Kronos, a revolução da catálise enzimática na produção de ésteres

Desenvolvido no Brasil pelas equipes de pesquisa do negócio Novecare e do Laboratório de Biotecnologia Industrial do Centro de Pesquisas e Inovação de Paulínia, o Projeto Kronos é uma inovação em processo que carrega em seu bojo um imenso potencial para gerar inúmeras inovações em produtos, alguns deles já lançados e muito bem-recebidos pelo mercado, como Mackaderm® LIA. A sustentabilidade é um elemento presente de ponta a ponta: do processo aos produtos e suas aplicações.

Por meio do Projeto Kronos, criamos uma nova rota para a produção industrial de ésteres, substituindo a catálise química pela enzimática. Ao contrário da via química, dependente de agentes mais tóxicos e que geram mais resíduos, a via enzimática usa catalisadores ecofriendlies (biológicos), que prescindem de etapas posteriores de neutralização e lavagem dos catalisadores, exigem menor quantidade de insumos e demandam menor temperatura no processo industrial, agregando maior eficiência energética ao ciclo produtivo. 

O Kronos é uma nova e sustentável plataforma tecnológica. Mais simples, mais segura e ambientalmente mais amigável, ela otimiza o processo e gera produtos mais puros, fator importante na aplicação dos ésteres na formulação dos produtos finais, como xampus, condicionadores, cremes faciais e corporais, entre outros. Ésteres produzidos pela catálise química geralmente têm impurezas que podem conferir efeitos indesejáveis aos produtos finais, como cor amarelada, odores desagradáveis e eventuais reações alérgicas.

Os novos emolientes produzidos a partir da catálise enzimática atendem à demanda das indústrias de cuidados pessoais que, de olho nas aspirações dos seus consumidores, buscam cada vez mais produtos sustentáveis, de origem vegetal, livres de ingredientes de origem animal ou sintéticos. Além disso, ajudam a responder às exigências de legislações cada vez mais rigorosas. 


É amplo o potencial de inovações geradas a partir da plataforma Kronos. Além dos produtos já lançados – entre eles o Mackaderm® LIA produzido pela via enzimática, que ganhou rapidamente o mercado internacional –outros 20 já foram validados em laboratório. Ou seja, em breve, os clientes contarão com mais novidades da nossa GBU Novecare para inovar em seus produtos.