
Oficina dos Sonhos
O projeto Artes & Ofícios, responsável pela implantação do laboratório Oficina dos Sonhos Rhodia, fornece cursos gratuitos de marcenaria e design destinados a 80 jovens de 16 a 24 anos de idade de Paulínia e região. Em mais uma parceria, patrocinada pela Rhodia, empresa do Grupo Solvay, com apoio da Lei de Incentivo à Cultura, visa a implantação e manutenção de um laboratório de design e produção de objetos de madeira.
As atividades envolvem a realização de cursos livres de média e curta duração, além de workshops de criação e exposições locais e itinerantes dos trabalhos produzidos. Os cursos iniciram em outubro de 2022 e se estenderão até março de 2023.
A Oficina dos Sonhos Rhodia tem como missão transmitir conhecimento técnico em design e marcenaria com o objetivo de geração de emprego e renda para jovens e adultos, revelando novos talentos e atuando como uma incubadora de projetos de design inovadores para a indústria do setor de madeira.
As aulas são realizadas em um galpão, num formato de “laboratório de design” com diversas ferramentas manuais incluindo bancadas, plainas, formões, serrotes e martelos, além de ferramentas elétricas fixas como: serra circular, de fita, tico-tico, esquadrejadeira, desengrossadeira, torno, desempenadeira e lixadeiras. Os participantes recebem orientações técnicas e práticas de como utilizar estas ferramentas e como trabalhar em segurança seguindo os procedimentos e usando todos os equipamentos de proteção individual obrigatórios para essas atividades.
A realização do projeto Oficina dos Sonhos é um projeto que se insere nas comemorações dos 80 anos de implantação da Rhodia em Paulínia (SP), em 2022. Desde 1942, quando começou suas atividades em Paulínia, a empresa tem contribuído com o desenvolvimento da indústria química brasileira. Ao mesmo tempo em que criou raízes profundas com as comunidades locais, a empresa tem realizado e apoiado uma série de projetos sociais e de geração de renda.
Temos muito orgulho de oferecer para a comunidade Paulínia (SP) o apoio a mais um projeto de alcance social para proporcionar novos conhecimentos e capacitação para 80 jovens da região, que no futuro poderão conquistar oportunidades no mercado de trabalho.
Luciane Nogueira, Gerente de Comunicação do Grupo Solvay na América Latina