop, Dança Afro e Capoeira, entre outras, sempre permeando temas transversais, como respeito, sexualidades, diversidade, meio ambiente e carreira.

 

Adaptação do projeto online

 

Em 2021, devido à Pandemia do Covid e necessidade do isolamento social, o Projeto embarcou no universo digital passando a oferecer suas atividades em formato de cursos livres gratuitos, on line, ao vivo e com certificação. Abordando temáticas diversas e em sintonia com as necessidades e interesses da Juventude, a procura pelos cursos e satisfação em sua realização tem sido bastante positiva. Dentre os cursos oferecidos estão: Iniciação à programação e criação de jogos digitais; Mundo do Trabalho, Fotografia e edição de imagens; Práticas de podcasts, Segurança digital e redes sociais; Expressão e criação de personagens, dentre outros. O número de escolas parceiras aumentou significativamente, bem como a quantidade de jovens atendidos, mantendo-se a qualidade que sempre marcou o Alquimia Jovem.  

 

Impacto positivo na comunidade

 

 Pesquisas realizadas com as equipes gestoras e pedagógicas das escolas atendidas e com a comunidade local mostram que o Alquimia tem, efetivamente, contribuído para o desenvolvimento dos participantes. Entre os resultados positivos apontados estão: resgate da cidadania, melhoria do rendimento escolar, melhoria no relacionamento com colegas, professores e com a família, maior interesse pelos estudos e maior conscientização sobre temas ambientais e cidadania, entre outros. Mais de 80% dos pais e responsáveis avaliam o projeto como “excelente”.

 

Banner Alquimia Jovem 2019
Redes sociais

Siga o Alquimia nas redes sociais

Diversity

Voluntariado

Cine-Rhodia

Cine Rhodia